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Ajuda com funções

Ajuda com funções

Mensagempor Duhh » Qui Ago 19, 2010 22:17

Seguinte galera, apos terminar o segundo grau a 8 anos, passei na fatec de minha região para o curso de produção fonográfica e uma das materias é introdução a acustica, e nela cai muitas funções e tipo, eu to q nem cego em tiroteio, professor passo a primeira lista de exercicios e eu fiquei perdido, vo passa aqui alguns deles, é tudo basico (pra vcs rs.)

1) Se f(x) = x3 + 4x – 3, ache f (1) , f (?1) , f (0) , f(\sqrt{2})

2)Se f (x) =\sqrt{x-1+2x} ache f(1), f(3), f(5), f(10)


Grato amigos
Até
Duhh
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Douglasm » Qui Ago 19, 2010 22:38

Bom Duhh, quando se dá uma função f(x) e pede-se f(1), por exemplo, tudo o que se deve fazer é encontrar o valor que a função assume para x = 1. Farei um para que você veja:

f(x) = x^3 + 4x - 3 \;\therefore\; f(1) = 1^3 + 4.1 - 3 = 2

Agora é só fazer o mesmo para todas as outras. Até a próxima.
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Duhh » Qui Ago 19, 2010 22:42

Douglasm escreveu:Bom Duhh, quando se dá uma função f(x) e pede-se f(1), por exemplo, tudo o que se deve fazer é encontrar o valor que a função assume para x = 1. Farei um para que você veja:

f(x) = x^3 + 4x - 3 \;\therefore\; f(1) = 1^3 + 4.1 - 3 = 2

Agora é só fazer o mesmo para todas as outras. Até a próxima.



Grato Douglas, e quando for f raiz 2?? e no segundo exemplo?? kra desculpe mais é q realmente pra mim isso é complicado =/
Duhh
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Douglasm » Qui Ago 19, 2010 22:48

É a mesma coisa, é só substituirmos:

f(\sqrt{2}) = (\sqrt{2})^3 + 4.\sqrt{2} - 3 = 2\sqrt{2} + 4\sqrt{2} - 3 = 6\sqrt{2} - 3

Na segunda função, novamente, é só substituirmos. Façamos, por exemplo, f(3):

f(x) = \sqrt{x-1+2x} = \sqrt{3x - 1} \;\therefore\; f(3) = \sqrt{3.3 -1} = \sqrt{8} = 2.\sqrt{2}

Caso haja mais dúvidas, é só perguntar.
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Duhh » Qui Ago 19, 2010 23:33

Douglasm escreveu:É a mesma coisa, é só substituirmos:

f(\sqrt{2}) = (\sqrt{2})^3 + 4.\sqrt{2} - 3 = 2\sqrt{2} + 4\sqrt{2} - 3 = 6\sqrt{2} - 3

Na segunda função, novamente, é só substituirmos. Façamos, por exemplo, f(3):

f(x) = \sqrt{x-1+2x} = \sqrt{3x - 1} \;\therefore\; f(3) = \sqrt{3.3 -1} = \sqrt{8} = 2.\sqrt{2}

Caso haja mais dúvidas, é só perguntar.




Pra finalizar, como ficaria a representação grafica do primeiro exercicio??
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Douglasm » Sex Ago 20, 2010 10:39

Para poder construir um gráfico razoável dessa função você precisaria encontrar suas raízes (nesse caso poderia até usar o método exposto num link que mandarei.), precisaria encontrar pontos de máximo, mínimo, ou inflexão. Acredito que valha muito a pena fazer uma revisão geral de funções e polinômios (de preferência seguindo algum livro específico sobre isso). Mas para um esboço menos preciso, é só lembrar de como se parece uma equação cúbica. Seguem dois links, um com um método para encontrar raízes de equações do 3º grau (sem o termo x²) e outro link com a representação gráfica da função pedida.

Método de resolução

Gráfico da função: http://www.wolframalpha.com/input/?i=y+%3Dx^3+%2B+4x+-+3

Até a próxima.
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.