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Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 19:14

[/tex]A questão é a seguinte

Por um jantar para um grupo de amigos, um restaurante cobrou R$ 240,00, mas quatro dessas pessoas não tinha dinheiro para contribuir com a despesa.
Essa atitude obrigou cada uma das demais pessoas a pagar R$ 5,00 além da parte que lhe caberia se todos participassem da divisão da conta.

Quantos eram os amigos?


Por favor me ajudem vale um ponto.
Não é uma questão simples por que aqui em meu livro ela tem 18 linhas para fazer a conta.

Eu fiz assim, não sei se ta certo

x=nº de amigos

\frac{240}{x-4}=\frac{240}{x+5}


240x=240x-960+5x²-20x

5x²-20x-960=0

x²-4x-192=0

x= 4+-\sqrt[2]{16}+  \frac{768}{2}


x= 4+-\frac{28}{2}

x= 4+\frac{28}{2} = \frac{32}{2}=16




Esse "²" deve ser pra elevar pq eu nao coloquei isso espero q vcs entendam minha forma de fazer
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 20:35

Seja o número de amigos n.

Se todos os amigos pagassem então o valor x que cada um teria de pagar é calculado por

x = \frac{240}{n}.

Porém, somente n-4 amigos pagaram. Então, os n-4 amigos pagaram um valor y cada dado por

y = \frac{240}{n-4}.

Do problema identificamos que y = x+5. Portanto,

\frac{240}{n-4} = \frac{240}{n} + 5

\frac{240}{n-4} = \frac{240+5n}{n}

240(n) = (240+5n)(n-4)

240n = 240n - 960 + 5{n}^{2} - 20n \Rightarrow 5{n}^{2} - 20n - 960 = 0 \Rightarrow {n}^{2} - 4n -192 = 0.

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16.

Veja que \left\{\begin{matrix}
x = \frac{240}{n} = \frac{240}{16} =15 .
\\
y = \frac{240}{n-4} = \frac{240}{12} = 20
\end{matrix}\right. \Rightarrow \left \{ 20 = 15+5\Leftrightarrow y=x+5 \right., como se era esperado.
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 20:48

Russman escreveu:Seja o número de amigos n.

Se todos os amigos pagassem então o valor x que cada um teria de pagar é calculado por

x = \frac{240}{n}.

Porém, somente n-4 amigos pagaram. Então, os n-4 amigos pagaram um valor y cada dado por

y = \frac{240}{n-4}.

Do problema identificamos que y = x+5. Portanto,

\frac{240}{n-4} = \frac{240}{n} + 5

\frac{240}{n-4} = \frac{240+5n}{n}

240(n) = (240+5n)(n-4)

240n = 240n - 960 + 5{n}^{2} - 20n \Rightarrow 5{n}^{2} - 20n - 960 = 0 \Rightarrow {n}^{2} - 4n -192 = 0.

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16.

Veja que \left\{\begin{matrix}
x = \frac{240}{n} = \frac{240}{16} =15 .
\\
y = \frac{240}{n-4} = \frac{240}{12} = 20
\end{matrix}\right. \Rightarrow \left \{ 20 = 15+5\Leftrightarrow y=x+5 \right., como se era esperado.



Muito obrigado, nossa eu to doido pra ganha esse 1 ponto, porque la na sala eu sou o primeiro da turma ai tem que tira nota boa e consegui os pontos
Alem de que eu no bimestre passado nao fui muito bem nas provas.

Eu só não to conseguindo entender essa parte aqui

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16

de onde vc tiro esse 28 dessa raiz?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:15

Veja que

\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28.

(:
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:23

Russman escreveu:Veja que

\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28.

(:



O q vc fez?

e pq eu to tentando fazer mas nao to conseguindo

vc tiro a raiz de um e de outro?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:26

Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:30

Russman escreveu:Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784



Ai não entendi de onde vc tiro o 768

Eu quero sabe se vc fatoro oq vc fez?

pq vc bota desse jeito ai eu fico sem entender
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:31

Russman escreveu:Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784


e o 784 nao entendi como vc fez

Eu queria q vc explicasse q processo vc uso
pq alem de estar fazer o exercicio eu estou estudando ja para o teste e prova
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:42

16 + 4.192

Isto é 16 somado com 4 vezes 192.

4 . 192 = 768.

Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

a{x}^{2}+bx+c = 0\Rightarrow x=\frac{-b\pm \sqrt{{b}^{2}-4ac}}{2a} , a\neq 0
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:43

Russman escreveu:16 + 4.192

Isto é 16 somado com 4 vezes 192.

4 . 192 = 768.

Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

a{x}^{2}+bx+c = 0\Rightarrow x=\frac{-b\pm \sqrt{{b}^{2}-4ac}}{2a} , a\neq 0


Ata vc usou o processo de baskaras nao foi?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:59

Isto, isto!
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 22:00

Obrigado por ter me ajudado e explicado essa questão
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 22:35

Não por isso. (:
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Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.