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Limite complicado

Limite complicado

Mensagempor Piva » Qui Jun 30, 2011 18:29

Alguem pode me ajudar com o limite:
\lim_{x\rightarrow+\infty}\frac{x}{{e}^{{x}^{2}}}
e
\lim_{x\rightarrow-\infty}\frac{x}{{e}^{{x}^{2}}}


Eu faço o l'hospital mas continua a dar uma indeterminação....

podem me ajudar?

obrigado!
Piva
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Re: Limite complicado

Mensagempor ant_dii » Qui Jun 30, 2011 19:48

Quando você aplica L'hospital, o limite fica

\lim_{x\rightarrow\infty}\frac{1}{2x e^{x^2}}=\frac{1}{\lim_{x\rightarrow\infty}2x e^{x^2}}=\frac{1}{2(\lim_{x\rightarrow\infty}x) (\lim_{x\rightarrow\infty} e^{x^2})}=0.

Da mesma forma quando x\rightarrow -\infty, \frac{x}{e^{x^2}}\rightarrow 0.
Espero ter ajudado.
Só os loucos sabem...
ant_dii
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Re: Limite complicado

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jun 30, 2011 19:52

Vamos aplicar L'Hospital na primeira:

\lim_{x \to \infty} \frac{x}{e^{x^2}} = \lim_{x \to \infty} \frac{1}{e^{x^2} \cdot 2x}

Note que aqui já não há mais indeterminação, pois o numerador é constante e o denominador vai para infinito, logo o limite é zero.

No segundo limite, você chegará ao mesmo resultado, porém note que você terá menos infinito vezes mais infinito que é menos infinito, mas também zera.
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Re: Limite complicado

Mensagempor Claudin » Sex Jul 01, 2011 03:55

Seria o mesmo limite representado neste tópico ou não?

viewtopic.php?f=120&t=5270
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Re: Limite complicado

Mensagempor Piva » Sáb Jul 02, 2011 19:30

Não claudin, no seu topico não tem o e. Era isso mesmo, não tinha percebido minha falha ao fazer o l'hospital.

obrigado
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Re: Limite complicado

Mensagempor Fabio Cabral » Dom Jul 03, 2011 02:38

Piva,
Costumo analisar esse tipo de questão antes de fazer qualquer cálculo. Verificar indeterminação (se há), tipo de indeterminação, se é contínua ou descontínua no ponto (etc), enfim..
Isso ajuda a determinar qual propriedade será mais vantajosa aplicar para resolver.

Fica a dica!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?