por Luciano Dias » Dom Jan 03, 2010 12:37
Tenho pesquisado sobre o tema, que na teoria parece fácil, mas que os livros e páginas da internet não vão direto ao assunto.
Não quero abusar aqui deixando várias perguntas em um mesmo tópico, mas é inevitável se tratando do mesmo assunto, pois realmente existem dúvidas sobre o assunto. Estudar sozinho é desse jeito.
- Como saber se uma função possui assíntotas verticais e/ou horizontais e determinar as suas equações.
Por exemplo, na função f(x) =2x^2 + 1/2x^2 -3x
-
Luciano Dias
- Novo Usuário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em química
- Andamento: cursando
por Molina » Dom Jan 03, 2010 16:39
Luciano Dias escreveu:Tenho pesquisado sobre o tema, que na teoria parece fácil, mas que os livros e páginas da internet não vão direto ao assunto.
Não quero abusar aqui deixando várias perguntas em um mesmo tópico, mas é inevitável se tratando do mesmo assunto, pois realmente existem dúvidas sobre o assunto. Estudar sozinho é desse jeito.
- Como saber se uma função possui assíntotas verticais e/ou horizontais e determinar as suas equações.
Por exemplo, na função f(x) =2x^2 + 1/2x^2 -3x
Boa tarde.
Você falou que está estudando sozinho. Está seguindo algum livro?
Pois bem, para saber se uma função

possui
assíntotas verticais em alguma reta

, basta calcular o limite de

, com x tendendo a

. Matemáticamente, você fará

.

será uma assíntota vertical se esse limite der

Exemplo: A reta

é uma assíntota vertical da curva

, pois

Agora para saber se a função

possui
assíntotas horizontais em alguma reta

, calcularemos o limite de

com x tendendo ao mais e menos infinito. Matemáticamente, você fará

. O resultado

e

deste limite será assíntota horizontal.
Exemplo: A reta

é uma assíntota horizontal da curva

, pois

e

Lembrando que estas assíntotas horizontais que encontramos (2) nao precisa ser iguais. Neste caso esta curva possui apenas uma assíntota horizontal.

Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por Luciano Dias » Dom Jan 03, 2010 19:18
Obrigado Diego.
Cara, entendi o que disse, suas palavras foram ótimas, a questão é que tenho alguns exercícios e daí tenho que saber se possui assíntotas, vertical e/ou horizontal e achar sua equação. Apenas me fornece a função, não tendendo a número algum. E é aí que reside o problema. Mas, fico agradecido pela ajuda. Valeu.
Ah! Estudo no livro do James Stewart, tenho entendido algumas coisas, mas meio fragmentado, por esse motivo recorro a sites como esse.
-
Luciano Dias
- Novo Usuário

-
- Área/Curso: licenciatura em química
- Andamento: cursando
por Molina » Dom Jan 03, 2010 23:22
Luciano Dias escreveu:Obrigado Diego.
Cara, entendi o que disse, suas palavras foram ótimas, a questão é que tenho alguns exercícios e daí tenho que saber se possui assíntotas, vertical e/ou horizontal e achar sua equação. Apenas me fornece a função, não tendendo a número algum. E é aí que reside o problema. Mas, fico agradecido pela ajuda. Valeu.
Ah! Estudo no livro do James Stewart, tenho entendido algumas coisas, mas meio fragmentado, por esse motivo recorro a sites como esse.
Que bom que você entendeu.
O exercício vai ser apenas isso mesmo. Vai ser dada apenas a função e você terá que calcular o limite delas para encontrar as assíntotas verticais e horizontais. Claro, que nem sempre terá.
Então você pode abrir novos tópicos com algumas questões que você tem dúvida, informando realmente qual sua dúvida (se possível mostrar até onde chegou) que alguém irá te ajudar com certeza.
Gosto do Stewart. O bom que ele trás as respostas dos ímpares, o que pode ser muito útil.
Bom estudo

Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m: