por Rosi7 » Sáb Mai 23, 2015 09:44
Para

e para
![b={2}^{4}.{6}^{3}.{9}^{2} resolva \sqrt[7]{a.b} b={2}^{4}.{6}^{3}.{9}^{2} resolva \sqrt[7]{a.b}](/latexrender/pictures/1106fd7e30fc7e223bcb72dd77237729.png)
-
Rosi7
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 15
- Registrado em: Sáb Mai 02, 2015 18:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Física
- Andamento: cursando
por nakagumahissao » Dom Mai 24, 2015 01:54
Rosi7, pelas regras deste fórum você deveria ter detalhado o que já tentou fazer. Desta vez vou responder a questão mas por favor na próxima vez, tente nos dizer o que já foi feito por você para sanarmos sua dúvida e para que não fiquemos aqui apenas resolvendo os seus problemas de modo que você fique sem sem o principal, aprender.
Resolução:
Substituindo-se a e b debaixo da raiz usando os valores dados, teremos:
[1]
![\sqrt[7]{ab} = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {81}^{2} \cdot {2}^{4} \cdot {6}^{3} \cdot {9}^{2}} = \sqrt[7]{ab} = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {81}^{2} \cdot {2}^{4} \cdot {6}^{3} \cdot {9}^{2}} =](/latexrender/pictures/ab0db810c84ed85e745467922c4d716c.png)
Decompondo-se 81, 6 e 9 tem-se que:



Continuando a resolver [1] e utilizando as várias propriedades da radiciação, temos:
![= \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {({3}^{4})}^{2} \cdot {2}^{4} \cdot {3}^{3} \cdot {2}^{3} \cdot {({3}^{2})}^{2}} = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {3}^{8} \cdot {2}^{4} \cdot {3}^{3} \cdot {2}^{3} \cdot {3}^{4}} = = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {({3}^{4})}^{2} \cdot {2}^{4} \cdot {3}^{3} \cdot {2}^{3} \cdot {({3}^{2})}^{2}} = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {3}^{8} \cdot {2}^{4} \cdot {3}^{3} \cdot {2}^{3} \cdot {3}^{4}} =](/latexrender/pictures/9f8869fd4bcc173676172b037ee17147.png)
![= \sqrt[7]{{3}^{14} \cdot {2}^{7}} = \sqrt[7]{{3}^{14}} \cdot \sqrt[7]{{2}^{7}} = {3}^{2} \cdot 2 = 9 \times 2 = 18 = \sqrt[7]{{3}^{14} \cdot {2}^{7}} = \sqrt[7]{{3}^{14}} \cdot \sqrt[7]{{2}^{7}} = {3}^{2} \cdot 2 = 9 \times 2 = 18](/latexrender/pictures/8dfae70918eccdb575e4a307c7fa7573.png)
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 386
- Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
- Localização: Brazil
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Lic. Matemática
- Andamento: cursando
-
por Rosi7 » Qui Mai 28, 2015 19:02
Grata e desculpa, esqueci de dizer, mas da próxima vez digo. Esta questão, não é do meu curso, é de um livro de matemática, aí fui fazer, e deu um numero enorme dentro da raiz, pois eu resolvia as potencias, multiplicava e depois ia tirar da raiz.
-
Rosi7
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 15
- Registrado em: Sáb Mai 02, 2015 18:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Física
- Andamento: cursando
por Rosi7 » Qui Mai 28, 2015 19:33
Os: Achei interessante o poeta, educador Taylor Maly.
Agora a frase: "Eu faço crianças ficarem sentadas por mais de 40 minutos em sala de aula em silêncio absoluto."
Ele deve ser muito bom mesmo. Desculpa, debater o poema com você, mas isso me pareceu um pouco Freiriano.
Embora concorde que:
[...] Eu faço os alunos imaginarem.
Questionarem.
Criticarem.
Eu faço os alunos demonstrarem todos os cálculos matemáticos realizados para chegar às respostas dos problemas.
E faço com que apresentem a redação final como se nunca tivessem produzido um rascunho sequer.
Eu os faço entender que, se você tem um talento, deve segui-lo. [...]
Isso é Vygotsky etc .. e eu amo!
Acho que vou pesquisar sobre Maly.. e continuem colocando as frases, são maravilhosas!
Abraço!
-
Rosi7
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 15
- Registrado em: Sáb Mai 02, 2015 18:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Física
- Andamento: cursando
Voltar para Aritmética
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Relação raiz/polinômio
por engel » Sáb Ago 07, 2010 11:31
- 3 Respostas
- 3194 Exibições
- Última mensagem por Molina

Sáb Ago 07, 2010 16:53
Polinômios
-
- [Polinômio] com raiz complexa
por carolsiva » Qui Jan 09, 2014 09:45
- 3 Respostas
- 3572 Exibições
- Última mensagem por anderson_wallace

Qui Jan 09, 2014 23:24
Polinômios
-
- Integral com Raiz de polinômio no denominador
por sandermec » Qui Jul 24, 2014 02:42
- 0 Respostas
- 2652 Exibições
- Última mensagem por sandermec

Qui Jul 24, 2014 02:42
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [raiz da equação] qual a raiz da equação
por lais1906 » Qui Out 11, 2012 14:47
- 3 Respostas
- 1847 Exibições
- Última mensagem por lais1906

Sáb Out 13, 2012 00:17
Equações
-
- Equação Logarítmica - Polinômio
por Rafael16 » Qua Ago 08, 2012 13:19
- 2 Respostas
- 1277 Exibições
- Última mensagem por e8group

Qua Ago 08, 2012 15:43
Logaritmos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.