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Problema sobre PA

Problema sobre PA

Mensagempor Cleyson007 » Dom Mai 25, 2008 01:53

Boa noite Fábio Sousa, tudo bem?

Gostaria de saber se a resolução da questão abaixo está certa.

Um menino tem R$ 19,00 no seu cofre e, a partir de certo mês, passou a tirar R$ 0,80 todos os dias para um sorvete.
Pergunta-se: Qual foi o 1º dia em que ele não pôde tomar sorvete?

No meu modo de pensar o 1º dia em que ele não pode tomar sorvete foi quando acabou o dinheiro.
Se acabou o dinheiro eu coloquei 0 (zero) no termo geral da PA.

Resolvi a questão assim ----> 0 = 19 + (0,8n + 0,8), obtendo o valor de 24,75 para n.
O raciocício está correto?

Um abraço.
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Re: Problema sobre PA

Mensagempor admin » Dom Mai 25, 2008 02:45

Olá Cleyson, tudo bem!

O menino não pôde comprar sorvete quando o saldo do cofre ficou inferior a 80 centavos!

Lembre-se que se n é o número de dias, n \in \math{N}, ou seja, n \in \left\{ 0, 1, 2, 3, \cdots \right\}.

Veja o que aconteceu dia a dia com o saldo do cofre:
1º dia) saldo = 19 - 1\cdot0,8
2º dia) saldo = 19 - 2\cdot0,8
3º dia) saldo = 19 - 3\cdot0,8
\vdots
n-ésimo dia) saldo = 19 - n\cdot0,8

A pergunta é: quando o saldo ficou inferior a 80 centavos?
Ou seja, a partir de qual valor de n:

19 - n\cdot0,8 < 0,8

Resolva esta inequação, lembrando antes de responder que n é um número natural.
Para conferir, pense no caso real, testando o valor encontrado.
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Re: Problema sobre PA

Mensagempor Cleyson007 » Dom Mai 25, 2008 03:03

fabiosousa escreveu:Olá Cleyson, tudo bem!

O menino não pôde comprar sorvete quando o saldo do cofre ficou inferior a 80 centavos!

Lembre-se que se n é o número de dias, n \in \math{N}, ou seja, n \in \left\{ 0, 1, 2, 3, \cdots \right\}.

Veja o que aconteceu dia a dia com o saldo do cofre:
1º dia) saldo = 19 - 1\cdot0,8
2º dia) saldo = 19 - 2\cdot0,8
3º dia) saldo = 19 - 3\cdot0,8
\vdots
n-ésimo dia) saldo = 19 - n\cdot0,8

A pergunta é: quando o saldo ficou inferior a 80 centavos?
Ou seja, a partir de qual valor de n:

19 - n\cdot0,8 < 0,8

Resolva esta inequação, lembrando antes de responder que n é um número natural.
Para conferir, pense no caso real, testando o valor encontrado.


A resolução do sistema ficaria assim ----> 19 - 0,8 n < 0,8 0,8 - 19 < - 0,8 n - 18,2 < - 0,8 n ( -1)
Encontrando o valor de n > 22,75.

Observando que n é um nº real, a resposta seria n = 23 ?

Pensando no caso real ---> 19 - 0,8 n < 0,8 para n = 23 19 - 0,8 (23) < 0,8 0,6 < 0,8 ( verdadeiro )
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Re: Problema sobre PA

Mensagempor admin » Dom Mai 25, 2008 04:31

Cleyson007 escreveu:A resolução do sistema ficaria assim ---->
19 - 0,8 n < 0,8
\xcancel{
\begin{matrix}
0,8 - 19 < - 0,8 n \\
- 18,2 < - 0,8 n ( -1)
\end{matrix}
}
Encontrando o valor de n > 22,75.

Observando que n é um nº real, a resposta seria n = 23 ?


Cleyson, n é um número natural, n \in \left\{0, 1, 2, 3, \cdots \right\}.
De fato, n > 22,75, mas cuidado na resolução da inequação, não "sistema":

19 - n\cdot0,8 < 0,8

19 - 0,8 < n\cdot0,8

18,2 < n\cdot0,8

\frac{18,2}{0,8} < n

22,75 < n

ou

n > 22,75

Portando, a partir de n=23 (o 23º dia) o menino não pôde comprar sorvete, pois neste dia o saldo do cofre era de 60 centavos!

Por curiosidade, repare que relacionando com P.A., temos:

a_1 = 19

r = -0,8

O termo geral:
a_k = 19 + (k-1)(-0,8)

a_k = 19 - 0,8(k-1)


E refazendo a pergunta: a partir de qual k, k \in \math{N}, a_k < 0,8.

Resolvendo:

19-0,8(k-1) < 0,8

19 - 0,8k + 0,8 < 0,8

19 - 0,8k < 0

19 < 0,8k

\frac{19}{0,8} < k

k > 23,75

Cuidado que k aqui é o número do termo da P.A., não o número de dias decorridos.

O número de dias decorridos é: n = k-1

Portanto:
k = n+1

n+1 > 23,75

n > 23,75 - 1

n > 22,75

Logo, n = 23 dias, como já havíamos concluído.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?