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questão cabulosa. Ajuda aqui!!!

questão cabulosa. Ajuda aqui!!!

Mensagempor zenildo » Seg Mai 09, 2016 01:49

A soma do cos^2 0°+ cos^2 2°+ cos^2 4°+cos^2 4°+ cos^2 6°+....+cos^2 358°+ cos^2 360°, é igual a:

A) 316 obs: olá, todas as minhas tentativas até agora de resolver
B) 270 este problema foram frustrantes, a medida que, não
C) 181 não encontrei a resposta certa.
D) 180
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Re: questão cabulosa. Ajuda aqui!!!

Mensagempor nakagumahissao » Seg Mai 09, 2016 07:18

cos^2 0°+ cos^2 2°+ cos^2 4°+cos^2 4°

Repetido duas vezes o 4. É isso mesmo?
Eu faço a diferença. E você?

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Re: questão cabulosa. Ajuda aqui!!!

Mensagempor zenildo » Seg Mai 09, 2016 11:22

Sim é isto mesmo Nakagumassuma.Estava escrito assim no problema.
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Re: questão cabulosa. Ajuda aqui!!!

Mensagempor nakagumahissao » Qui Mai 12, 2016 03:03

A questão parece ter sido colocada de forma diferente. De qualquer forma para agilizar e não ter que resolver a questao novamente:

https://br.answers.yahoo.com/question/i ... 000AA6JkTJ

possui a soma ateh 360 sem repetir o 4.


Portanto, a resposta do link acima estah correta pois 1/3 do tempo os números ficam próximos de 1 enquanto que os outros 1/3 dos valores se situam proximos de 0.5 e outros 1/3 proximos de 0. Assim, de 0 graus ateh 90, temos uma PA de razao 2 onde o primeiro termo eh 0 e o ultimo termo eh 90, ou seja

{a}_{n} = 90 = {a}_{1} + (n-1)2 \Rightarrow 90 = 0 + (n-1)2 \Rightarrow n = 46

Sao 46 termos. O que equivale a dizer que 46/3 = 15 aproximadamente ficam em torno de 1 e outros 15 em torno de 1/2, ou seja, 15 + 15/2 = 23 aproximadamente

Se repetirmos isso para os quatro quadrantes, e considerando que os cossenos estão elevados ao quadrado, ou seja, sempre positivos, temos então que multiplicar esse valor por 4, ou seja, 23 x 4 = 92 aproximadamente.

Fiz um aplicativo para verificar isso em valores e mostra-los para voce e os resultados sao:

Imagem

Se desejar baixar o aplicativo:

https://drive.google.com/file/d/0B05xwwRHqMfYelNBaXpacFR0TDA/view?usp=sharing

Agora, no seu caso, basta adicionar ao resultado mais um Cos^2(4), o que daria 92 + 0.9951340344 =92.99513403

Nao mudaria muito o resultado. Basta agora escolher a opcao cujo valor seja mais proximo de 92.99513403

Veja que o valor final correto da soma seria: 90.6024899481915 + cos^2(4) = 91.59762398
Eu faço a diferença. E você?

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Re: questão cabulosa. Ajuda aqui!!!

Mensagempor zenildo » Qui Mai 12, 2016 22:43

Como faço pra saber muita matemática como vc? Parabéns, bem feita a questão!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?