por nandooliver008 » Dom Nov 02, 2014 22:29
to em duvida na propriedade ||kv|| = |k| ||v|| na questão c)
a)encontre vetores em

de norma 1 cujo produto interno com vetor v= (3,-1) é zero.
b)mostre que existem infinitos vetores em

com norma 1 e cujo produto interno com vetor v= (1,-3,5) é zero.
c)sejá u=(4,1,2), v=(0,3,8), w=(3,1,2). obtenha as expressões.
||-2u|| + 2 ||u||
||3u-5v+w||
Na primeira tentei fazer ||(x,y)||=1 e 3x-1=0
Na c) meus resultados foram
![\sqrt[]{1414} \sqrt[]{1414}](/latexrender/pictures/09ba35ced1b0beb2af921c023811eeb6.png)
e

![\sqrt[]{21} \sqrt[]{21}](/latexrender/pictures/35158d18eb3e07732f7dae4efebf5adb.png)
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por Russman » Seg Nov 03, 2014 02:43
Vetores em R^2 normalizados são da forma

. Para que o PI seja nulo com o vetor

é preciso que

Ou seja,

. Portanto, os vetores de R^2 normalizados perpendiculares ao vetor

são do tipo

Ou seja, na verdade a solução do problema é um único vetor.
Já para o caso do R^3 é diferente. Veja que o PI de

com

nulo gera

Ou seja, existem dois parâmetros livres a solução do problema. Logo, cada vetor

tal que

resolve o problema e existem infinitos trios a, b e c tais q isso ocorre.
Na c,

e

Se eu n errei nenhuma conta eu acredito q seja isso.
"Ad astra per aspera."
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por nandooliver008 » Seg Nov 03, 2014 09:02
vlw cara muito obrigado mesmo.
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por nandooliver008 » Seg Nov 03, 2014 09:20
só mais uma duvida, pode me explicar porque em a-3b+5=0 existem 2 parâmetros? não entendi. vlw
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por nandooliver008 » Seg Nov 03, 2014 09:37
Russman escreveu:Vetores em R^2 normalizados são da forma

. Para que o PI seja nulo com o vetor

é preciso que

Ou seja,

. Portanto, os vetores de R^2 normalizados perpendiculares ao vetor

são do tipo

Ou seja, na verdade a solução do problema é um único vetor.
Já para o caso do R^3 é diferente. Veja que o PI de

com

nulo gera

Ou seja, existem dois parâmetros livres a solução do problema. Logo, cada vetor

tal que

resolve o problema e existem infinitos trios a, b e c tais q isso ocorre.
Na c,

e

Se eu n errei nenhuma conta eu acredito q seja isso.
só mais uma duvida, pode me explicar porque em a-3b+5=0 existem 2 parâmetros? não entendi. vlw
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por Russman » Seg Nov 03, 2014 14:46
Digamos que você escolha fixar o valor de

para, por exemplo,

. Então,

Ou seja, os valores de

e

ainda estão "amarrados" de modo que, para capturar um único vetor da forma prevista é preciso escolher duas coordenadas e calcular a terceira.
Entende?
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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