por Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 08:23
Olá Professores,tudo bem?
Gostaria de saber se na radiciação,após multiplicamos o numerados e o denominador por este denominador irracional devemos colocar como denominador o número elevado ao quadrado ou simplesmente o resultado da multiplicação?Por exemplo:
Devemos proceder desta maneira
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2 \frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2](/latexrender/pictures/c731a53b066f5545813dfa0e52787473.png)
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2 \frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2](/latexrender/pictures/c731a53b066f5545813dfa0e52787473.png)
Ou desta maneira:
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{4}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{2} \frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{4}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/788e07cccdd76d59404131bfae9c5395.png)
Anteriormente eu havia colocado a operação incorreta

!Já realizei a correção!
Agradeço desde então
Abraços
Thais
Editado pela última vez por
Thais Aquino Lima em Ter Fev 12, 2013 11:46, em um total de 1 vez.
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por DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:07
Oi
Thais,
Thais Aquino Lima escreveu:Gostaria de saber se na radiciação,após multiplicamos o numerados e o denominador por este denominador irracional devemos colocar como denominador o número elevado ao quadrado ou simplesmente o resultado da multiplicação?Por exemplo:
No final, acaba dando o mesmo resultado. Por isso, tanto faz!
Destaco que, há um lapso em suas contas - NUMERADOR.
Como pode notar, o numerador e o denominador são iguais, então, os cálculos são os mesmos, veja:

Até a próxima!
Daniel.
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 11:43
Obrigado pela resposta!
Realmente,coloquei uma raiz onde não havia!O formato correto é o seguinte:
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2 \frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2](/latexrender/pictures/c731a53b066f5545813dfa0e52787473.png)
Mas sua resposta foi a que eu precisava!
Abraços
Thais
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por DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:48
Ah!

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por Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 12:21
danjr5 escreveu:Ah!

Exatamente!Muito obrigado pela ajuda Daniel
Abraços
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por DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 17:29
Não há de quê e volte quando precisar, e, responda quando souber!
Daniel.
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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