por Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 08:23
Olá Professores,tudo bem?
Gostaria de saber se na radiciação,após multiplicamos o numerados e o denominador por este denominador irracional devemos colocar como denominador o número elevado ao quadrado ou simplesmente o resultado da multiplicação?Por exemplo:
Devemos proceder desta maneira
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2 \frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2](/latexrender/pictures/c731a53b066f5545813dfa0e52787473.png)
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2 \frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2](/latexrender/pictures/c731a53b066f5545813dfa0e52787473.png)
Ou desta maneira:
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{4}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{2} \frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{4}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/788e07cccdd76d59404131bfae9c5395.png)
Anteriormente eu havia colocado a operação incorreta

!Já realizei a correção!
Agradeço desde então
Abraços
Thais
Editado pela última vez por
Thais Aquino Lima em Ter Fev 12, 2013 11:46, em um total de 1 vez.
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por DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:07
Oi
Thais,
Thais Aquino Lima escreveu:Gostaria de saber se na radiciação,após multiplicamos o numerados e o denominador por este denominador irracional devemos colocar como denominador o número elevado ao quadrado ou simplesmente o resultado da multiplicação?Por exemplo:
No final, acaba dando o mesmo resultado. Por isso, tanto faz!
Destaco que, há um lapso em suas contas - NUMERADOR.
Como pode notar, o numerador e o denominador são iguais, então, os cálculos são os mesmos, veja:

Até a próxima!
Daniel.
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habilidade é saber como fazer;
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por Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 11:43
Obrigado pela resposta!
Realmente,coloquei uma raiz onde não havia!O formato correto é o seguinte:
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2 \frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2](/latexrender/pictures/c731a53b066f5545813dfa0e52787473.png)
Mas sua resposta foi a que eu precisava!
Abraços
Thais
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por DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:48
Ah!

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por Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 12:21
danjr5 escreveu:Ah!

Exatamente!Muito obrigado pela ajuda Daniel
Abraços
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por DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 17:29
Não há de quê e volte quando precisar, e, responda quando souber!
Daniel.
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Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
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