deosdete escreveu:Seguinte, todos os exemplos de calculo de area usando integral, usa-se uma linha totalmente torta no grafico, demonstrando que integrando, eu posso medir a area de uma figura calquer mesmo que nao seja reta. Mas vou precisar da lei da funçao que gera essa linha torta no grafico. Supondo então que tenho apenas o dominio e a imagem da função, como chego a lei da função para poder aplicar a integral e calcular a area. Se for uma função do primeiro grau é facil ax + b, uma do segundo também ax2+bx+c, mas e se a linha é toda torta é o que? Como chego na lei dela?
Se você tem apenas o gráfico de uma função e mais nenhuma informação sobre ela, o máximo que você pode fazer é tentar descobrir uma função que aproxime aquela desejada. Sem mais informações você não tem como descobrir a lei exata que define a função.
Na disciplina de Cálculo Numérico você estudará várias estratégias de realizar essa aproximação. Uma dessas estratégias é aproximar a função desejada através de um polinômio. Por exemplo, na figura abaixo a função desejada (em azul) foi aproximada por um polinômio de grau 6 (em vermelho).

- figura.png (9.4 KiB) Exibido 3072 vezes
Note que para x no intervalo [-2, 2] a aproximação é razoável. Mas para x no intervalo

ou

a aproximação não é boa. Isso significa que se o objetivo for calcular a integral no intervalo [-2, 2], então podemos usar a função aproximada para obter o resultado. Mas se o intervalo de integração for fora de [-2, 2], então temos que melhorar de alguma forma a nossa aproximação da função.