por lipelfnc » Ter Jan 24, 2012 14:34
Bom, ainda não estou na faculdade, terminei em 2011 o ensino médio, e estou esperando o resultado da Fuvest. Espero este ano estar estudando na Poli-USP.
Bom, enquanto isso não acontece, de um pouco antes do vestibular (foi dia 8, 9 e 10) para cá estou vendo algumas coisas de Calculo pelo Guidorizzi, Física pelo Moyses, e C++ pelo Deitel.
Por enquanto estou sentindo uma certa dificuldade em Calculo, mais especificamente em exercícios de demonstração do Guidorizzi.
Assim, os exercícios de "conta" eu consigo fazer todos e entendo grande parte das demonstrações que o livro traz, mas quando aparece um exercício para demonstrar alguma coisa, eu não consigo sair do lugar. E essas demonstrações são, geralmente sobre coisas "óbvias", mas que não consigo demonstrar matematicamente da forma como o próprio livro traz. Para referência, estou começando o capítulo 4 "Extensões do Conceito de Limite", sendo que acabei de ver limites laterais e continuidade de funções trigonométricas.
Bom, gostaria de saber se essa dificuldade quanto a realizar demonstrações, que muitas vezes parecem "óbvias", é normal, ou então se o problema é "eu", e ainda se há como melhorar isso.
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por ant_dii » Ter Jan 24, 2012 14:55
Bom, lipelfnc... Terminei matemática agora em 2011 e confesso que demonstração foi um problema pra mim até o final do segundo ano...
Não é um problema só seu, muitos colegas meu acho que não aprenderem nem a importância e nem o significado de uma demostração e por isso não sabem demonstrar...
Minha dica é que mesmo em coisas obvias você procure sempre saber se a afirmação esta de acordo com as definições que é dada ao longo da teoria, muita coisa é manipulação, mas grande parte é raciocínio em cima do que você já sabe sobre o que se quer demonstrar e isso requer certa experiência...
Então minha dica é que você comece desfazendo e refazendo demonstrações já prontas, escrevendo com suas palavras, organizando do seu modo diferente do que aparece no livro, que pesquise mais sobre o assunto em outras referências e que sempre se pergunte qual a importância da demonstração que fará...
Só os loucos sabem...
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por LuizAquino » Ter Jan 24, 2012 18:19
lipelfnc escreveu:Bom, ainda não estou na faculdade, terminei em 2011 o ensino médio, e estou esperando o resultado da Fuvest. Espero este ano estar estudando na Poli-USP.
Bom, enquanto isso não acontece, de um pouco antes do vestibular (foi dia 8, 9 e 10) para cá estou vendo algumas coisas de Calculo pelo Guidorizzi, Física pelo Moyses, e C++ pelo Deitel.
Por enquanto estou sentindo uma certa dificuldade em Calculo, mais especificamente em exercícios de demonstração do Guidorizzi.
Se você tiver interesse em assistir vídeo-aulas de Cálculo I, então eu gostaria de recomendar o meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquinoEu espero que essas vídeo-aulas possam lhe ajudar!
lipelfnc escreveu:Bom, gostaria de saber se essa dificuldade quanto a realizar demonstrações, que muitas vezes parecem "óbvias", é normal, ou então se o problema é "eu", e ainda se há como melhorar isso.
Não se preocupe, pois essa dificuldade é comum entre os alunos da área de exatas. Você não está sozinho nessa!
Para sanar essa dificuldade o caminho é "óbvio": treinar bastante!
Existem livros dedicados ao estudo das técnicas de demonstração. Por exemplo, vide as referências a seguir.
- Fossa, John. Introdução às Técnicas de Demonstração na Matemática. 2ª Edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
- Morais Filho, Daniel Cordeiro de. Um convite à matemática: fundamentos lógicos, com técnicas de demonstração, notas históricas e curiosidades. 3ª Edição. Campina Grande: Edição do autor, 2010.
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por fraol » Ter Jan 24, 2012 19:15
Quando iniciei o estudo de álgebra abstrata, e mais tarde análise real, também tive dificuldades com demonstrações.
Na época li um livro do qual gostei muito, "Contemporary Abstract Algebra", e fui procurar informações sobre o autor, o professor Gallian, e acabei encontrando um artigo dele muito legal sobre demonstrações matemáticas. Um bom tempo depois, com a devida autorização do autor, traduzi o artigo, chamado de "Recomendações para estudantes aprendendo a fazer demonstrações matemáticas" e postei em
http://acontanaobate.blogspot.com/2011/07/recomendacoes-para-estudantes.html. Trata-se de um texto pequeno assim, se tiver um tempinho para lê-lo creio que ajudará.
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
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silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
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Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
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Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
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Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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