por wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 20:15

- Questão
Galera eu só achei um linha que é: 123
4 ---- 432
1 ---- 123
4 ---- 432
1------------Posições nos números:
Primeiro -- Segundo -- Terceiro -- Quarto Percebi que os números de ordem ímpar terminam em Par que é o
4 e os de ordem Par terminam em ìmpar que é o
1Estão marquei a letra D) 1, pq o 86 termo é Par.
Ainda não saiu o gabarito oficial, vcs veem outra R.L nessa questão? afinal o resultado é a letra
B) 3Obrigado.
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por Russman » Seg Abr 21, 2014 22:07
Trata-se de uma sequência periódica. Não é tão simples resolver pois o período é 8 e teríamos de resolver uma equação polinomial de 8° grau. Dá pra fazer. Mas eu pensei, alternativamente, vista simetria do período(parece redundante essa expressão) em resolver da seguinte forma.
Seja a sequência

cujo

-ésimo elemento é

,

.
Tome duas subsequências

e

.
Assim, podemos escrever

. Se imaginarmos que

e

são, na verdade, números reais quaisquer então
![S_n = \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n] S_n = \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]](/latexrender/pictures/411faba419cd454a1334c7a96d9066e8.png)
Escrevendo formalmente, temos
![S_n \in \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n] S_n \in \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]](/latexrender/pictures/086ac27a6012c80ad6552557aee664eb.png)
. Isto é, o

-ésimo termo pertencerá a prevista subsequência. É interessante notar aqui que o "4" de A é diferente do "4" de B. Em geral, é como se as subsequências tivessem elementos todos diferentes.
Portanto, agora podemos prever em qual sub-sequência que o

-ésimo termo da sequência vai pertencer. Ainda, como ambas subsequências tem 4 elementos, cada vez que

for múltiplo de 4 o

será 4 se

e 1 se

. Daí, se

é o resto da divisão de

por 4, então

será o

termo de

ou

.
Como

tem resto

e

, então

é o 2° termo de

que é
3.
(:
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por wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 22:21
Russman escreveu:Trata-se de uma sequência periódica. Não é tão simples pq dentro do período há termos repetidos. Eu pensei em resolver da seguinte forma.
Seja a sequência

cujo

-ésimo elemento é

,

.
Tome duas subsequências

e

.
Assim, podemos escrever

. Se imaginarmos que

e

são, na verdade, números reais quaisquer então
![S_n = \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n] S_n = \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]](/latexrender/pictures/411faba419cd454a1334c7a96d9066e8.png)
Escrevendo formalmente, temos
![S_n \in \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n] S_n \in \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]](/latexrender/pictures/086ac27a6012c80ad6552557aee664eb.png)
. Isto é, o

-ésimo termo pertencerá a prevista subsequência. É interessante notar aqui que o "4" de A é diferente do "4" de B. Em geral, é como se as subsequências tivessem elementos todos diferentes.
Portanto, agora podemos prever em qual sub-sequência que o

-ésimo termo da sequência vai pertencer. Ainda, como ambas subsequências tem 4 elementos, cada vez que

for múltiplo de 4 o

será 4 se

e 1 se

. Daí, se

é o resto da divisão de

por 4, então

será o

termo de

ou

.
Como

tem resto

e

, então

é o 2° termo de

que é
3.
(:
Muito obrigado, vou separar um tempo pra fazer desse jeito umas dez vezes, até pegar a senha,kkkk
Vi na internet uma pessoa colocou assim:
86 | 8_____
8. . 10
. 6
86º = 1, 2, 3, 4, 4, (3) <= 3 <= a resposta
Mas não explicou o processo. É o msm Raciocínio seu?
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por Russman » Seg Abr 21, 2014 22:42
É, o mesmo raciocínio. Mas nesse caso a pessoa usou o período todo, que é 8. Se fizermos

, então

. Daí, como

tem 8 termos, se o resto da divisão

é

então o

será o

-ésimo termo de

.
Parece mais simples fazer assim do que dividir a sequência em 2. A vantagem em dividir a sequência em 2 é que temos de dividir

por 4 ao invés de 8, que parece mais fácil! hahaha brincadeira.
Mas, de fato, resolver por Equações de Diferenças Finitas seria BEM mais elegante do que esse monte de suposições.
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por wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 23:13
Vou treina mais na sua resolução msm, pq tem mais base,kkk. No dia da prova vai ficar por último, a banca IBFC sempre compra um questões assim e sempre é fácil o raciocínio, mas nas últimas prova ela está pegando mais pesado,kkkkk.
Muito Obrigado.
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por Russman » Seg Abr 21, 2014 23:20
Não por isso. Boa sorte. (:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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