por Jhonata » Sex Jul 19, 2013 19:44
Eu conheço a aplicação dos mínimos quadrados, no entanto, não estou conseguindo resolver a seguinte questão:
A reta que melhor ajusta os dados da tabela:
[x --- y]
[1 -7]
[2 8]
[3 -13]
no sentido dos mínimos quadrados é

. Usando este fato, determine a projeção ortogonal do vetor

) sobre

.
Agradeço a todos pela atenção e ficarei mais grato ainda aquele que puder me ajudar.
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por MateusL » Sáb Jul 20, 2013 17:12
Oi Jhonata.
O que simboliza <(1,2,3),(1,1,1)> ? É o produto escalar de dois vetores? Se for, a questão não tem sentido...
Abraço!
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por Jhonata » Sáb Jul 20, 2013 17:30
MateusL escreveu:Oi Jhonata.
O que simboliza <(1,2,3),(1,1,1)> ? É o produto escalar de dois vetores? Se for, a questão não tem sentido...
Abraço!
Opa, perdoe-me ! Eu havia esquecido esse detalhe. É que minha apostila(um pouco louca rsrs) utiliza duas notações.
No caso, seria o espaço gerado pelos vetores, ou melhor: span{(1,2,3),(1,1,1)}.
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por MateusL » Sáb Jul 20, 2013 18:34
Sem problemas!
Realmente não sei muito dessa parte, mas pesquisando aqui achei este teorema:
Se

é uma matriz

com vetores-coluna linearmente independentes, então para cada matriz

de tamanho

, o sistema linear

tem uma única solução de mínimos quadrados. Esta solução é dada por:

Além disso, se

é o espaço-coluna de

, então a projeção ortogonal de

em

é:

Vetor-coluna de

é um vetor formado pelos elementos de uma coluna de

Espaço-coluna de

é o subespaço gerado pelas colunas de

.
Espero que isso ajude.
Abraço!
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por Jhonata » Sáb Jul 20, 2013 18:53
Eu conheço o Teorema e é este mesmo que estou tentando aplicar nessa questão, mas não está dando certo.
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por Jhonata » Sáb Jul 20, 2013 18:53
Eu conheço o Teorema e é este mesmo que estou tentando aplicar nessa questão, mas não está dando certo.
De qualquer forma, muito obrigado!
Desculpa o spam, ocorreu um problema com minha internet.
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por MateusL » Dom Jul 21, 2013 00:41
Vou ver se consigo.
Queremos encontrar

e

tal que

para todos os valores de

na tabela.
Ou seja, queremos resolver o seguinte sistema:

Seja

,

e

.
Então podemos representar o sistema por

(não confundir este

com o

do enunciado).
Este não é um sistema linear compatível, mas sabemos que a reta que melhor ajusta os dados no sentido dos mínimos quadrados é:

Então

e

, ou seja, a solução pelo método dos mínimos quadrados é

.
É claro que usando estes valores para

, não encontrarás exatamente os valores para

, mas sim os valores que minimizam a soma dos quadrados da diferença entre o valor de

da tabela e o valor de

obtido utilizando este valor de

.
Seja

o subespaço formado pelos vetores-coluna de

.
Queremos encontrar a projeção ortogonal de

sobre

.
Pelo teorema que já postei acima:
... se

é o espaço-coluna de

, então a projeção ortogonal de

em

é:

Então:

Acredito que seja isso.
Abraço!
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por Jhonata » Dom Jul 21, 2013 10:49
É isso mesmo! Muito obrigado! Salvou meus estudos. rsrs
Estava quebrando a cabeça com essa questão até agora, mas era tão simples que até me senti estúpido.
Novamente, muito obrigado!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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