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R.L com números.

R.L com números.

Mensagempor wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 20:15

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Questão




Galera eu só achei um linha que é: 1234 ---- 4321 ---- 1234 ---- 4321
------------Posições nos números: Primeiro -- Segundo -- Terceiro -- Quarto
Percebi que os números de ordem ímpar terminam em Par que é o 4 e os de ordem Par terminam em ìmpar que é o 1
Estão marquei a letra D) 1, pq o 86 termo é Par.
Ainda não saiu o gabarito oficial, vcs veem outra R.L nessa questão? afinal o resultado é a letra B) 3
Obrigado.
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Re: R.L com números.

Mensagempor Russman » Seg Abr 21, 2014 22:07

Trata-se de uma sequência periódica. Não é tão simples resolver pois o período é 8 e teríamos de resolver uma equação polinomial de 8° grau. Dá pra fazer. Mas eu pensei, alternativamente, vista simetria do período(parece redundante essa expressão) em resolver da seguinte forma.

Seja a sequência S= \left \{ 1,2,3,4,4,3,2,1,1,2,3,4,4,3,... \right \} cujo n-ésimo elemento é S_n, n \geq 1.
Tome duas subsequências A=\left \{ 1,2,3,4 \right \} e B= \left \{ 4,3,2,1 \right \}.

Assim, podemos escrever S= \left \{A,B,A,B,A,... \right \}. Se imaginarmos que A e B são, na verdade, números reais quaisquer então S_n = \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]
Escrevendo formalmente, temos S_n \in \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]. Isto é, o n-ésimo termo pertencerá a prevista subsequência. É interessante notar aqui que o "4" de A é diferente do "4" de B. Em geral, é como se as subsequências tivessem elementos todos diferentes.

Portanto, agora podemos prever em qual sub-sequência que o n-ésimo termo da sequência vai pertencer. Ainda, como ambas subsequências tem 4 elementos, cada vez que n for múltiplo de 4 o S_n será 4 se S_n \in A e 1 se S_n \in B. Daí, se N é o resto da divisão de n por 4, então S_n será o 1\leq N \leq4 termo de A ou B.

Como 86/4 tem resto 2 e S_{86} \in B, então S_{86} é o 2° termo de B que é 3.

(:
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Re: R.L com números.

Mensagempor wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 22:21

Russman escreveu:Trata-se de uma sequência periódica. Não é tão simples pq dentro do período há termos repetidos. Eu pensei em resolver da seguinte forma.

Seja a sequência S= \left \{ 1,2,3,4,4,3,2,1,1,2,3,4,4,3,... \right \} cujo n-ésimo elemento é S_n, n \geq 1.
Tome duas subsequências A=\left \{ 1,2,3,4 \right \} e B= \left \{ 4,3,2,1 \right \}.

Assim, podemos escrever S= \left \{A,B,A,B,A,... \right \}. Se imaginarmos que A e B são, na verdade, números reais quaisquer então S_n = \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]
Escrevendo formalmente, temos S_n \in \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]. Isto é, o n-ésimo termo pertencerá a prevista subsequência. É interessante notar aqui que o "4" de A é diferente do "4" de B. Em geral, é como se as subsequências tivessem elementos todos diferentes.

Portanto, agora podemos prever em qual sub-sequência que o n-ésimo termo da sequência vai pertencer. Ainda, como ambas subsequências tem 4 elementos, cada vez que n for múltiplo de 4 o S_n será 4 se S_n \in A e 1 se S_n \in B. Daí, se N é o resto da divisão de n por 4, então S_n será o 1\leq N \leq4 termo de A ou B.

Como 86/4 tem resto 2 e S_{86} \in B, então S_{86} é o 2° termo de B que é 3.

(:

Muito obrigado, vou separar um tempo pra fazer desse jeito umas dez vezes, até pegar a senha,kkkk
Vi na internet uma pessoa colocou assim:
86 | 8_____
8. . 10
. 6

86º = 1, 2, 3, 4, 4, (3) <= 3 <= a resposta

Mas não explicou o processo. É o msm Raciocínio seu?
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Re: R.L com números.

Mensagempor Russman » Seg Abr 21, 2014 22:42

É, o mesmo raciocínio. Mas nesse caso a pessoa usou o período todo, que é 8. Se fizermos C = \left \{ 1,2,3,4,4,3,2,1 \right \}, então S = \left \{ C,C,C,C,... \right \}. Daí, como C tem 8 termos, se o resto da divisão n/8 é 1 \geq N \geq <8 então o S_n será o N-ésimo termo de C.

Parece mais simples fazer assim do que dividir a sequência em 2. A vantagem em dividir a sequência em 2 é que temos de dividir n por 4 ao invés de 8, que parece mais fácil! hahaha brincadeira.

Mas, de fato, resolver por Equações de Diferenças Finitas seria BEM mais elegante do que esse monte de suposições.
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Re: R.L com números.

Mensagempor wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 23:13

Vou treina mais na sua resolução msm, pq tem mais base,kkk. No dia da prova vai ficar por último, a banca IBFC sempre compra um questões assim e sempre é fácil o raciocínio, mas nas últimas prova ela está pegando mais pesado,kkkkk.
Muito Obrigado.
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Re: R.L com números.

Mensagempor Russman » Seg Abr 21, 2014 23:20

Não por isso. Boa sorte. (:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?