por Fernanda Lauton » Sáb Jun 26, 2010 18:27
Estou com dúvida nessa propriedade:

Daí vem a explicação da propriedade no livro:

, pois fazendo

, temos

Mas e o 'a' a que todo esse logaritmo estava elevado

onde foi parar
Alguém poderia, por favor, me explicar essa fórmula, pois não queria ter de decorá-la.

Fernanda lauton
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por Molina » Sáb Jun 26, 2010 20:35
Boa noite, Fernanda.
Talvez seja mais fácil explicar essa propriedade pessoalmente do que pelo livro, fórum, etc. Mas vamos tentar:
Você pode começar pensando que exponencial e logaritmo são operações opostas, assim como adição e subtração por exemplo, ou multiplicação e divisão.
No caso da adição e subtração, se você tem um número B e soma e subtrai A, você obtém como resposta o B:

No caso da multiplicação e divisão, se você tem um número B e multiplica e divide por A, você obtém como resposta o B:

Isso é fácil de perceber, não é?
Agora você pode usar as mesmas informações para exponencial e logaritmo. Se você tem um número B e faz o logaritmo desse número na base A e faz A elevado a esse número, você obtém o B inicial:

Este é o primeiro passo para você começar a compreender o assunto. Agora vou tentar explicar de outra maneira o que o livro quis dizer:
Digamos que queremos descobrir quanto vale

. Suponhamos que não sabemos desta propriedade e veremos se chegaremos nela sem utilizá-la:
(equação 1)considerando

, pela propriedade de logaritmos temos que
(equação 2)Vou reescrever a equação 1 só que ao invés de usar b, vou usar

, já que são iguais pela equação 2:

Tem uma propriedade no logaritmo que diz que quando tiver um expoente no logaritmando, eu posso passa-lo pra frente do log na forma de multiplicação:

Outra propriedade do logaritmo diz que quando o logaritmando e a base forem iguais, esse log é igual a 1, pois

:

Mas pela equação 2, temos que:

Ou seja, voltando todos os passos temos que

Que era onde queríamos chegar, sem usar esta propriedade.
Leia, releia e releia novamente que você vai compreender.
Qualquer dúvida, informe!

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por Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 10:12
Olá, muito obrigada pela resposta que vc postou,
confesso de da primeira forma apesar de ter entendido os conceitos na prática ficou um pk difícil de pegar. Mas da segunda forma foi mt tranquilo, Muito obrigada agora não vou ter que decorar

Bjs
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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