por PedroCunha » Qui Nov 15, 2012 08:36
Olá. Achei esta questão na internet
(ITA – SP) – A equação

tem:
a. Três raízes reais;
b. Uma raiz dupla igual a 1;
c. Não tem raízes complexas;
d. S = {1; i ; - i};
e. Nda.
e não estou conseguindo fazer ela.
Tentei usar produtos notáveis para reduzir a equação, mas cheguei em uma equação de segundo grau, o que está errado, pois a resposta certa é a letra
D Alguém poderia me mostrar como fazer?
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Qui Nov 15, 2012 13:54
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sex Nov 16, 2012 19:04
Olá. Primeiramente, obrigado por responder. Porém, tenho uma dúvida.
Quando você chega em:
![( 1 - x ) ( 1 - x )x - ( 1 + x ) ( 1 - x) = 0
( 1 - x ) [x( 1 - x ) - ( 1 + x)] = 0 ( 1 - x ) ( 1 - x )x - ( 1 + x ) ( 1 - x) = 0
( 1 - x ) [x( 1 - x ) - ( 1 + x)] = 0](/latexrender/pictures/196f2c8dff9b7c4f47340c1111458a5a.png)
O que acontece com o segundo

do produto

Att.,
Pedro
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 17:07
Olá Pedro,
boa tarde!
Eu coloquei ele em evidência, isto é, dividi!
(1 - x)(1 - x)x - (1 + x)(1 - x) = 0
(1 - x)[(1 - x)x - (1 + x)] = 0
Consegue visualizar?
Aguardo retorno.
Daniel F.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 17:50
Mas nesse caso, devido à presença do

isso não estaria errado?
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 18:02
Veja um exemplo:

Note que,
1 - x = a
1 + x = b
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:45
Ahhh..acho que agora entendi.Veja se meu raciocínio está correto. Na equação

são como se fosse um só
e

também são como se fosse um só
Por isso, quando colocamos o

em evidência, chegamos em
![(1-x) [ (1-x)x - (1+x)] (1-x) [ (1-x)x - (1+x)]](/latexrender/pictures/f2d2e916eada749ad14ab7f7b614b6bf.png)
Certo?
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 18:46
Perfeito!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:49
Obrigado pela atenção!
Não estava entendendo pois estava olhando os termos como se fossem separados. Logo, não conseguia entender. Mas só por curiosidade, se eu não soubesse isso, teria como resolver o exercício sem colocar nada em evidência?
Att.,
Pedro
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:51
Obrigado pela atenção!
Não estava entendendo pois estava olhando os termos como se fossem separados. Logo, não conseguia entender. Mas só por curiosidade, se eu não soubesse isso, teria como resolver o exercício sem colocar nada em evidência?
Att.,
Pedro
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 19:17
Queres outra forma de resolver, certo?!
Segue:

Agora, teria que encontrar as raízes dessa equação do 3º grau.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 19:38
Para encontrar as raízes dessa equação teria que colocar em evidência também, certo?

1ª equação:

2ª equação:



O resultado está errado. Eu que fiz errado ou esse é o jeito errado de resolver?
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Dom Nov 18, 2012 10:22
PedroCunha escreveu:Para encontrar as raízes dessa equação teria que colocar em evidência também, certo?
Acredito que essa seja a forma mais simples.
Dê uma olhada nesse tópico
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=116&t=10230&p=35729#p35729.
Mas, existe outra forma...
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Dom Nov 18, 2012 10:53
Ahh..entendi o jeito de certo de fatorar. Aqui vai conta, veja se está certa por favor.

1ª Resposta:

2ª Resposta:

Att.,
Pedro
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Ter Nov 20, 2012 21:07
Sim, está certo!

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por PedroCunha » Ter Nov 20, 2012 21:31
Obrigado por toda a ajuda Dan,

.
-
PedroCunha
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 21
- Registrado em: Dom Set 23, 2012 11:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Polinômios
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Dúvidas sobre polinômios
por Lorraine » Sex Mai 13, 2011 10:17
- 1 Respostas
- 1906 Exibições
- Última mensagem por FilipeCaceres

Sex Mai 13, 2011 11:22
Polinômios
-
- [polinômios] questão uel
por Flavia R » Ter Ago 30, 2011 12:45
- 0 Respostas
- 1694 Exibições
- Última mensagem por Flavia R

Ter Ago 30, 2011 12:45
Polinômios
-
- Polinômios - Questão
por iceman » Dom Mai 27, 2012 18:23
- 1 Respostas
- 1415 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Dom Mai 27, 2012 18:26
Polinômios
-
- Polinômios - Questão
por iceman » Dom Mai 27, 2012 23:51
- 1 Respostas
- 1344 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Ter Mai 29, 2012 17:39
Polinômios
-
- Questão de Intervalo em Polinômios
por joedsonazevedo » Qui Nov 15, 2012 11:34
- 1 Respostas
- 1617 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Qui Nov 15, 2012 13:31
Polinômios
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.