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[triângulo / segmento] Ajuda em mais uma do colegio naval...

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Mensagempor Joan » Sáb Jul 23, 2011 13:18

Seja ABC um triângulo com lados AB=15, AC=12 e BC=18. Seja P um ponto sobre o lado AC, tal que PC=3AP. Tomando Q sobre BC, entre B e C, tal que a área do quadrilátero APQB seja igual a área do triangulo PQC, qual será o valor de BQ?

Gente so consegui fazer o desenho e noa raciocino mais nada...
ajudem me... por favor.
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Joan
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Re: Ajuda em mais uma do colegio naval...

Mensagempor m0x0 » Sáb Jul 23, 2011 21:29

Começa por igualar a área do trapézio à área do triângulo, uma vez que sabes que são iguais:



Atriangulo=\frac{b*h}{2}

No trapézio, a base maior do trapézio é B=AB=15, a menor é b=PQ e a altura é h=AP=3

Temos:

No triângulo, tens a base que é b=PC=9 e a altura, como é um triângulo rectângulo, h=PQ

Temos: Atriangulo=\frac{9*PQ}{2}

Então: \frac{9*PQ}{2}=\frac{45+3PQ}{2} então PQ=\frac{45}{6}

Com o valor de PQ acho que já consegues finalizar o exercício.

Espero ter ajudado.
m0x0
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Re: Ajuda em mais uma do colegio naval...

Mensagempor Joan » Dom Jul 24, 2011 14:37

Nao consegui desse geito amigo...

Axei uma otra resolução desse mesmo exercicio... porém nao entendi o raciocinio, se algume puder ajudar , estarei-lhe grato...

segue a figura...

e os calculos que a pessoa usou:

\frac{2*9*x*sen\alpha}{2} = \frac{12*18*sen\alpha}{2} \Rightarrow xsen\alpha = 12sen\alpha \Rightarrow x=12

BQ = 18-12 \Rightarrow BQ = 6

obs: Eu fiz do geito que o amigo me mostrou pelas areas, so que deu aproximado e nao exato... e deste modo parece mais rapido e curto... é bom para estudo aprender de outros meios...

obs2= O alpha esta subtituindo o "&" que coloquei na figura..

desde já grato a todos que se despoem a ajudar....
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Re: Ajuda em mais uma do colegio naval...

Mensagempor LuizAquino » Dom Jul 24, 2011 20:20

m0x0 escreveu:Começa por igualar a área do trapézio à área do triângulo, uma vez que sabes que são iguais:


O quadrilátero APQB não é um trapézio. Note que PQ não é paralelo a AB.

Essas conclusões são consequências de duas informações:

(i) PC = 3AP. Portanto, a razão entre PC e AC é 3/4.
(ii) A área de PQC é a metade da área de ABC. Portanto, a razão entre essas áreas é 1/2.

De (i) e (ii) segue que PQ não é paralelo a AB, pois se fossem os triângulos PQC e ABC deveriam ser semelhantes, mas isso não pode ocorrer já que a razão entre suas áreas é 1/2 e a razão entre os seus lados seria 3/4. Para que eles fossem semelhantes a razão entre seus lados nesse caso deveria ser \sqrt{\frac{1}{2}} .

Joan escreveu:e os calculos que a pessoa usou:

\frac{2*9*x*sen\alpha}{2} = \frac{12*18*sen\alpha}{2} \Rightarrow xsen\alpha = 12sen\alpha \Rightarrow x=12

BQ = 18-12 \Rightarrow BQ = 6


Considere a figura abaixo.
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QUESTÃO 9B.GIF (2.73 KiB) Exibido 4363 vezes


Pelos dados do exercício, sabemos que a área de PQC é a metade da área de ABC.

A área de ABC é dada por \frac{18H_1}{2}. Mas, note que \textrm{sen}\,\hat{C} = \frac{H_1}{12} .

Por outro lado, a área de PQC é dada por \frac{xH_2}{2}. Mas, note que \textrm{sen}\,\hat{C} = \frac{H_2}{9} .

Como temos que \frac{xH_2}{2} = \frac{1}{2}\left(\frac{18H_1}{2}\right) , vamos poder escrever que:

\frac{2\cdot 9\cdot x \cdot \textrm{sen}\,\hat{C}}{2} = \frac{12\cdot 18 \cdot \textrm{sen}\,\hat{C}}{2}
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Re: Ajuda em mais uma do colegio naval...

Mensagempor Joan » Seg Jul 25, 2011 13:43

Só nao entendi essa parte:

Como temos que \frac{xH_2}{2} = \frac{1}{2}\left(\frac{18H_1}{2}\right) , vamos poder escrever que:

\frac{2\cdot 9\cdot x \cdot \textrm{sen}\,\hat{C}}{2} = \frac{12\cdot 18 \cdot \textrm{sen}\,\hat{C}}{2}
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Re: Ajuda em mais uma do colegio naval...

Mensagempor LuizAquino » Seg Jul 25, 2011 15:41

Isole H_1 e H_2 nas relações \textrm{sen}\,\hat{C} = \frac{H_1}{12} e \textrm{sen}\,\hat{C} = \frac{H_2}{9}.

Em seguida, substitua essas incógnitas na equação \frac{xH_2}{2} = \frac{1}{2}\left(\frac{18H_1}{2}\right) .

Por fim, perceba que o 2 que está dividindo o segundo membro pode passar multiplicando o primeiro. Ou seja, temos que:

\frac{xH_2}{2} = \frac{1}{2}\left(\frac{18H_1}{2}\right) \Rightarrow \frac{2xH_2}{2} = \frac{18H_1}{2}
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Re: Ajuda em mais uma do colegio naval...

Mensagempor Joan » Seg Jul 25, 2011 16:11

Obrigado Luiz aquino, obrigado pela santa paciência(pois confesso que nem eu teria a mesma paciencia comigo mesmo), obrigado ao amigo moxo tbm, oq importa é a boa intençaõ. vlw. sabedoria em dobro pra vcs.
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
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Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.