por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 13:28
Sabe-se que a parábola que representa a função y = -x²+bx+c passa pelo ponto (3;5) e que seu vértice é (m;5/4). Calcule b,c e m.
-b/2•(-1) = m (1)
-?/4•(-1) = 5/4 ---- 5/4•-4 = -20/4 = -5² = ?25 = 5 --->
-[b² -4•(-1)•c] / 4•(-1) = 5/4
b² -4c("?25 =5") = 5 (2)
-(3)² + 3b + c = -5
-9 + 3b + c = -5
3b + c = 4 (3)
Sistema ---->
b² + 4c = 5
3b + c = 4
Aqui é q eu não consegui ir adiante. Se eu considerar o "c=4", obtenho o valor de b²=-11 ---- -11/-2 = "m = 11/2". Porém, não senti precisão, mais, teria q obter mais um "c=-29", o q seria meio contraditório. A coordenadas são (11;-29) e (1;1), no gabarito!
Alguém pode me ajudar nessa? Agrandeço desde já!
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por LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 13:54
jamiel escreveu:Sabe-se que a parábola que representa a função y = -x²+bx+c passa pelo ponto (3; -5) e que seu vértice é (m; 5/4). Calcule b, c e m.
Observação: No texto original do exercício a parábola passa pelo ponto (3; -5) ou (3; 5)? Se ela passa pelo ponto (3; -5) então é necessário resolver o sistema:

Agora, basta resolver a equação

para encontrar b' e b''. Com esses valores você pode calcular c', c'', m' e m''.
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por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:16
Desculpa! (3;-5). Mas eu não estou encontrando lógica nesse sistema, fique intrigado com isso.
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por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:22
rsrsrsrs
Caramba! Isso é complicado, viu. Quer dizer q pelo simples fato de uma das equações está com "b²" era pra eu ter deduzido a sua resolução integrando-as para formar uma nova equação, só q em "b"?
Atualmente, estou cursando Lic. Química, mas estou entusiasmado com a matemática. Pretendo mudar para matemática ou física.
Thank you!
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por LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 14:29
jamiel escreveu:rsrsrsrs
Caramba! Isso é complicado, viu. Quer dizer q pelo simples fato de uma das equações está com "b²" era pra eu ter deduzido a sua resolução integrando-as para formar uma nova equação, só q em "b"?
Eu apenas usei o método da substituição, no qual isolamos uma incógnita em uma das equações e substituímos na outra equação (neste caso, eu isolei c na primeira equação). Desse modo, geramos uma nova equação com apenas uma incógnita (neste caso, com apenas b). Após ter determinado o valor dessa incógnita (no caso, b), nós usamos qualquer uma das equações originais para determinar o valor da outra incógnita (ou seja, c).
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por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:36
Obrigado mais uma vez. Agora, eu tenho ouvido, não é de hoje, as pessoas falarem em "método". Existe algum material, livro com métodos matemáticos, vc poderia me dar uma dica acerca disso?
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por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 15:31
Tentei resolver com o mesmo método, mas não consegui.
Calcule os valores de b e c, sabendo que a parábola que representa a função f(x) = x² + bx + c tem vértice (3/2;-1/4).
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por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 16:42
Eu acho q consegui!
x² + bc + c ---- os vértices(3/2;-1/4)
-b/2•1 = 3/2, como o resultado é positivo, tem-se:3/2•2 = 3"-b"-(-3)/2 = 3/2. o valor "b"
(3/2)² + 3/2b + c = -1/4
9/4 - 3/2•(-3) + c = -1/4
9/4 -9/2 + c = -1/4
c = -1/4 -9/4 + 9/2
c = -5/2 + 9/2
c = 2
Os valores de b e c, respectivamente, são -3 e 2. Não consegui resolver com o mesmo método da anterior!
vlw...
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por LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 21:05
jamiel escreveu:Obrigado mais uma vez. Agora, eu tenho ouvido, não é de hoje, as pessoas falarem em "método". Existe algum material, livro com métodos matemáticos, vc poderia me dar uma dica acerca disso?
São três métodos básicos vistos na (antiga) 7ª ou 8ª séries:
- método da substituição;
- método da comparação;
- método da soma.
Com certeza você deve achar muito material sobre isso apenas usando uma ferramenta de pesquisa, como o Google por exemplo.
Calcule os valores de b e c, sabendo que a parábola que representa a função f(x) = x² + bx + c tem vértice (3/2;-1/4).
Note que a partir dos dados do problema você pode obter três equações:
(i)

(ii)

(iii)

Se você decidir usar (i) e (iii), então você teria um sistema que obviamente poderia ser resolvido usando o método da substituição. Entretanto, é mais inteligente nesse caso usar (ii) e (i) ou (ii) e (iii), já que por (ii) já temos o valor de b.
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por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 22:12
Bastante esclarecedora sua explicação. Obrigado, mesmo, mais uma vez!
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por Maria Tamires » Qui Jul 11, 2013 13:22
Luis eu não consegui entender a sua resolução
por favor, você pode me explica porque no seu último sistema o

não é negativo e como você conceguil cancelar os denominadores sendo que um é positivo e outro negativo!!?
Obrigada

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por LuizAquino » Qui Jul 11, 2013 14:15
Maria Tamires escreveu:Luis eu não consegui entender a sua resolução
por favor, você pode me
explica* porque no seu último sistema o

não é negativo e como você
conceguil** cancelar os denominadores sendo que um é positivo e outro negativo!!?
Obrigada
Lembretes* explicar
** conseguiu
Você está se referindo a última equação do primeiro exercício? No caso, a equação

?
Se esta for sua dúvida, note que:

![(-1)\left[\frac{b^2-4(-1)c}{4(-1)}\right] = \frac{5}{4} (-1)\left[\frac{b^2-4(-1)c}{4(-1)}\right] = \frac{5}{4}](/latexrender/pictures/82817b2b3fcd68f668b8dba04046f6d5.png)

Agora tente continuar a partir daí.
ObservaçãoNão há problema algum se "um denominador é positivo e o outro é negativo".
Por exemplo, suponha que você precisa resolver a seguinte equação:

Note que se você multiplicar ambos os membros por -4, você ficará com:


A partir daí, fica fácil obter x = -2.
Uma outra opção seria começar multiplicando o numerador e o denominador da primeira fração por (-1), ficando assim com:



Obviamente obtemos outra vez x = -2.
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por Maria Tamires » Qui Jul 11, 2013 14:25
Nossa como sou tapada kkkkk
Obrigada, ajudou muito!

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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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