por yanagranhen » Seg Jun 21, 2010 23:11
(PUC) Quantos numeros inteiros compreendidos entre 1 e 1200 (inclusive) nao sao multiplos de 2 e nem de 3?
a)400
b)600
c)800
d)1000
e)200
Nessa questao tentei fazer por exclusao, tipo achei quanto valores serao multiplos de 3, depois de 2 , diminui pra tirar os repetidos como se fosse a intersecçao! Mas deu 200 e nao o gabarito que é 400! :(
Me ajudem!
-
yanagranhen
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qui Jun 17, 2010 00:47
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: engenharia florestal
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Jun 22, 2010 00:53
Tente fazer usando múltiplos de 6.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por yanagranhen » Qua Jun 23, 2010 22:44
Eu já tentei! Achei os multiplos de 6, fiz o a1= 6 e o ultimo termo 1200. Quando joguei na formula da soma deu 200!
Daí como a questão pede os NÃO multiplos de 2 nem de 3, diminui 200 de 1200 e deu como resposta 1000! Sendo que o gabarito diz que a resposta é 400! E agora?

-
yanagranhen
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qui Jun 17, 2010 00:47
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: engenharia florestal
- Andamento: cursando
por Douglasm » Qui Jun 24, 2010 09:46
Esse é um exemplo do "princípio da inclusão-exclusão". Se você exclui o múltiplos de 2 e depois os múltiplos de 3, você acabou subtraindo 2 vezes os múltiplos de 6. Deste modo, para obter o resultado correto você deve somá-los:
Múltiplos de 2:
![\frac{[1200]}{2} = 600 \frac{[1200]}{2} = 600](/latexrender/pictures/05283339350dff5d757a697314de8067.png)
Múltiplos de 3:
![\frac{[1200]}{3} = 400 \frac{[1200]}{3} = 400](/latexrender/pictures/22033900acd3e276ea31e05b9c33e659.png)
Múltiplos de
2 e 3 (6) =
![\frac{[1200]}{6} = 200 \frac{[1200]}{6} = 200](/latexrender/pictures/6ea15204470a96817cb23467835a4719.png)
Deste modo:
1200 - 600 - 400 + 200 = 400 Até a próxima.
-

Douglasm
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 270
- Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
Voltar para Progressões
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- (UNIFOR) Progressão Aritmética e Progressão Harmônica
por andersontricordiano » Ter Mar 22, 2011 12:56
- 1 Respostas
- 5924 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Ter Mar 22, 2011 13:52
Progressões
-
- Progressão aritmética e progressão geométrica
por Danilo Dias Vilela » Sex Mar 12, 2010 13:41
- 1 Respostas
- 4497 Exibições
- Última mensagem por thadeu

Sex Mar 12, 2010 17:36
Progressões
-
- [Aritmética] Progressão Aritmética.
por Pessoa Estranha » Qua Ago 28, 2013 22:11
- 2 Respostas
- 5374 Exibições
- Última mensagem por Pessoa Estranha

Qui Ago 29, 2013 16:06
Aritmética
-
- Progressão Aritmética
por Rejane Sampaio » Qua Set 17, 2008 16:20
- 1 Respostas
- 4237 Exibições
- Última mensagem por juliomarcos

Qui Set 18, 2008 13:07
Álgebra Elementar
-
- Progressão Aritmética (PA)
por Cleyson007 » Ter Jan 27, 2009 21:40
- 2 Respostas
- 8177 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Sáb Mai 30, 2009 12:31
Progressões
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.