por PedroCunha » Qui Nov 15, 2012 08:36
Olá. Achei esta questão na internet
(ITA – SP) – A equação

tem:
a. Três raízes reais;
b. Uma raiz dupla igual a 1;
c. Não tem raízes complexas;
d. S = {1; i ; - i};
e. Nda.
e não estou conseguindo fazer ela.
Tentei usar produtos notáveis para reduzir a equação, mas cheguei em uma equação de segundo grau, o que está errado, pois a resposta certa é a letra
D Alguém poderia me mostrar como fazer?
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Qui Nov 15, 2012 13:54
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sex Nov 16, 2012 19:04
Olá. Primeiramente, obrigado por responder. Porém, tenho uma dúvida.
Quando você chega em:
![( 1 - x ) ( 1 - x )x - ( 1 + x ) ( 1 - x) = 0
( 1 - x ) [x( 1 - x ) - ( 1 + x)] = 0 ( 1 - x ) ( 1 - x )x - ( 1 + x ) ( 1 - x) = 0
( 1 - x ) [x( 1 - x ) - ( 1 + x)] = 0](/latexrender/pictures/196f2c8dff9b7c4f47340c1111458a5a.png)
O que acontece com o segundo

do produto

Att.,
Pedro
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 17:07
Olá Pedro,
boa tarde!
Eu coloquei ele em evidência, isto é, dividi!
(1 - x)(1 - x)x - (1 + x)(1 - x) = 0
(1 - x)[(1 - x)x - (1 + x)] = 0
Consegue visualizar?
Aguardo retorno.
Daniel F.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 17:50
Mas nesse caso, devido à presença do

isso não estaria errado?
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 18:02
Veja um exemplo:

Note que,
1 - x = a
1 + x = b
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:45
Ahhh..acho que agora entendi.Veja se meu raciocínio está correto. Na equação

são como se fosse um só
e

também são como se fosse um só
Por isso, quando colocamos o

em evidência, chegamos em
![(1-x) [ (1-x)x - (1+x)] (1-x) [ (1-x)x - (1+x)]](/latexrender/pictures/f2d2e916eada749ad14ab7f7b614b6bf.png)
Certo?
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 18:46
Perfeito!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:49
Obrigado pela atenção!
Não estava entendendo pois estava olhando os termos como se fossem separados. Logo, não conseguia entender. Mas só por curiosidade, se eu não soubesse isso, teria como resolver o exercício sem colocar nada em evidência?
Att.,
Pedro
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:51
Obrigado pela atenção!
Não estava entendendo pois estava olhando os termos como se fossem separados. Logo, não conseguia entender. Mas só por curiosidade, se eu não soubesse isso, teria como resolver o exercício sem colocar nada em evidência?
Att.,
Pedro
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 19:17
Queres outra forma de resolver, certo?!
Segue:

Agora, teria que encontrar as raízes dessa equação do 3º grau.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 19:38
Para encontrar as raízes dessa equação teria que colocar em evidência também, certo?

1ª equação:

2ª equação:



O resultado está errado. Eu que fiz errado ou esse é o jeito errado de resolver?
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Dom Nov 18, 2012 10:22
PedroCunha escreveu:Para encontrar as raízes dessa equação teria que colocar em evidência também, certo?
Acredito que essa seja a forma mais simples.
Dê uma olhada nesse tópico
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=116&t=10230&p=35729#p35729.
Mas, existe outra forma...
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Dom Nov 18, 2012 10:53
Ahh..entendi o jeito de certo de fatorar. Aqui vai conta, veja se está certa por favor.

1ª Resposta:

2ª Resposta:

Att.,
Pedro
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Ter Nov 20, 2012 21:07
Sim, está certo!

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Ter Nov 20, 2012 21:31
Obrigado por toda a ajuda Dan,

.
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Polinômios
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Dúvidas sobre polinômios
por Lorraine » Sex Mai 13, 2011 10:17
- 1 Respostas
- 1905 Exibições
- Última mensagem por FilipeCaceres

Sex Mai 13, 2011 11:22
Polinômios
-
- [polinômios] questão uel
por Flavia R » Ter Ago 30, 2011 12:45
- 0 Respostas
- 1693 Exibições
- Última mensagem por Flavia R

Ter Ago 30, 2011 12:45
Polinômios
-
- Polinômios - Questão
por iceman » Dom Mai 27, 2012 18:23
- 1 Respostas
- 1414 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Dom Mai 27, 2012 18:26
Polinômios
-
- Polinômios - Questão
por iceman » Dom Mai 27, 2012 23:51
- 1 Respostas
- 1344 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Ter Mai 29, 2012 17:39
Polinômios
-
- Questão de Intervalo em Polinômios
por joedsonazevedo » Qui Nov 15, 2012 11:34
- 1 Respostas
- 1617 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Qui Nov 15, 2012 13:31
Polinômios
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.