por Dan » Dom Mar 14, 2010 20:05
Oi gente.
Preciso muito entender o que significa "invariante" na geometria. Procurei várias coisas na internet, mas está muito difícil de entender. As explicações são muito genéricas.
A frase é a seguinte: "a abertura do ângulo é uma propriedade invariante".
Isso quer dizer que um ângulo sempre tem uma abertura, mesmo sendo reto, por exemplo?
Não consigo entender essa informação. Não sei se ela é óbvia de mais ou confusa de mais. Porque, do meu ponto de vista, um ângulo não tem abertura, ele simplesmente É uma abertura!
Aguardo comentários.
-

Dan
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 101
- Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por Neperiano » Dom Mar 14, 2010 21:32
Ola
O Termo invariante diz respeito a uma propriedade que não varia sobre qualquer transformação, por exemplo voce tem o angulo de 90 graus, ele sempre sera 90 graus, é claro que se voce passar uma reta no meio vai dividir em angulos de 45 graus, mas mesmo assim ele ainda é de 90 graus, voce apenas esta usando 45 graus para facilitar ou ajudar no calculo.
Com isso a abertura do angulo não ira mudar, sempre sera do valor que deve ser..
Espero ter ajudado
Qualquer duvida
Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-

Neperiano
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 960
- Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Dom Mar 14, 2010 21:55
Quando falamos em transformações estamos falando sobre rotações e translações.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Dan » Dom Mar 14, 2010 22:19
Eu continuo sem entender.
Claro, eu poderia muito bem chegar pra minha professora e dizer "ah, olha só, é invariante porque independente de rotações e outras transformações que possam acontecer, a propriedade do ângulo não se altera". Além da profe gostar mais de mim, eu vou impressionar os colegas mostrando como eu sou foda, mas esse não é meu objetivo.
Beleza, eu posso construir essa frase porque sei escrever. Mas continuo sem entender. A informação continua genérica, não assume nenhum sentido que me faça compreender essa propriedade.
-

Dan
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 101
- Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por Neperiano » Dom Mar 14, 2010 22:37
Ola
Vou tentar dar um exemplo:
Pegue duas cidades: Rio de Janeiro e São Paulo
Faça de conta q a distancia entre as duas é 100 Km, e de carro você faça ela em 2 horas, então instalaram um trem bala entre as duas cidades que faz e, 1 hora, a distancia é a mesma mas o tempo não, ou seja a distancia é invariavel, mesmo o modo como você chega la sendo diferente.
Espero ter ajudado
Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-

Neperiano
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 960
- Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Dom Mar 14, 2010 23:08
Tente pensar assim: uma propriedade invariante quer dizer que não muda, não importa o que fizermos com ela.
Não sei se é um bom exemplo, mas vou tentar: é como pegar uma bola de futebol e tentar jogar vôlei, basquete, handball, etc. Por mais que você tente, ela continua tendo as propriedades de uma bola de futebol, que é invariante, independente do esporte que você pratique tentando usá-la.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Dan » Seg Mar 15, 2010 09:49
Olá rapazes.
Interessante, agora o entendimento está mais concreto.
Ainda assim, eu não compreendo a relevância da informação. O ângulo é uma propriedade invariante, ok. Mas qual a razão para afirmar isso? Quando estamos falando em isomerias, não há razões para os ângulos modificarem em uma figura que rotaciona, por exemplo.
Parece que está chovendo no molhado. Eu entendo que alguns postulados, como afirmar que um ângulo é a abertura entre duas retas de mesmo vértice, são definições básicas e importantes.
Mas qual o motivo de ressaltar a invariância de um ângulo? A questão é que transformações, justamente por terem a isomeria como uma das orientações, simplesmente não alteram nada dos ângulos.
Ou seja, eu ainda acho que essa informação é inútil. Ou ela tem utilidade? Qual a importância disso?
Aguardo comentários.
-

Dan
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 101
- Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Seg Mar 15, 2010 21:28
Pessoalmente eu não sei Dan, mas pode ser que seja importante para geometrias não-euclidianas (como hiperbólica e elíptica) ou para outros ramos como Geometria Diferencial, Topologia, etc.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Dan » Ter Mar 16, 2010 10:28
Obrigado Fantini e Maligno pelas contribuições.
Vou investigar o assunto ao longo da semana, e caso eu encontre esses esclarecimentos, eu posto aqui no fórum.
-

Dan
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 101
- Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por Neperiano » Ter Mar 16, 2010 14:21
Ola Dan
Talvez em derivas, integrais e algebra vetorial e linera se use algo, estou cursando algumas dessa cadeiras, vou investigar com minha professora
Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-

Neperiano
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 960
- Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por Dan » Qua Mar 17, 2010 11:29
Oi gente!
Consegui obter uma explicação satisfatória da propriedade invariante.
Não precisa ir muito longe, na própria geometria euclidiana há casos em que podemos entender essa propriedade.
Imaginem um quadrado de aresta 8 cm. A área é 64 cm² e o perímetro é 32 cm. Há 4 ângulos retos.
Agora, imaginem um quadrado de aresta 3 cm. A área é 9 cm² e o perímetro 12 cm. Porém, há uma propriedade comum com o quadrado de aresta 8 cm, e com todos os outros quadrados: 4 ângulos retos.
Ou seja, o ângulo é uma propriedade invariante porque mesmo que uma figura seja reduzida, aumentada (proporcionalmente) ou que seja feita uma isomeria, etc, os ângulos não alteram.
Podemos imaginar também um triângulo escaleno de lados x, y e z. Se ampliarmos ou reduzirmos proporcionalmente este triângulo e ele passar a ter medidas de lados x', y' e z', o perímetro e a área também mudam. Porém, os ângulos continuam os mesmos.
Tem uma outra explicação, que eu não considero tão satisfatória, mas "adveio" da boca de uma professora de geometria: "não importa o tamanho do segmento de reta, ou o ponto que se mede (o ângulo) entre esses segmentos. O ângulo sempre será o mesmo...".
Eu ainda prefiro a explicação anterior, de que mesmo alterando área e perímetro, os ângulos permanecem os mesmos.
Abraços.
-

Dan
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 101
- Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Mai 25, 2010 18:49
Que nada mais é do que a sua professora falou. Alteração na área e no perímetro nada mais são do que consequências da alteração no tamanho dos segmentos. Na verdade o que você está fazendo é ampliando ou reduzindo, ou seja, homotetia (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homotetia ).
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Geometria Plana
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.