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[Questão Envolvendo Calendário]

[Questão Envolvendo Calendário]

Mensagempor Maria77 » Dom Jun 29, 2014 19:00

Olá

Uma colega me pediu ajuda mas não consegui responder a questão. A pergunta seria mais ou menos assim:

O aniversário de Maria cai todo ano numa quarta feira, assim podemos afirmar que Maria faz aniversário em qual mês:
Fiquei em dúvida porque não tem como o aniversário cair sempre no mesmo dia da semana ou tem?


Obrigada
Maria77
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Re: [Questão Envolvendo Calendário]

Mensagempor e8group » Dom Jun 29, 2014 23:22

Falso , não ?
Suponha que a moça nasceu em alguma data correspondente ao ano k .

Defina a relação(não é função , mas td bem ...ajudará organizar as ideias ) G_k :  \{1,2,3, \hdots , 31  \} \times \{1,2,...,12\text\}  \times \{k\}  \mapsto \{\text{dom} , \text{seg} ,\text{terc} , \hdots , \text{sab} \} .

(

Por simplicidade (S.P.G) , vamos supor que em 1:1:k é domingo .Então temos G_k(1,1,k) = \text{dom} ,

G_k(2,1,k) = \text{seg} (significa 2:1:k é segunda ) ... .

Suponha ano k não bissexto (se for não problemas )

Agora forme grupos de 7 dias , escolhendo dos 7 primeiros do ano ao último . Note que , 365 = 52 \cdot 7 +1 , ou seja , temos 52 grupos de 7 dias dos quais cada membro ; uma configuração da forma (Dia do mês , Nome do mês , Ano ) , ou seja , uma tripla ordenada (x,y,k) \in  \{1,2,3, \hdots , 31 \} \times \{1,2,...,12\text\}  \times \{k\} . Analisando o último grupo de 7 dias , temos que G_k(30,12,k) = \text{sab} o que implica que

G_k(31,12,k) = \text{dom} o que implica que G_{k+1}(1,1,k+1)  = \text{seg} (aqui novo ano ) que é diferente de G_{k}(1,1,k) = \terc{dom} (dias da semana distinto ) , ..., aplicando o mesmo raciocínio 364 vezes vemos que G_k(a,b,k) \neq  G_{k+1} (a,b,k+1) para todo (a,b) em que a configuração (Dia do mês , Nome do mês , k ) faz sentido .

O que quero dizer com isso , se a moça fizer(ou fez) niver na quarta no ano k , no ano k+1 ela comemorá na quinta que é o dia da semana de seu niver .E além disso note que k é genérico .Portanto impossível .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?