por Flordelis25 » Sex Ago 02, 2013 19:29
Oi pessoal (:
Bom já tentei achar o k, mas minha resposta não bate com a do gabarito que é 4 + 6?5
Na figura a seguir, os pontos A,B e C são colineares. Determine o valor de k sabendo que a área do triângulo BCD é 36.
A imagem do exercício está em anexo.
Obrigada (:
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por e8group » Sex Ago 02, 2013 22:44
Analisando a figura anexada , não sei você observou , mas o segmento

é perpendicular a

e portanto constitui uma altura do triângulo retângulo ABC relativa a base BC . Designando

a distância do ponto C até o ponto D , temos que a área deste triângulo retângulo (que é 36 unidades de área ) será dada por :

(1) . E como determinar o ponto C ?
Te dou uma dica para concluir , os pontos A,B,C são colineares , então determinado a equação da reta pelos pontos A, B dados você determinar o ponto C .
Outra forma mais simples (ou talvez não ).
Seja

o ângulo entre o segmento BC e BD (note também que tal ângulo é a inclinação da reta que passa por A,B [/tex] ) . Por trigonometria ,

.
Além disso ,
o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos A,B é dado por :

Logo ,
Elevando ambos membro ao quadrado e utilizando a identidade trigonométrica fundamental

temos :
Resolvendo a eq. do segundo grau para

obteremos a distancia do ponto C a D que é :
e portanto pela equação (1) encontraremos k que satisfaça a igualdade ..Espero que ajude .
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por Flordelis25 » Sáb Ago 03, 2013 21:53
santhiago escreveu:Analisando a figura anexada , não sei você observou , mas o segmento

é perpendicular a

e portanto constitui uma altura do triângulo retângulo ABC relativa a base BC . Designando

a distância do ponto C até o ponto D , temos que a área deste triângulo retângulo (que é 36 unidades de área ) será dada por :

(1) . E como determinar o ponto C ?
Te dou uma dica para concluir , os pontos A,B,C são colineares , então determinado a equação da reta pelos pontos A, B dados você determinar o ponto C .
Outra forma mais simples (ou talvez não ).
Seja

o ângulo entre o segmento BC e BD (note também que tal ângulo é a inclinação da reta que passa por A,B [/tex] ) . Por trigonometria ,

.
Além disso ,
o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos A,B é dado por :

Logo ,
Elevando ambos membro ao quadrado e utilizando a identidade trigonométrica fundamental

temos :
Resolvendo a eq. do segundo grau para

obteremos a distancia do ponto C a D que é :
e portanto pela equação (1) encontraremos k que satisfaça a igualdade ..Espero que ajude .
Santhiago, seguinte. Fiz o que vc disse, usei o primeiro método, para mim o mais fácil. Utilizando os pontos A e B, por determinante achei a equação

.
O ponto C seria

?
Tentei resolver por esse ponto, a distência

e
![d(B,C)= \sqrt[2]{29} d(B,C)= \sqrt[2]{29}](/latexrender/pictures/77e0b43a90d3d0fbbde3bef205aeb125.png)
. Está certo isso?
Obrigada pela ajuda

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por e8group » Sáb Ago 03, 2013 23:47
Avaliarei sua resposta a seguir .Entretanto vale ressaltar que há uma forma mais simples de resolver este exercício .Já notou que os triângulos retângulos OAB e CBD são semelhantes ? Pois bem , podemos usar então que
Sendo

e

obtemos que :

.
Podemos substituir este resultado na expressão que fornece a área do triângulo retângulo CBD que é

,obtendo
![[d(C,D)]^2 = 36 [d(C,D)]^2 = 36](/latexrender/pictures/851e88a6014fed4340d659e4fe35a255.png)
e portanto

. Daí ,

. Agora pelo terorema de Pitágoras ,

. Tente concluir a parti daqui .
Respondendo a sua resposta agora .
A equação que você encontrou

corresponde a eq. da reta que passa pelos pontos A,B (está correto verifiquei ) . Em relação ao ponto (1,-2) ,ele não pertence a reta em questão . Pois as coordenadas deste ponto não satisfaz a eq. desta reta ,

,logo descartamos a possibilidade do ponto C ser ele .
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por Flordelis25 » Seg Ago 05, 2013 21:39
Olá Santhiago! Como tem passado?
Eu tinha pensando nesse jeito por semelhança de triângulo, mas estava com receio de usá-lo. Bem, a questão é que eu fiz o que vc disse. Terminei Pitágoras e achei que
![d(B,D) = \sqrt[]{210} d(B,D) = \sqrt[]{210}](/latexrender/pictures/910a1082ce44183475eab1fa469dc9e6.png)
.
Ok, até aí tudo bem. Joguei na fórmula da distância e achei que:
![{d(B,D)}^{2} = {(Xd - Xb)}^{2}+ {(Yd - Yb)}^{2}
{d(B,D)}^{2} = {(K-4)}^{2} + {(0-0)}^{2}
{(\sqrt[]{210})^{2} = {(K-4)}^{2}
210 = {K}^{2} -8K + 16
{K}^{2} - 8K - 194 = 0 {d(B,D)}^{2} = {(Xd - Xb)}^{2}+ {(Yd - Yb)}^{2}
{d(B,D)}^{2} = {(K-4)}^{2} + {(0-0)}^{2}
{(\sqrt[]{210})^{2} = {(K-4)}^{2}
210 = {K}^{2} -8K + 16
{K}^{2} - 8K - 194 = 0](/latexrender/pictures/b8fd2c0c482a68bee7f25073c0202f37.png)
Ok, eis que \Delta = 840. Então fiz Bhaskara só que está dando
![k' = 8 + 2 \sqrt[]{210}/2
k'' = 8 - 2 \sqrt[]{210}/2. k' = 8 + 2 \sqrt[]{210}/2
k'' = 8 - 2 \sqrt[]{210}/2.](/latexrender/pictures/5ec0d6550cc1ad7a4bb3250e0a6c77bc.png)
Agora ou eu fiz uma coisa muito errada ou essa
![\sqrt[]{210} \sqrt[]{210}](/latexrender/pictures/ab3294cdbb5af6bf292bd5c166e836eb.png)
gostou tanto da minha burrice que resolver ficar aí, rindo da minha cara ( piadinha sem-graça eu sei kkk).
Falando sério, o que eu fiz de errado? Já estou ficando louca com esse exercício que estou pensando seriamente em abolir a letra k do meu alfabeto.
Agradeço desde já e desculpa por tomar seu tempo.

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por e8group » Seg Ago 05, 2013 22:00
Tudo certo . Na verdade é falta de prática mas não desista ! Observe ,

(lembra que obtemos este resultado por semelhança de triângulos )
Substituindo o resultado acima em ,

(Esta igualdade decorre do Teorema de Pitágoras ) . Segue ,
![d(B,D)^2 = d(C,D)^2+ [2d(C,D)]^2 =d(C,D)^2+ 4d(C,D)^2 = 5 d(C,D)^2 d(B,D)^2 = d(C,D)^2+ [2d(C,D)]^2 =d(C,D)^2+ 4d(C,D)^2 = 5 d(C,D)^2](/latexrender/pictures/a8a95cce5229f9095a50733a59d3bbd6.png)
.
Assim ,

.
Por outro lado ,

(porque ? ) . Então :
e portanto :

.Lembrando que

(revise o tópico que encontramos este resultado ) obtemos finalmente

.
OBS.: Recomendo que refaça este exercício para aprender a desenvolver .
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por Flordelis25 » Ter Ago 06, 2013 18:04
Hummm entendi. Eu não poderia ter feito direto. Tinha que ter "simplificado" mais.
Vou refazer esse exercício de novo, sem olhar a resolução para ver se peguei o raciocínio. Sabe como é, quando se estuda para o vestibular, matemática se torna o pesadelo rsrsr
De qualquer forma, obrigada mesmo pela ajuda Santhiago e desculpa ter tomado seu tempo com minhas perguntas, mas o professor do meu cursinho complica demais as coisas.
Obrigada mais uma vez

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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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