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Radicais II

Radicais II

Mensagempor Andrewo » Qui Fev 09, 2012 19:38

Aí galera tenho uns probleminhas aí que preciso tirar dúvidas,



O 1 e o 2 são pra transformar em 1 só radical


1) - \frac{\sqrt[4]{639}}{\sqrt[4]{71}} \Rightarrow Onde eu cheguei : \sqrt[4]{\frac{9}{1}}


A resposta pelo gabarito: \sqrt[]{3}



2 - \sqrt[3]{\frac{y}{x}\sqrt[]{\frac{x}{y}}}

Nesse eu tentei jogar o \frac{y}{x} pra dentro da raize ficaria \sqrt[3]{\sqrt[]{\frac{x}{y}}.{\frac{y}{x}}^{2}} =\sqrt[6]{\frac{x}{y}}.{\frac{y}{x}}^{2}





Resposta pelo gabarito: \sqrt[6]{\frac{y}{x}}






Esse aqui é p/ usar distributiva:


3-(\sqrt[]{5}-1) (\sqrt[]{5}+3)

O que eu fiz : 5+3\sqrt[]{5}-\sqrt[]{5}-3
=2+2\sqrt[]{5}


O resultado pelo gabarito é : 2(1+\sqrt[]{5}) (será que tá errado esse gabarito????)






4-\frac{2}{\sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}}

Esse aqui é p/ racionalizar, mas não sei como fazer, tentei de varias maneiras.

Resposta : 8+4\sqrt[]{3}
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Re: Radicais II

Mensagempor MarceloFantini » Qui Fev 09, 2012 20:30

No primeiro você acertou, pois note que \sqrt[4]{\frac{9}{1}} = \frac{\sqrt[4]{9}}{1} = \frac{\sqrt[4]{3^2}}{1} = \frac{\sqrt[2]{3}}{1} = \sqrt{3}.

No segundo, note \sqrt[3]{\frac{y}{x} \cdot \sqrt{\frac{x}{y}}} = \sqrt[3]{ \frac{y}{x} \cdot \frac{x^{ \frac{1}{2} } }{y^{ \frac{1}{2} } } } = \sqrt[3]{ \frac{y^{ \frac{1}{2} } }{x^{ \frac{1}{2} } } } = \sqrt[6]{ \frac{y}{x} }

Sua resposta não está errada na terceira, você apenas não colocou em evidência: 2+2 \sqrt{5} = 2(1+ \sqrt{5}).

Por último,

\frac{2}{\sqrt{2 - \sqrt{3}}} \cdot \frac{\sqrt{2 - \sqrt{3}}}{\sqrt{2 - \sqrt{3}}} = \frac{2 \sqrt{2 - \sqrt{3}}}{2 - \sqrt{3}} \cdot \frac{2 + \sqrt{3}}{2 + \sqrt{3}} = \frac{2 \sqrt{2 - \sqrt{3}} \cdot(2 + \sqrt{3})}{4 - 3} =

= 2 \cdot \left( \sqrt{2 - \sqrt{3}} \right) \cdot (2 + \sqrt{3})
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Re: Radicais II

Mensagempor Andrewo » Sex Fev 10, 2012 10:56

Vlw marcelo, ajudou mto, só to com duvidas nas 2 seguintes :



MarceloFantini escreveu:
No segundo, note \sqrt[3]{\frac{y}{x} \cdot \sqrt{\frac{x}{y}}} = \sqrt[3]{ \frac{y}{x} \cdot \frac{x^{ \frac{1}{2} } }{y^{ \frac{1}{2} } } } = \sqrt[3]{ \frac{y^{ \frac{1}{2} } }{x^{ \frac{1}{2} } } } = \sqrt[6]{ \frac{y}{x} }



Pq o \sqrt[3]{ \frac{y}{x} \cdot \frac{x^{ \frac{1}{2} } }{y^{ \frac{1}{2} } } } se transformou em \sqrt[3]{ \frac{y^{ \frac{1}{2} } }{x^{ \frac{1}{2} } } }

Pois se isto é uma multiplicação de fração, então não seria : \frac{{xy}^{\frac{1}{2}}}{{xy}^{\frac{1}{2}}} ????




E tambem :

Por último,

\frac{2}{\sqrt{2 - \sqrt{3}}} \cdot \frac{\sqrt{2 - \sqrt{3}}}{\sqrt{2 - \sqrt{3}}} = \frac{2 \sqrt{2 - \sqrt{3}}}{2 - \sqrt{3}} \cdot \frac{2 + \sqrt{3}}{2 + \sqrt{3}} = \frac{2 \sqrt{2 - \sqrt{3}} \cdot(2 + \sqrt{3})}{4 - 3} =

= 2 \cdot \left( \sqrt{2 - \sqrt{3}} \right) \cdot (2 + \sqrt{3})



Eu tbm tentei fazer algo parecido, mas essa resposta que vc deu não bate com o gabarito
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Re: Radicais II

Mensagempor MarceloFantini » Sex Fev 10, 2012 11:32

Você não percebeu que a fração é trocada, na primeira é \frac{y}{x} enquanto que na segunda é \frac{x}{y}. Assim, podemos reescrever como \frac{y}{x} \cdot \frac{x^{\frac{1}{2}}}{y^{\frac{1}{2}}} = \frac{y}{y^{\frac{1}{2}}} \cdot \frac{x^{\frac{1}{2}}}{x} (estou trabalhando apenas com o que está dentro da raíz), e agora usando propriedades de expoentes como \frac{a^b}{a^c} = a^{b-c} e a^{-d} = \frac{1}{a^d} teremos que \frac{y}{y^{\frac{1}{2}}} = y^{1 - \frac{1}{2}} = y^{\frac{1}{2}} e \frac{x^{\frac{1}{2}}}{x} = x^{\frac{1}{2} - 1} = x^{- \frac{1}{2}} = \frac{1}{x^{\frac{1}{2}}}, daí \frac{y}{y^{\frac{1}{2}}} \cdot \frac{x^{\frac{1}{2}}}{x} = y^{\frac{1}{2}} \cdot \frac{1}{x^{\frac{1}{2}}} = \frac{y^{\frac{1}{2}}}{x^{\frac{1}{2}}}.

Sobre a outra, minha resposta está certa, a do gabarito não. Para verificar, coloque as duas expressões em www.wolframalpha.com e verifique que numericamente elas são diferentes.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?