por itsdeas » Sex Nov 07, 2014 18:21
Olá!
Tenho um trabalho de Calculo 2 para entregar amanhã. 2 questões envolvem Derivadas Parciais para serem solucionadas, e está é a minha dificuldade.
Questão 1:
Uma placa metálica circular com centro na origem, possui a temperatura T no ponto (x,y) dada por
T(x,y)=400*(2+x^2+3y^2)^-1 ºC
Qual a direção que se deve tomar a partir do ponto A(1,1) de modo que a temperatura aumente o mais rapido possivel e com que velocidade T(x,y) aumenta ao passar pelo ponto A nessa direção?
- Eu sei como resolver o problema, porem eu travo na parte que preciso derivar a Função
T(x,y)=400*(2+x^2+3y^2)^1/2 em x e em y. HELP!
A outra questão é parecida assim e eu travo no mesmo momento que preciso derivar em x e em y.
Segue a outra Funções que preciso de ajuda na derivação parcial:
2: T(x,y) = 46-(140-x^2-3y^2)^1/2
Imagino que por serem funções compostas eu esteja com essa dificuldade.
EU FICAREI MUITO GRATO SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR HOJE AINDA, A ENTREGA DO TRABALHO É AMANHÃ.

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itsdeas
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por young_jedi » Sex Nov 07, 2014 19:20
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por itsdeas » Sex Nov 07, 2014 22:19
Nossa, você foi muito rápido!
Tinha aula hoje a noite entao cheguei só agora, fiquei muito agradecido por sua resposta.
Vou tentar fazer agora, só me explica melhor que metodo foi utilizado, pois embora muito bem apresentado eu fiquei confuso.
Outra coisa que eu rateei ao pedir auxilio eu errei a Função, na verdade seria T(x,y)=400*(2+x^2+y^2)^-1 D:
Mas se eu entender o metodo, eu provavelmente conseguirei fazer sozinho!
mt mt obrigado mesmo.
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por young_jedi » Seg Nov 10, 2014 20:25
Me desculpe por não responder antes mas estava ocupado
primeiramente você tem que ter em mente que quando se deriva parcialmente com relação a x a variavel y deve ser tratada como uma constante
segundo, neste caso foi utilizado a regra da cadeia da derivada, onde a função é tratada como uma função composta.

a função elevada a -1 é a primeira função então fazemos sua derivada, e multiplicamos pela derivada da função que esta 'dentro' dela ou seja a função

para a derivada da primeira função, fazemos o procedimento de colocar o expoente multiplicando a função e subtrair 1 do expoente


agora calculamos

como 2 e y são constantes então sua derivada é 0 ja

tem como derivada

portanto

para y é só proceder da mesma forma mas tendo em mente que agora x é uma constante
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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