por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 19:14
[/tex]A questão é a seguinte
Por um jantar para um grupo de amigos, um restaurante cobrou R$ 240,00, mas quatro dessas pessoas não tinha dinheiro para contribuir com a despesa.
Essa atitude obrigou cada uma das demais pessoas a pagar R$ 5,00 além da parte que lhe caberia se todos participassem da divisão da conta.
Quantos eram os amigos?
Por favor me ajudem vale um ponto.
Não é uma questão simples por que aqui em meu livro ela tem 18 linhas para fazer a conta.
Eu fiz assim, não sei se ta certo
x=nº de amigos
![\frac{240}{x-4}=\frac{240}{x+5}
240x=240x-960+5x²-20x
5x²-20x-960=0
x²-4x-192=0
x= 4+-\sqrt[2]{16}+ \frac{768}{2}
x= 4+-\frac{28}{2}
x= 4+\frac{28}{2} = \frac{32}{2}=16 \frac{240}{x-4}=\frac{240}{x+5}
240x=240x-960+5x²-20x
5x²-20x-960=0
x²-4x-192=0
x= 4+-\sqrt[2]{16}+ \frac{768}{2}
x= 4+-\frac{28}{2}
x= 4+\frac{28}{2} = \frac{32}{2}=16](/latexrender/pictures/e7b2c0afcecb1fb08c2865e5034fdfe6.png)
Esse "²" deve ser pra elevar pq eu nao coloquei isso espero q vcs entendam minha forma de fazer
-
jvpetrucci
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Qui Mai 03, 2012 18:26
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Informática, montagem e manutenção
- Andamento: formado
por Russman » Qui Mai 03, 2012 20:35
Seja o número de amigos

.
Se todos os amigos pagassem então o valor

que cada um teria de pagar é calculado por

.
Porém, somente

amigos pagaram. Então, os

amigos pagaram um valor

cada dado por

.
Do problema identificamos que

. Portanto,




.
Esta equação tem como solução
![x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right. x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right.](/latexrender/pictures/b8975046d497897455e8ddfe487a8618.png)
.
Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então

.
Veja que

, como se era esperado.
"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 20:48
Russman escreveu:Seja o número de amigos

.
Se todos os amigos pagassem então o valor

que cada um teria de pagar é calculado por

.
Porém, somente

amigos pagaram. Então, os

amigos pagaram um valor

cada dado por

.
Do problema identificamos que

. Portanto,




.
Esta equação tem como solução
![x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right. x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right.](/latexrender/pictures/b8975046d497897455e8ddfe487a8618.png)
.
Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então

.
Veja que

, como se era esperado.
Muito obrigado, nossa eu to doido pra ganha esse 1 ponto, porque la na sala eu sou o primeiro da turma ai tem que tira nota boa e consegui os pontos
Alem de que eu no bimestre passado nao fui muito bem nas provas.
Eu só não to conseguindo entender essa parte aqui
Esta equação tem como solução
![x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right. x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right.](/latexrender/pictures/b8975046d497897455e8ddfe487a8618.png)
.
Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então

de onde vc tiro esse 28 dessa raiz?
-
jvpetrucci
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Qui Mai 03, 2012 18:26
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Informática, montagem e manutenção
- Andamento: formado
por Russman » Qui Mai 03, 2012 21:15
Veja que
![\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28 \sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28](/latexrender/pictures/b27a894e743fca749970a4f816038a95.png)
.
(:
"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:23
Russman escreveu:Veja que
![\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28 \sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28](/latexrender/pictures/b27a894e743fca749970a4f816038a95.png)
.
(:
O q vc fez?
e pq eu to tentando fazer mas nao to conseguindo
vc tiro a raiz de um e de outro?
-
jvpetrucci
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Qui Mai 03, 2012 18:26
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Informática, montagem e manutenção
- Andamento: formado
por Russman » Qui Mai 03, 2012 21:26
Nãao!

"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:30
Russman escreveu:Nãao!

Ai não entendi de onde vc tiro o 768
Eu quero sabe se vc fatoro oq vc fez?
pq vc bota desse jeito ai eu fico sem entender
-
jvpetrucci
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Qui Mai 03, 2012 18:26
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Informática, montagem e manutenção
- Andamento: formado
por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:31
Russman escreveu:Nãao!

e o 784 nao entendi como vc fez
Eu queria q vc explicasse q processo vc uso
pq alem de estar fazer o exercicio eu estou estudando ja para o teste e prova
-
jvpetrucci
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Qui Mai 03, 2012 18:26
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Informática, montagem e manutenção
- Andamento: formado
por Russman » Qui Mai 03, 2012 21:42

Isto é

somado com

vezes

.

.
Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:43
Russman escreveu:
Isto é

somado com

vezes

.

.
Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

Ata vc usou o processo de baskaras nao foi?
-
jvpetrucci
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Qui Mai 03, 2012 18:26
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Informática, montagem e manutenção
- Andamento: formado
por Russman » Qui Mai 03, 2012 21:59
Isto, isto!
"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 22:00
Obrigado por ter me ajudado e explicado essa questão
-
jvpetrucci
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Qui Mai 03, 2012 18:26
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Informática, montagem e manutenção
- Andamento: formado
por Russman » Qui Mai 03, 2012 22:35
Não por isso. (:
"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
Voltar para Sistemas de Equações
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Problemas de Equaçoes]
por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 15:01
- 2 Respostas
- 3355 Exibições
- Última mensagem por R0nny

Sáb Mai 04, 2013 19:51
Equações
-
- problemas com equacoes de 1 grau
por luanxd » Qua Jan 27, 2010 23:14
- 2 Respostas
- 2220 Exibições
- Última mensagem por luanxd

Sáb Jan 30, 2010 23:31
Polinômios
-
- Problemas com equações biquadradas
por Viivii » Qua Ago 24, 2011 23:05
- 4 Respostas
- 3867 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Qui Ago 25, 2011 17:59
Sistemas de Equações
-
- Problemas matemáticos envolvendo equações.
por mynameisnandoo » Qui Out 06, 2011 14:57
- 0 Respostas
- 2558 Exibições
- Última mensagem por mynameisnandoo

Qui Out 06, 2011 14:57
Tópicos sem Interação (leia as regras)
-
- [Problemas de Valor Inicial] Equações Diferenciais
por mayconf » Ter Abr 15, 2014 18:24
- 1 Respostas
- 2021 Exibições
- Última mensagem por Russman

Ter Abr 15, 2014 22:28
Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.