por deosdete » Dom Jun 10, 2012 16:29
Srs. Como faço para descobrir a lei de funcoes tendo a imagem, para medir area?. Exemplo: Uma linha curva que nao forma parabula e torta como as que sempre usam nos exemplos de integração. Se eu nao tenho a lei nao consigo calcular a area com integral. E se calcular area é uma das coisas que podemos fazer com integral, então posso tirar a foto de um objeto jogar num grafico, descobrir a imagem, a lei da função e medir a area. Posso?
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por MarceloFantini » Dom Jun 10, 2012 17:09
Deosdete, não consegui compreender a sua idéia. Poderia exemplificar?
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por deosdete » Seg Jun 11, 2012 12:47
Seguinte, todos os exemplos de calculo de area usando integral, usa-se uma linha totalmente torta no grafico, demonstrando que integrando, eu posso medir a area de uma figura calquer mesmo que nao seja reta. Mas vou precisar da lei da funçao que gera essa linha torta no grafico. Supondo então que tenho apenas o dominio e a imagem da função, como chego a lei da função para poder aplicar a integral e calcular a area. Se for uma função do primeiro grau é facil ax + b, uma do segundo também ax2+bx+c, mas e se a linha é toda torta é o que? Como chego na lei dela?
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por MarceloFantini » Seg Jun 11, 2012 21:49
A função é dada pra você. Deduzir uma expressão exata a partir de um gráfico pode ser impossível.
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por LuizAquino » Ter Jun 12, 2012 12:37
deosdete escreveu:Seguinte, todos os exemplos de calculo de area usando integral, usa-se uma linha totalmente torta no grafico, demonstrando que integrando, eu posso medir a area de uma figura calquer mesmo que nao seja reta. Mas vou precisar da lei da funçao que gera essa linha torta no grafico. Supondo então que tenho apenas o dominio e a imagem da função, como chego a lei da função para poder aplicar a integral e calcular a area. Se for uma função do primeiro grau é facil ax + b, uma do segundo também ax2+bx+c, mas e se a linha é toda torta é o que? Como chego na lei dela?
Se você tem apenas o gráfico de uma função e mais nenhuma informação sobre ela, o máximo que você pode fazer é tentar descobrir uma função que aproxime aquela desejada. Sem mais informações você não tem como descobrir a lei exata que define a função.
Na disciplina de Cálculo Numérico você estudará várias estratégias de realizar essa aproximação. Uma dessas estratégias é aproximar a função desejada através de um polinômio. Por exemplo, na figura abaixo a função desejada (em azul) foi aproximada por um polinômio de grau 6 (em vermelho).

- figura.png (9.4 KiB) Exibido 3091 vezes
Note que para x no intervalo [-2, 2] a aproximação é razoável. Mas para x no intervalo

ou

a aproximação não é boa. Isso significa que se o objetivo for calcular a integral no intervalo [-2, 2], então podemos usar a função aproximada para obter o resultado. Mas se o intervalo de integração for fora de [-2, 2], então temos que melhorar de alguma forma a nossa aproximação da função.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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