por DaniellaFlavia » Dom Mai 30, 2010 14:02
Estou com dificuldade em funções, sempre fui boa aluna mas agora sei lá... A sala toda está com dificuldade achamos que é o professor mas ele diz que não e ai fico na mesma não sei a matéria. Como não quero levar bomba me ajudem.
1) Sendo

e

, determine:
a)
![f[g(x)] f[g(x)]](/latexrender/pictures/2b71afbb39434a94a1dbee0d85b8ba83.png)
b)
![g[f(x)] g[f(x)]](/latexrender/pictures/b6b256ffe0a66f87c821c68b1e67258e.png)
Se puder fazer passo a passo para que eu consiga mesmo aprender agradeço
Não sei pq está aparecendo esse A grande, ele não existe é x ao quadrado apenas
Editado pela última vez por
DaniellaFlavia em Dom Mai 30, 2010 14:18, em um total de 1 vez.
-
DaniellaFlavia
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 4
- Registrado em: Dom Mai 30, 2010 13:34
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Neperiano » Dom Mai 30, 2010 14:05
Ola
Na a voce deve copiar a função f e substituir o x pelo valor de g(x), ou seja:
23(23x+3)A^2-1
Olha eu não sei o que é o A grande por isso não poderei ajudar na resolução
Na b ao contrario
23(23xA^2-1)+3
Primeiro resolva os parenteses e multiplique
Espero ter ajudado
Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-

Neperiano
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 960
- Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por DaniellaFlavia » Dom Mai 30, 2010 14:36
Não sei pq está aparecendo aquele A grande, mas é apenas x ao quadrado.
Obrigado pela força
-
DaniellaFlavia
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 4
- Registrado em: Dom Mai 30, 2010 13:34
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Molina » Dom Mai 30, 2010 14:46
Arrumei essa questão do "A grande".
Aparece esse "A" por causa do uso do LaTeX. Quando você usar [tex] e [/tex], você não pode usar o ², senão aparece aquele "A".
Modo que você escreveu: [tex]f(x)=23.x²-1[/tex] (modo errado)
Modo que tem que ser escrito: [tex]f(x)=23.x^2-1[/tex] (modo correto)
Qualquer dúvida quanto a digitação do LaTeX me procure!
E sobre a questão, conseguiu entender como resolvê-la?
Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por DaniellaFlavia » Dom Mai 30, 2010 14:50
Não consegui, vc pode me ajudar no passo a passo E obrigado pela explicação do LaTeX.
-
DaniellaFlavia
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 4
- Registrado em: Dom Mai 30, 2010 13:34
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Molina » Dom Mai 30, 2010 15:19
DaniellaFlavia escreveu:Não consegui, vc pode me ajudar no passo a passo E obrigado pela explicação do LaTeX.
Ok, Daniella.
Você tem duas funções:

e

Numa função, tudo que tiver dentro do parênteses de f(_) nós substituiremos na função. Por exemplo:
(f de x)
(f de a)
(f de phi)
(f de bolinha).
.
.
E assim por diante.
a)
![f[g(x)] f[g(x)]](/latexrender/pictures/2b71afbb39434a94a1dbee0d85b8ba83.png)
Na questão a) ele que o f de g(x). Então o que faremos? Substituiremos, como fizemos a cima, o x por g(x):
(f de g(x))Só que temos o valor de g(x), então substituiremos g(x) por

:
![f[g(x)]=23g(x)^2-1 f[g(x)]=23g(x)^2-1](/latexrender/pictures/bdb8dd951a9a3fb01e5829fb1a3dbea1.png)
![f[g(x)]=23*(23x+3)^2-1 f[g(x)]=23*(23x+3)^2-1](/latexrender/pictures/1d5af4d5c6f75a9f6e0c7fefb173fd87.png)
![f[g(x)]=23*(529x^2+138x+9)-1 f[g(x)]=23*(529x^2+138x+9)-1](/latexrender/pictures/342a7aada6ea9a40b611f46ff4c78660.png)
![f[g(x)]=12167x^2+3174x+206 f[g(x)]=12167x^2+3174x+206](/latexrender/pictures/dc31ae7e1a9784f8830f334e6c073d43.png)
E acabou! Agora faça o mesmo procedimento com a letra b)
Qualquer dúvida, escreva aqui!
Bom estudo,

Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por DaniellaFlavia » Dom Mai 30, 2010 16:10
Em outra questão , tenho
terei de substituir o

pelo valor de

?
-
DaniellaFlavia
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 4
- Registrado em: Dom Mai 30, 2010 13:34
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Dificuldades em G.A
por ogoiD » Seg Mar 22, 2010 17:30
- 4 Respostas
- 3310 Exibições
- Última mensagem por Elcioschin

Qua Abr 14, 2010 13:17
Geometria Analítica
-
- [Probabilidade Condicionada] Dificuldades
por N0namePT » Sáb Mai 24, 2014 15:44
- 1 Respostas
- 3093 Exibições
- Última mensagem por Diofanto

Dom Set 14, 2014 23:05
Probabilidade
-
- [Inequaçoes Exponenciais] Grandes Dificuldades
por R0nny » Sáb Mai 11, 2013 20:47
- 0 Respostas
- 671 Exibições
- Última mensagem por R0nny

Sáb Mai 11, 2013 20:47
Equações
-
- Dificuldades em elaborar calculo estatistico
por Giovanna Souza » Qua Dez 11, 2013 11:50
- 0 Respostas
- 3785 Exibições
- Última mensagem por Giovanna Souza

Qua Dez 11, 2013 11:50
Estatística
-
- Tenho dificuldades, preciso de ajudo urgente!!!
por Emanuel » Sáb Abr 03, 2010 10:12
- 3 Respostas
- 2490 Exibições
- Última mensagem por Emanuel

Sáb Abr 03, 2010 13:03
Geometria Analítica
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.