• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[LÓGICA] Sei que tá certo, mas não consigo provar

[LÓGICA] Sei que tá certo, mas não consigo provar

Mensagempor v0xxx » Sáb Dez 10, 2011 13:13

Pensando numa solução pra um programa de computador cheguei a esta conclusão e funcionou perfeitamente. Mas gostaria de prová-la formalmente mas não tô conseguindo, se alguém ajudar eu agradeço. Segue a proposição:

\forall x,y \in R\:(|x+y| < |x|  \Rightarrow ((x<0) and (y>0))\:or\:((x>0) and (y<0)))

Basicamente o que diz é: Se a soma do módulo de 2 números reais for menor que o módulo do 1º deles, então os números tem sinais contrários.

Como disse, está certo, mentalmente eu consigo provar, mas formalmente não consigo :D
v0xxx
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Tecnologia da Informação
Andamento: cursando

Re: [LÓGICA] Sei que tá certo, mas não consigo provar

Mensagempor MarceloFantini » Dom Dez 11, 2011 04:00

Primeiro você quer dizer o módulo da soma, e não "soma do módulo de dois números reais", que seria algo como |x| + |y|. A condição de que tem sinais opostos pode ser simplificada para xy < 0, ou seja, o produto é negativo.

Por último, não menos importante, um contra-exemplo: faça x=-2 e y=8. Então |x+y| = |-2+8| = |6| = 6 enquanto que |x| = |-2| = 2. Na verdade o que você provavelmente quer dizer é que se o módulo da soma for menor que o máximo dentre os dois, então eles tem sinais opostos.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Andamento: formado

Re: [LÓGICA] Sei que tá certo, mas não consigo provar

Mensagempor v0xxx » Dom Dez 11, 2011 17:18

MarceloFantini escreveu:Primeiro você quer dizer o módulo da soma, e não "soma do módulo de dois números reais", que seria algo como |x| + |y|. A condição de que tem sinais opostos pode ser simplificada para xy < 0, ou seja, o produto é negativo.

Por último, não menos importante, um contra-exemplo: faça x=-2 e y=8. Então |x+y| = |-2+8| = |6| = 6 enquanto que |x| = |-2| = 2. Na verdade o que você provavelmente quer dizer é que se o módulo da soma for menor que o máximo dentre os dois, então eles tem sinais opostos.

Exato, é o módulo da soma, eu me enganei. E de fato a lógica está um pouquinho errada. O certo certo é:
Se o módulo da soma for menor que o maior deles em módulo então eles tem sinais contrários :D (porque se fosse |-8+2|=6, que seria menor que |-8|)

Muito obrigado!!!
v0xxx
Novo Usuário
Novo Usuário

Área/Curso: Licenciatura em Tecnologia da Informação
Andamento: cursando

Voltar para Álgebra Elementar

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem