por 380625 » Sex Abr 01, 2011 15:58
Boa tarde estou no primeiro ano de graduação e estou tendo a materia Geometria Analitica o professor esta definindo segmento orientado e vetor. Mas para definir isso precisamos saber o que é equipolencia. Entre as definições esta tudo bem entendi bem o que sao segmentos orientados, classe de equipolência e vetores. Porem, não consigo provar e desenhar algumas coisas por exemplo:
1 - (A,B)~(C,D) IMPLICA (A,C)~(B,D) no livro em que estudo ele vez um caso particular dessa proposição no caso em que o quadrilatero ABCD é um paralelog
Após isso ele me faz tres questoes
Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.
Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)
Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).
Gostaria de dicas pois sei que é meio abstraro algumas coisas ainda mais quando estamos começando G.A.
Grato Flávio Santana
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por LuizAquino » Sex Abr 01, 2011 17:25
Dicas380625 escreveu:Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.
Lembre-se que "colineares" significa que os pontos estão sobre uma mesma reta.
380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)
Lembre-se que (A, B) é um segmento orientado com mesma direção, magnitude e sentido contrário a (B, A).
380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).
Lembre-se do paralelogramo ABCD.
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por 0 kelvin » Sáb Abr 02, 2011 00:10
Estou recebendo esses mesmos exercícios para resolver

Do que entendi por enquanto foi que precisa prestar atenção na definição que tem no livro, mas não apenas na descrição, principalmente na parte que utiliza os símbolos, a notação matemática dos vetores.
Tambem senti que vetores são abstratos, talvez fiquem mais claros quando começarem a ser usados na física mesmo.
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por MarceloFantini » Sáb Abr 02, 2011 01:04
Vetores ficarão mais claros quando estudarem Álgebra Linear. Quanto antes vocês destituírem-se da idéia de vetor como apenas uma flecha, melhor.
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por 380625 » Dom Abr 03, 2011 12:32
Esse exercicio eu consegui resolver:
Prove que (A,B)~(P,Q) e (C,D)~(P,Q) IMPLICA (A,B)~(C,D):
No exercicio acima eu usei a propriedade simetrica e depois a transitiva e consegui resolver.
Então o que ta dificil para mim é:
Prove que (A,B)~(C,D)~IMPLICA(B,A)~(D,C), pois não consigo relacionar esse exercicio com as propriedades simetrica e transitiva.
Flávio Santana.
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por LuizAquino » Dom Abr 03, 2011 12:55

Temos que (A, B) e (C, D) são tais que possuem:
- magnitude: m
- direção: d
- sentido: s
Sabemos que (B, A) possui:
- magnitude: m
- direção: d
- sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (A, B)).
Além disso, sabemos que (D, C) possui:
- magnitude: m
- direção: d
- sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (C, D)).
Portanto, (B, A) e (D, C) são equipolentes.
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Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41
pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.
78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?
Assunto:
dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor:
Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16
Observe o raciocínio:
10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas
1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas
1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas
40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas
40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas
Assunto:
dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18
pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.
Assunto:
dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21
leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.
valeu meu camarada.
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