Bom dia Amigos.
Não consigo finalizar dois exercícios de circuitos em RLC, e gostaria de um auxilio para matar o raciocínio.
1 - Uma carga indutiva consume 5kW com 60 % do FP indutivo, de uma linha de 220V.
Calcule a especificação de quilovoltampères do capacitor necessária para aumentar o FP Total até a unidade.
Passo 1: Calcule as relações de potência da carga indutiva.
Passo 2: Calcule a especificação de quilovoltampères do capacitor.
Minhas tentativas: Então amigos... cheguei em resultados do tipo 6.66 kVA ... mas o exercício ta confuso e não entendi muito bem.
2 -A carga de uma instalação consome 2000 kVA de uma linha de 240V com um FP de 0.7 indutivo. Calcule a especificação, em kVA, do condensador a colocar em paralelo com a carga da referida instalação, de tal modo que o factor de potência do circuito global seja corrigido para o valor 0.9 indutivo.
Minhas tentativas: Pois é... mais uma vez não sei se atingi o objetivo... 753 kVA
Grato,
Felipe

![\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}} \frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}](/latexrender/pictures/981987c7bcdf9f8f498ca4605785636a.png)
e elevar ao quadrado os dois lados)