• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Ajuda]Área de Curvas

[Ajuda]Área de Curvas

Mensagempor Jhonata » Qua Jun 20, 2012 10:44

Não consigo nada na seguinte questão:
Seja \Re a região limitada entre y=x-x^2 e o eixo-x. Encontre a equação da reta que passa pela origem e que divide \Re em duas subregiões com áreas iguais.


Eu tentei resolver de muitas formas, mas não consigo progredir nada nessa questão; tudo que consegui fazer foi esboçar o gráfico da função, encontrar o ponto crítico, os pontos de interseção e sua área entre esses pontos











.
" A Matemática é a honra do espírito humano - Leibniz "
Avatar do usuário
Jhonata
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 66
Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 17:42
Localização: Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenheria Mecânica - UFRJ
Andamento: cursando

Re: [Ajuda]Área de Curvas

Mensagempor Russman » Qua Jun 20, 2012 11:13

Seja a a reta uma função g(x) = ax.

A área superior da parábola, que chamarei de A_{1} é dada por

A_{1} = \int_{0}^{k}[ f(x) - g(x)],

pois f(x)>g(x) no intervalo [0,k].

O valor x=k é onde as funções se intersectam. Assim,

f(x) = g(x) \Rightarrow x - x^{2} = ax \Rightarrow x(1-a-x) = 0 \Rightarrow x= 1-a = k_{1}  $ or x=0=k_{2}

O valor nulo para k ja era conhecido, pois a reta passa pela origem.

A area que sobra, a area 2, A_{2} é dada pela soma da area do triângulo e de um pedaço da parábola. Ou então, pela area que sobra.

A_{2} = \int_{0}^{1} f(x) - A_{1} = \int_{0}^{1} f(x) - \int_{0}^{k} [f(x) - g(x)].

Agora é só fazer A_{1} = A_{2} efetuar a integrais e isolar a que você descobre a reta.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: [Ajuda]Área de Curvas

Mensagempor Russman » Qua Jun 20, 2012 14:07

Eu fiz as contas aqui e cheguei em

a = 1 + \frac{1}{\sqrt[3]{2}}.

Portanto a reta é g(x) = (1 + \frac{1}{\sqrt[3]{2}})x.

Veja se você chega no mesmo resultado.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?