por Questioner » Dom Mai 23, 2010 13:12
Olá,
Preciso determinar se a seguinte série converge:

Comecei utilizando o teste da integral:

Ok. Observando, lembrei que se utiliza-se a ideia de que:
e nela podemos usar uma substituição trigonométrica.

Ou seja, a equação poderia ser descrita como:
} \lim_{b\rightarrow\infty} \int_{0}^{b} \frac{{tg}^{-1} b}{\sqrt[]({}1+{b}^{4})}](/latexrender/pictures/89ae8a6102996430f0724d5bf0ccad0a.png)
Substituindo:
![{x}^{2} = tg(\Theta)\, ,x = \sqrt[]{tg(\Theta)}\, ,d({x}^{2}) = {sec}^{2}(\Theta) {x}^{2} = tg(\Theta)\, ,x = \sqrt[]{tg(\Theta)}\, ,d({x}^{2}) = {sec}^{2}(\Theta)](/latexrender/pictures/d82b05acd82cb77f630e197f5886e93d.png)
Ou seja,
ATENÇÃO AGORA. Fiz de dois jeitos distintos, pois fiquei na dúvida. Vejam se algum confere, por favor:
JEITO AVoltando a primeira integral:

Seguindo:
![\int_{}^{} arctg(\Theta)= arccotg (\Theta) + ln\,\sqrt[]{2} + C \int_{}^{} arctg(\Theta)= arccotg (\Theta) + ln\,\sqrt[]{2} + C](/latexrender/pictures/32a6d0a1b1e2038805a8d6198d85f969.png)
Limite:
![\lim_{b\rightarrow\infty} arccotg (b) + ln\,\sqrt[]{2} \lim_{b\rightarrow\infty} arccotg (b) + ln\,\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/516ab18989298efec4ad2a8345511fa3.png)
O jeito B também não confere com o resultado final.
RESULTADO FINAL: 
Acho que fiz uma tempestade em um copo d'água. A resolução deve ser muito mais simples, mas não consigo vê-la. Alguém pode me ajudar?
Obrigado!
-
Questioner
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 11
- Registrado em: Ter Abr 20, 2010 22:13
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por magellanicLMC » Qua Fev 05, 2014 22:06
está certo o teste que tu resolveu usar mas primeiro tu pode facilitar a questão trazendo p uma função de x que vá se comportar de uma forma já conhecida no caso eu faria

e começaria a trabalhar a partir dela
p/ que o teste da integral seja efetuado precisamos primeiro conferir algumas condições
1) a série ser decrescente e continua
2)apresentar termos positivos p/ x maior que 1
supondo que a função de fato admita essas condições vamos aplicar o teste da integral (caso tu tenhas dificuldades aqui pergunte)

considerando


que é exatamente o que temos em nossa integral, substituindo fica

voltando p/u e aplicando os limites fica
analisando o gráfico da tangente e invertendo nos temos o gráfico da arcotangente ou seja

-
magellanicLMC
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Ter Jan 28, 2014 20:35
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por e8group » Qui Fev 06, 2014 12:21
Se não foi determinado um método a seguir , no meu ponto de vista , um método bem simples é o dá comparação .
Observe que a função tangente definida do intervalo

ao

é injetora e sobrejetora (podemos ver esboçando o gráfico) . Assim , a função arco tangente (inversa da tangente) está bem definida de

em

e esta função por sua vez é limitada superiormente por

e inferiormente por

e assim ela é limitada por

o que significa que

para todo

. Quando multiplicamos está desigualdade por

obtemos que

. Desta forma , para

, pondo

temos

.Pelo que

converge ,então

converge .Logo ,

converge .
-
e8group
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1400
- Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por magellanicLMC » Qui Fev 06, 2014 23:07
concordo com o que tu desenvolveu santhiago, eu realmente só fiz pelo método mais trabalhoso pqe falava em integral no enunciado mas é preferível o teu jeito hahaha
-
magellanicLMC
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Ter Jan 28, 2014 20:35
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [SÉRIE] teste da integral
por magellanicLMC » Qua Fev 05, 2014 20:38
- 1 Respostas
- 1698 Exibições
- Última mensagem por e8group

Qui Fev 06, 2014 11:55
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Duvida de Série pelo teste da integral
por douglasnickson » Sáb Ago 20, 2016 13:41
- 0 Respostas
- 3979 Exibições
- Última mensagem por douglasnickson

Sáb Ago 20, 2016 13:41
Sequências
-
- [Série] Calcular valor de série tendo outra como referência
por robmenas » Dom Abr 07, 2019 14:35
- 0 Respostas
- 8525 Exibições
- Última mensagem por robmenas

Dom Abr 07, 2019 14:35
Sequências
-
- [série de Euler / problema da Basiléia] Série de Fourier
por Burnys » Qua Jul 16, 2008 14:34
- 4 Respostas
- 8854 Exibições
- Última mensagem por admin

Qui Jul 17, 2008 00:33
Sequências
-
- Série
por jccp » Seg Dez 16, 2013 01:44
- 3 Respostas
- 2520 Exibições
- Última mensagem por Russman

Seg Dez 16, 2013 20:19
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.