por Cassiano » Ter Set 25, 2012 11:41
Bom dia.
Tenho um problema matemático que estou com dificuldades para resolver.
Eu tenho um certo conhecimento dos conceitos básicos de limites e continuidade, mas estou tendo muitas dificuldades para resolver o problema abaixo, pois não consigo eliminar a indeterminação dos denominadores.
Verifique se a seguinte função é contínua nos pontos X:
![x = 0 , x = 2, f(x) =
\begin{align}
\frac{1-{x}^{2}}{\sqrt[]{x}-1} , x>1 \\
\frac{{2x}^{2}-2}{1-x}, x<1 \\
-5, x=1
\end{align} x = 0 , x = 2, f(x) =
\begin{align}
\frac{1-{x}^{2}}{\sqrt[]{x}-1} , x>1 \\
\frac{{2x}^{2}-2}{1-x}, x<1 \\
-5, x=1
\end{align}](/latexrender/pictures/085d26ff48c60cf914d82a78bf77aab8.png)
Não domino esta ferramenta de criação de equações, então talvez eu não tenha feito corretamente. Espero que entendam e possam me ajudar, pois preciso muito.
Eu não consegui inserir um colchete para agrupar as 3 funções.
Desde já agradeço.
Cassiano
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Cassiano em Ter Set 25, 2012 14:27, em um total de 1 vez.
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por LuizAquino » Qua Set 26, 2012 08:17
Cassiano escreveu:Bom dia.
Tenho um problema matemático que estou com dificuldades para resolver.
Eu tenho um certo conhecimento dos conceitos básicos de limites e continuidade, mas estou tendo muitas dificuldades para resolver o problema abaixo, pois não consigo eliminar a indeterminação dos denominadores.
Verifique se a seguinte função é contínua nos pontos X:
![x = 0 , x = 2, f(x) =
\begin{align}
\frac{1-{x}^{2}}{\sqrt[]{x}-1} , x>1 \\
\frac{{2x}^{2}-2}{1-x}, x<1 \\
-5, x=1
\end{align} x = 0 , x = 2, f(x) =
\begin{align}
\frac{1-{x}^{2}}{\sqrt[]{x}-1} , x>1 \\
\frac{{2x}^{2}-2}{1-x}, x<1 \\
-5, x=1
\end{align}](/latexrender/pictures/085d26ff48c60cf914d82a78bf77aab8.png)
Você já sabe que uma função é contínua em x = 0 se acontecer

.
Analisando a função, note que:

Já o limite será:

Conclusão: a função é contínua em x = 0.
De modo semelhante, a função é contínua em x = 2 se acontecer

.
Analisando a função, note que:

Já o limite será:

Conclusão: a função é contínua em x = 2.
Note que em nenhum dos dois casos houve uma indeterminação no cálculo do limite. Ou seja, em nenhum dos dois limites apareceu algo como "0/0". Portanto, não foi necessário efetuar simplificações.
Vamos imaginar agora que a pergunta fosse: essa função é contínua em x = 1?
Nesse caso, temos que f(1) = -5.
Já o limite lateral pela esquerda será:




Só com esses dois resultados já podemos dizer que a função não é contínua em x = 1. Mas vamos calcular também o limite pela direita para treinar:






Cassiano escreveu:Não domino esta ferramenta de criação de equações, então talvez eu não tenha feito corretamente. Espero que entendam e possam me ajudar, pois preciso muito.
Eu não consegui inserir um colchete para agrupar as 3 funções.
Use o seguinte código:
- Código: Selecionar todos
[tex]
f(x) =
\begin{cases}
\frac{1-{x}^{2}}{\sqrt{x}-1} , x>1 \\
\frac{{2x}^{2}-2}{1-x}, x<1 \\
-5, x=1
\end{cases}
[/tex]
O resultado desse código será:

Para obter um resultado um pouco maior use o código:
- Código: Selecionar todos
[tex]
f(x) =
\begin{cases}
\dfrac{1-{x}^{2}}{\sqrt{x}-1} , x>1 \\
\dfrac{{2x}^{2}-2}{1-x}, x<1 \\
-5, x=1
\end{cases}
[/tex]
O resultado desse código será:

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por Cassiano » Qua Set 26, 2012 09:04
Muito obrigado pela ajuda.
Ainda bem que você se antecipou e resolveu para x=1, pois eu escrevi o enunciado errado. O Correto era de fato para x=1.
Muito obrigado mais uma vez.
Cassiano
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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