por Jonatan » Qua Jul 07, 2010 11:32
Determine as equações das retas que formam 45º com o eixo dos x e estão à distância
![\sqrt[]{2} \sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/f21662d1cabab6e8b273a4b6f1cd663a.png)
do ponto P (3,4).
Pessoal, tentei fazer o seguinte:
Para uma reta:
y = ax + b
y = 1x + b (pois o a é o coeficiente angular, tg

= a e no caso do execício,

; tg 45º = 1)
Como as retas estão com inclinação de 45º em relação ao eixo dos x, trata-se de uma função identidade, em que o coeficiente linear é nulo e o coeficiente angular é 1).
E a outra reta, como faz?
Alguém pode resolver o exercício para mim, passo-a-passo? Estou com dúvidas nessa parte da matéria, estudo sozinho e fica meio complicado. Se alguém puder ajudar, agradeço.
-
Jonatan
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por Douglasm » Qua Jul 07, 2010 18:33
Olá Jonatan. Primeiramente sabemos que o coeficiente angular de ambas as retas é 1. Deste modo, eu fiz um desenho para ilustrar a situação:

- retas.jpg (8.37 KiB) Exibido 3153 vezes
(Conto com a sua boa vontade em verificar que os triângulos azuis possuem lados

,

e

)
Por conta disso, podemos encontrar os pontos de intersecção entre a reta que passa pelo ponto P e pelas duas retas. Evidentemente os pontos são (2,5) e (4,3). Finalmente é só determinarmos as retas:

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por Tom » Qui Jul 08, 2010 00:53
A resolução do Douglas está correta. Segue abaixo outro método para obter o mesmo resultado usando a técnica de
translação:
Defina um sistema de coordenadas retangulares auxiliar

com origem no ponto

. Para esse sistema, a equação da circunferência em questão é :

. Ao passo que no sistema de coordenadas convencional a equação seria

Note que a equivalência translacional é, portanto:

e

Ainda para o sistema

, como as retas que queremos achar possuem coeficiente angular igual a

, basta verificar a intercessão com a circunferência supracitada fazendo

; assim obtemos :

e, respeitando a posição dos eixos definidos obtemos os referidos pontos de intercessão

a saber:

Decorre assim que a equação das retas é:

e

Aplicando, agora, a equivalência translacional entre eixos:
Se

, isto é,

Se

, isto é,

Assim, no sistema de coordenadas convencional

as retas em questão são:

e

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por MarceloFantini » Qui Jul 08, 2010 17:09
E existe a terceira resolução (que é bom que seja a última a ser apresentada) que é usando a fórmula de distância de ponto a reta;

Logo,

ou

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por Tom » Sex Jul 09, 2010 00:21
Fantini escreveu:(que é bom que seja a última a ser apresentada)
Uai ?

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por MarceloFantini » Sex Jul 09, 2010 11:20
Para que ele não se prenda a fórmulas e aprenda a pensar e ver outros jeitos de resolver.
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Geometria Analítica
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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