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sucessoes

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Mensagempor ulisses123 » Sex Jun 20, 2014 15:23

A sucessão (Zn ) é definida por Zn =(-1)^n/3n + (-1)^n-1
24.1 Calcule a somados seus quatro primeiros termos.
24.2 Prove que (Zn )é limitada.
24.3 Prove que (Zn ) não é convergente
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Re: sucessoes

Mensagempor e8group » Sex Jun 20, 2014 15:48

No primeiro não há muito o que fazer ; só computar \sum_1^4 z_i . No segundo , tome módulo e use desigualdade triangular para obter |z_n|  \leq  \frac{1}{3n} + 1  < 2 . Para o último, sugiro que trabalhe com as duas sub-sequências (z_{2n-1}) e (z_{2n}) , oque se pode dizer sobre seus limites ??
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Re: sucessoes

Mensagempor ulisses123 » Dom Jun 29, 2014 14:34

olá, eu não sei o que são subsucessoes,nem entendi acerca da desigualdade triangular,pode me ajudar por favor
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Re: sucessoes

Mensagempor e8group » Dom Jun 29, 2014 16:25

(I) Desigualdade triangular :

Na geometria Euclidiana , o comprimento de um lado de um triângulo é sempre menor que a soma dos demais comprimentos .Em analogia , tem-se que

dados a,b reais quaisquer , vale a desigualdade | a + b | \leq|a| + |b| .


(II) Dada uma sequência (ou sucessão) (a_n)_{n \in \mathbb{N}}( ou apenas denotando (a_n) ) .Uma subsequencia desta sequência, a grosso modo é uma nova sequência com termos da primeira sequência e estes termos respeita a ordenação da sequência original .

Ex.:

(a_{5k})_{k \in \mathbb{N}} é uma subsequência de (a_{n})

(iii) Uma sequência (a_n) é limitada se existe m > 0 tal que

|a_n| \leq  m (\forall n \in \mathbb{N}) .

A distância de a_n à origem (0 ) nunca será superior a m .

Para resolver o exercício . Tome a =  \frac{(-1)^n}{3n} e b=  (-1)^{n-1} . Aplique a desigualdade e determine algum m > 0 . (Isto provará que ela é limitada)

E calcule os limites das duas subsequências de termos com índice par e impar ; mostre que os limites diferem o que equivale dizer que sequência não converge .
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Re: sucessoes

Mensagempor ulisses123 » Dom Jul 06, 2014 12:10

olá, santiago por favor, resolva esses dois itens: provar que se ela é limitada, e que não estou a conseguir fazer
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Re: sucessoes

Mensagempor e8group » Dom Jul 06, 2014 13:23

Note que ,

| \frac{(-1)^n}{3n} | =  \frac{1}{3n}  \leq \frac{1}{3} ,  n=1,2,3, \hdots e

| (-1)^{n-1} | = 1   , n =1,2,3 , \hdots .

Segue-se que

|z_n| = | \frac{(-1)^n}{3n}  + (-1)^{n-1} | \leq | \frac{(-1)^n}{3n} | +  | (-1)^{n-1} | = \frac{1}{3n}  + 1 \leq  \frac{1}{3} +1 , para todo n=1,2,3 ,\hdots o que prova que (z_n) é limitada .

Quanto a divergência da sequência , basta notar que computando o limite da subsequencia

(z_{2n}) vamos obter

\lim(z_{2n}) = \lim(\frac{(-1)^{2n}}{6n}  + (-1)^{2n-1}) = \lim( \frac{1}{6n} - 1) = \lim(\frac{1}{6n})  + \lim(-1) =  - 1 .

Por outro lado , computando o limite da outra subsequência (z_{2n+1}) teremos

\lim(z_{2n+1}) = \hdots =  1 (verifique !)

Hipótese \implies tese (Se uma sequência converge , então toda subsequência converge para o mesmo limite )

Negação da tese \implies negação da hipótese ( existe duas subsequências distintas 'convergindo' para limites distintos o que implica que a sequência não converge )
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Re: sucessoes

Mensagempor ulisses123 » Dom Jul 06, 2014 15:26

olá,santiago muito obrigado, somente por favor me ajuda nessa: sendo Un=n-(-1)^n, como provar que ela é não limitada,
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Re: sucessoes

Mensagempor e8group » Dom Jul 06, 2014 16:11

Ok , Mas ,na próxima vez utilize o sistema LaTeX e crie um novo tópico para um novo exercício .

Proposta 1 ( Prova por contradição )

(u_n) é limitada se é limitada inferiormente e superiormente .

Suponha (por absurdo ) (u_n) limitada e portanto (u_n) limitada superiormente .

Seja m uma cota superior a qual cumpre com u_n \leq  m para todo n natural .

Tome qualquer n_0 >  m/2 natural ( propriedade arquimediana assegura a des.) . Note que ,

2n_0 - 1 \in \mathbb{N} e

u_{2n_0  - 1} =  ( 2 n_0 - 1 ) - (-1)^{2 n_0 - 1}  =  ( 2 n_0 - 1 ) - (-1)  =  2 n_0   >  m que contradiz a suposição .

Portanto u_n não é limitada superiormente o que implica que não é limitada .

Proposta 2 :

Pela desigualdade triangular

n= |n| = | [n -(-1)^n ] + (-1)^n| \leq  |u_n| + |(-1)^n| =  |u_n| + 1 e portanto

|u_n|  \geq  n - 1 . Passando ao limite com n  \to +\infty e notando que n-1 \to +\infty o resultado segue .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?