por Cleyson007 » Dom Mai 25, 2008 01:53
Boa noite Fábio Sousa, tudo bem?
Gostaria de saber se a resolução da questão abaixo está certa.
Um menino tem R$ 19,00 no seu cofre e, a partir de certo mês, passou a tirar R$ 0,80 todos os dias para um sorvete.
Pergunta-se: Qual foi o 1º dia em que ele não pôde tomar sorvete?
No meu modo de pensar o 1º dia em que ele não pode tomar sorvete foi quando acabou o dinheiro.
Se acabou o dinheiro eu coloquei 0 (zero) no termo geral da PA.
Resolvi a questão assim ----> 0 = 19 + (0,8n + 0,8), obtendo o valor de 24,75 para n.
O raciocício está correto?
Um abraço.
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Cleyson007
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por admin » Dom Mai 25, 2008 02:45
Olá Cleyson, tudo bem!
O menino não pôde comprar sorvete quando o saldo do cofre ficou inferior a 80 centavos!
Lembre-se que se

é o número de dias,

, ou seja,

.
Veja o que aconteceu dia a dia com o saldo do cofre:
1º dia) saldo =

2º dia) saldo =

3º dia) saldo =


n-ésimo dia) saldo =

A pergunta é: quando o saldo ficou inferior a 80 centavos?
Ou seja, a partir de qual valor de

:

Resolva esta inequação, lembrando antes de responder que

é um número natural.
Para conferir, pense no caso real, testando o valor encontrado.
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por Cleyson007 » Dom Mai 25, 2008 03:03
fabiosousa escreveu:Olá Cleyson, tudo bem!
O menino não pôde comprar sorvete quando o saldo do cofre ficou inferior a 80 centavos!
Lembre-se que se

é o número de dias,

, ou seja,

.
Veja o que aconteceu dia a dia com o saldo do cofre:
1º dia) saldo =

2º dia) saldo =

3º dia) saldo =


n-ésimo dia) saldo =

A pergunta é: quando o saldo ficou inferior a 80 centavos?
Ou seja, a partir de qual valor de

:

Resolva esta inequação, lembrando antes de responder que

é um número natural.
Para conferir, pense no caso real, testando o valor encontrado.
A resolução do sistema ficaria assim ----> 19 - 0,8 n < 0,8 0,8 - 19 < - 0,8 n - 18,2 < - 0,8 n ( -1)
Encontrando o valor de n > 22,75.
Observando que n é um nº real, a resposta seria n = 23 ? Pensando no caso real ---> 19 - 0,8 n < 0,8 para n = 23 19 - 0,8 (23) < 0,8 0,6 < 0,8 ( verdadeiro )
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por admin » Dom Mai 25, 2008 04:31
Cleyson007 escreveu:A resolução do sistema ficaria assim ---->
19 - 0,8 n < 0,8

Encontrando o valor de n > 22,75.
Observando que n é um nº real, a resposta seria n = 23 ?
Cleyson,

é um número
natural,

.
De fato,

, mas cuidado na resolução da
inequação, não "sistema":





ou

Portando, a partir de

(o 23º dia) o menino não pôde comprar sorvete, pois neste dia o saldo do cofre era de 60 centavos!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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