por Mr Bob Wilson » Qua Mai 05, 2010 20:23
Bom Dia ajudamatematica , estou com duvida nas relaçoes metricas no triangulo retangulo , eu tentei muitas e muitas vezes
mas não conseguir resolver certos exercicios , poderia me ajudar ?
1 - uma estaçao de tratamento de agua (ETA) localiza-se a 600 m de uma estrada reta . Uma estaçao de radio localiza-se nessa mesma estrada , a 1000 m da ETA . Pretende-se construir um restaurante , na estrada , que fique a mesma distancia das duas estaçoes . A distancia do restaurante a cada uma das estaçoes devera ser ?
2 - A diagonal de uma tela retangular de TV mede 22 polegadas . Quais sao as dimensoes da tela , tambem em polegadas , sabendo que a razao entre elas é 3/4 ?
3 - Uma escada de 25 dm de comprimento se apoia num muro do qual seu pé dista 7 dm . Se o pé da escada se afasta mais 8 dm dp ,irp . qiaç p desçpca,emtp verofocadp éça extre,odade siéropr da escada ?
ficarei grato , vlw
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por Molina » Qua Mai 05, 2010 20:51
Boa noite.
O 1. você pode encontrar aqui:
viewtopic.php?f=81&t=969&p=3273&hilit=+ETA+#p3273Tente fazer o 2. e o 3. usando este exercício.
Qualquer dúvida, infome

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por Mr Bob Wilson » Qua Mai 05, 2010 21:32
Obrigado pelo atendimento molina
consegui entender a resoluçao do exercicio , mas eu não consegui enxergar o teorema de pitagoras nas outras
poderia me ajudar a fazer os outros ? tenho muita dificuldade nessa materia , vlw ^^
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por Molina » Qua Mai 05, 2010 23:32
Boa noite, novamente.
Mr Bob Wilson escreveu:2 - A diagonal de uma tela retangular de TV mede 22 polegadas . Quais sao as dimensoes da tela , tambem em polegadas , sabendo que a razao entre elas é 3/4 ?
Você consegue visualizar uma TV com 22 polegadas de diagonal? Só que a
base dela (parte de baixo) é do tipo
4x polegadas e a
altura dela (lateral) é do tipo
3x polegadas.
Essa figura forma um triângulo retângulo, com catetos 3x e 4x, e hipotenusa 22.
Usando o Pit.:





Jogando esse valor de x em
3x (altura) e
4x (base) você descobre as dimensões da tela.
Para verificar se seu valor é o correto, pegue esses valores da altura e da base, eleve elas ao quadrado e depois some. Tire a raiz quadrada desse total e verifique se deu 22 (medida da diagonal e hipotenusa).
Abraços,

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Sex Out 22, 2010 18:50
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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