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Ponto em que duas funções se interceptam

Ponto em que duas funções se interceptam

Mensagempor Fernanda Lauton » Dom Jun 13, 2010 18:14

Determine o ponto comum em que os dois gráficos das funções f(x) e g(x) se interceptam sem desenhar os gráficos.
f(x)= -2x - 7

g(x)4x + 5

Como posso resolver? ^.^ :girl_hug:
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Re: Ponto em que duas funções se interceptam

Mensagempor Fernanda Lauton » Dom Jun 13, 2010 18:25

Outra parecida:

Determine ponto comum aos gráficos de f e g:

f(x)= -x + 2 e g(x)= \frac{x}{2} +1
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Re: Ponto em que duas funções se interceptam

Mensagempor Mathmatematica » Dom Jun 13, 2010 18:43

Faça g(x)=f(x) e bons cálculos.
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Re: Ponto em que duas funções se interceptam

Mensagempor Fernanda Lauton » Dom Jun 13, 2010 21:16

:$ Então tomando as funções f e g para se determinar o ponto em comum:

f(x) = -x + 2 e g(x) = \frac{x}{2} + 1 então igualando as duas teremos:

g(x) = f(x)

:arrow: \frac{x}{2} + 1 = -x + 2

:arrow: x + 1 = - 2x + 4

:arrow: 2x + x = 4 - 1

:arrow: 3x = 3

:arrow: x = 1, tá cheguei que x = 1, e agora? Não sei sair daqui para chegar na resposta ( 2/3 , 4/3) :?:
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Re: Ponto em que duas funções se interceptam

Mensagempor Mathmatematica » Dom Jun 13, 2010 21:20

Fernanda Lauton escreveu:

:arrow: \frac{x}{2} + 1 = -x + 2

:arrow: x + 1 = - 2x + 4


Olá Fernanda! Observe aquela passagem...
Tem algo errado???
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Re: Ponto em que duas funções se interceptam

Mensagempor Fernanda Lauton » Dom Jun 13, 2010 21:44

Mmmm.... eu passei o '2' multiplicando o segundo membro. Será que fiz alguma coisa errada? :$
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Re: Ponto em que duas funções se interceptam

Mensagempor Cleyson007 » Seg Jun 14, 2010 12:21

Bom dia!

Fernanda, quanto a essa passagem: \frac{x}{2}+1=-x+2

Tire o m.m.c. e resolva normalmente, veja:

x + 2 / 2 = -2x + 4

Jogue o denominador (2) fora e trabalhe somente com o numerador.

3x = 2

x = 2/3

Até mais.
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Re: Ponto em que duas funções se interceptam

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 14, 2010 16:15

Muito obrigada, agora consegui fazer, mas não sabia que tinha mesmo que fazer o mmc.
Obrigada
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?