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Dificuldade

Dificuldade

Mensagempor Alison Bissoli » Qui Dez 03, 2009 13:40

Boa tarde a todos,
Sou do primeiro período de análise de sistemas da metodista de minas, estou tentando resolver uma questão e gostaria da ajuda de vocês, o enunciado é:

Um lote de peçasserá aceito se, tiradas 4 peças ao acaso, forem todas perfeitas. Pergunta-se: que risco corre o fabricante de ter um lote recusado, se ele sabe que 10% das peças que produz são defeituosas? Caso o número de peças tiradas ao acaso seja 2, qual seria o resultado?

Tentei resolver da seguinte forma:

se retirar 4: \frac{1}{40} + \frac{1}{39} + \frac{1}{38} + \frac{1}{37} = 0,1040 que é 10,4%

se retirar 2: \frac{1}{20} + \frac{1}{19} = 0,1026 que é 10,26%

Existe alguma outra forma de fazer ou está correto dessa maneira? Alguém pode me instruir? Não busco nada pronto, quero acompanhamento mesmo...

Desde já agradeço.
Alison Bissoli
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Re: Dificuldade

Mensagempor Alison Bissoli » Sex Dez 04, 2009 18:53

puxa... ninguem consegue me ensinar...?
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Re: Dificuldade

Mensagempor dolby » Sáb Dez 05, 2009 10:44

complicado!
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Re: Dificuldade

Mensagempor Elcioschin » Sáb Dez 05, 2009 12:24

Qual é o tamanho do lote?
Sem este dado não dá para calcular a probabilidade

Suponhamos que o lote tenha 100 peças (sendo 90 perfeitas e 10 defeituosas)

1) Na 1ª peça retirada a chance de ser PERFEITA vale: P1 = 90/100

2) Na 2ª peça retirada a chance de ser PERFEITA vale: P2 = 89/99

3) Na 3ª peça retirada a chance de ser PERFEITA vale: P3 = 88/98

4) Na 4ª peça retirada a chance de ser PERFEITA vale: P4 = 87/97

Chance das 4 peças serem PERFEITAS: P = (90/100)*(89/99)*(88/98)*(87/97) ----> P = 15 486/23 765 ----> P ~= 0,6516

O risco de sair 1, 2, 3, 4 defeituosas vale ----> R ~= 1 - 0,6516 ----> R ~= 0,3484 ----> R ~= 34,84%


Se lote for de 40 ----> = P = (36/40)*(35/39)*(34/38)*(33/37) ----> P = 11 781/18 278 ----> P ~= 0,6445 ----> R~= 35,55 %

Faça de modo similar para 2 peças retiradas.
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Re: Dificuldade

Mensagempor Alison Bissoli » Sáb Dez 05, 2009 14:32

Muito obrigado pela explicação.

Considerando lote com 40 peças e 2 retiradas
1) Na primeira peça retirada a chance de ser perfeita é: P1 = 36/40
2) Na segunda peça retirada a chance de ser perfeita é: P2 = 35/39
Chance das 2 peças serem perfeitas:
P = (36/40)*(35/39)
P = 0,81
P = 81%
Chances de ser recusado
R = 1 – 0,81
R = 0,19
R = 19%
Chances de ser recusado 19%

Está correto?
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Re: Dificuldade

Mensagempor dolby » Sáb Dez 05, 2009 15:59

Perfeito!
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Re: Dificuldade

Mensagempor Elcioschin » Dom Dez 06, 2009 13:54

É isso aí Alison!!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?