por angeruzzi » Dom Mai 16, 2010 01:33
Olá, me ocorreu um problema de análise combinatória que estou confuso ao tentar resolver.
Tenho 20 bolas a serem distribuídas em 5 caixas, podendo no final as caixas ficarem com número de bolas diferentes ou até mesmo vazias. Qual o número de possibilidades de distribuição de bolas nas caixas em 3 situações:
a) Todas as bolas da mesma cor;
b) Todas as bolas de cores distintas;
c) 8 bolas azuis, 7 bolas verdes e 5 bolas vermelhas.
Creio que a resposta da "b" seria: 5^20 = 95.367.431.640.625 , mas não estou seguro disso e não sei como abordar as demais situações.
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angeruzzi
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por Douglasm » Dom Mai 16, 2010 10:28
Olá angeruzzi. Faz um tempo que não estudo combinatória, então caso você possua o gabarito da questão seria interessante postá-lo para conferirmos. Comecemos:
a) Aqui, o que nós temos é uma
combinação completa (caso não esteja familiarizado com isso, sugiro que procure em um bom livro de combinatória) de 20 elementos que devem ser encaixados em 5 categorias. Deste modo:

Temos então, 42504 possibilidades de organizar esses elementos.
b) Aqui eu concordo com a resposta

, pois cada elemento é diferente do outro e pode entrar em qualquer uma das 5 caixas. (5 . 5 . 5 . 5 . 5 . 5 . 5 . {...} . 5 - 20 vezes)
c) Nessa última, creio que devemos fazer, separadamente, a combinação completa de cada tipo de bola e multiplicá-las:

Como disse, seria interessante ter um gabarito. De qualquer modo espero ter ajudado.
Até a próxima.
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por angeruzzi » Ter Jun 08, 2010 02:15
Olá Douglas, muito obrigado pela resposta.
Realmente não conhecia a Combinação Completa, segui o seu conselho e comprei um livro de análise combinatória que julguei ser bom (
http://www.siciliano.com.br/produto/264 ... babilidade) e me deparei com exercícios interessantes, onde percebi por exemplo que o problema que citei no ítem "A" poderia ser descrito como a+b+c+d+e = 20 , sendo resolvido realmente utilizando a Combinação Completa.
Porém tive problemas com outros exercícios, vou citá-los:
1) Quantas são as soluções inteiras e não negativas da inequação x + y + z <= 5 ?
Para resolvê-lo, separei em 6 equações e apliquei a Combinação Completa em cada uma:
a) x + y + z = 5

b) x + y + z = 4

c) x + y + z = 3

d) x + y + z = 2

e) x + y + z = 1

f) x + y + z = 0
Que não dá pra ser aplicado a CR, mas intuitivamente é 1
Sendo assim: 35 + 20 + 10 + 4 + 1 + 1 = 71; Porém o gabarito é 56.
Fiz todas as permutações a mão (acredite) e realmente é 56, e todas as parciais são diferentes das anteriores com exceção da c:
a) 21, b) 15, c) 10, d) 6, e) 3, f)1 -> 56
Tive o mesmo problema em outro exercício:
2) Quantas são as soluções inteiras da equação x + y + z = 20, nas quais nenhuma é menor que 2? Sugestão: chame x = a + 2, y = b + 2 e z = c + 2 e resolva a equação a + b + c = 14.
Solução:

Porém o gabarito é 120.
Onde eu errei na solução destes problemas ?
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por MarceloFantini » Ter Jun 08, 2010 04:41
Angeruzzi, por favor crie um novo tópico para a sua dúvida para facilitar a localização e evitar amontoados em um mesmo tópico.
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por Douglasm » Ter Jun 08, 2010 09:24
Olá angeruzzi. Como Fantini disse, para novas perguntas crie um novo tópico. Mas sobre sua dúvida, seu único erro foi fazer "ao contrário" (erro esse que eu também cometi ao resolver sua primeira questão, que será corrigido no próximo post). O certo seria fazer as combinações como:

Corrigindo isso, encontrará as respostas do gabarito. Na verdade, o que devemos fazer aqui, é combinar 3 incógnitas, 5 a 5, 4 a 4, etc. Assim teríamos como solução, por exemplo:

O que representaria:

De modo geral é isso, mas gostaria de chamar a atenção para um outro jeito de se resolver a primeira questão:
Podemos expressar esse problema do seguinte modo:

Tal que
"f" seria a "folga" das soluções.
f = 5 - (x+y+z). Podemos então prosseguir descobrindo o número de soluções de
x + y + z + f = 5, que é dado por:

OBS: Cuidado com algo que pode confundir muito: certos livros (como o que eu usei), usam uma notação "inversa" (em relação a notação mais usual para combinação). Ao invés de

, preferem fazer

. É interessante tomar muito cuidado com isso, e observar bem que combinação está fazendo.
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por Douglasm » Ter Jun 08, 2010 09:33
Errata: Sobre a questão das bolas na caixa:
a) A combinação certa aqui é:
Esta questão pode ser interpretada também como o número de soluções da equação:
c) A correção aqui é semelhante a anterior:

Desculpe a desatenção e até a próxima.
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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