por nakagumahissao » Sáb Jul 13, 2013 09:05
Questão:
![\int_{1}^{\sqrt[2]{3}} \int_{1}^{x} dydx \int_{1}^{\sqrt[2]{3}} \int_{1}^{x} dydx](/latexrender/pictures/9a012373252acfbf99eb31c56e1a324c.png)
O que já fiz: Desenhei em coordenadas cartesianas o gráfico. No gráfico, é fácil de se ver que em 'x', as coordenadas variam de 1 à raiz de três. O mesmo acontece em 'y' pois y = x. Assim, obtive um triângulo retângulo e facilmente pude calcular que a área desejada era de:
![A = 2 - \sqrt[]{3} A = 2 - \sqrt[]{3}](/latexrender/pictures/b20441e32ec4afa5bc59f7eca518ac22.png)
Calculando a integral:
![\int_{1}^{\sqrt[]{3}} \int_{1}^{x} dydx \int_{1}^{\sqrt[]{3}} \int_{1}^{x} dydx](/latexrender/pictures/7e574505b7fed71d13ca5a9fc2437931.png)
pelo modo convencional, também consegui o valor
![A = 2 - \sqrt[]{3} A = 2 - \sqrt[]{3}](/latexrender/pictures/b20441e32ec4afa5bc59f7eca518ac22.png)
. Porém, ao converter para coordenadas polares, não estou conseguindo obter o valor correto obtido pelas formas de cálculo anteriores. Meus parâmetros foram os seguintes:
![\int_{\frac{\pi}{4}}^{\frac{\pi}{6}} \int_{\csc \theta}^{\sqrt[]{3} \csc \theta} dydx \int_{\frac{\pi}{4}}^{\frac{\pi}{6}} \int_{\csc \theta}^{\sqrt[]{3} \csc \theta} dydx](/latexrender/pictures/b7e6afc6a411a064c9d8ff4e3f63ce3a.png)
O que há de errado nos intervalos de integração? Alguém pode ajudar por favor?
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por young_jedi » Sáb Jul 13, 2013 11:11
quando você muda para coordenadas polares a dxdy se torna

portanto sua integral sera

tente resolver e comente se tiver duvidas
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por nakagumahissao » Dom Jul 14, 2013 07:52
young_jedi,
Obrigado pela resposta. Realmente me esqueci do r. Mas veja bem, se resolvermos a integral, a resposta não vai ser correta. Minha dúvida consiste em saber quais são os intervalos de integração corretos.
Grato
Sandro
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por young_jedi » Dom Jul 14, 2013 11:03
Realmente tem um erro nos limites de integração amigo, obrigado por informar, na verdade o limite superior é secante:

acredito que agora esta certo.
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por nakagumahissao » Seg Jul 15, 2013 14:40
young_jedi,
Vou tentar resolver desta forma. Obrigado pela ajuda. Enquanto não resolvo, como chegou a conclusão que deveria ser secante ao invés de cossecante?
Grato
Sandro
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por young_jedi » Seg Jul 15, 2013 19:37
tranquilo,

- area.png (2.58 KiB) Exibido 3414 vezes
analisando a figura, temos que a área de integração é o triangulo, se tomarmos um raio r temos que sua variação esta limitada dentro do triangulo pelos dois catetos
sendo que o r vai de


e vai ate


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por nakagumahissao » Ter Jul 16, 2013 09:54
young_jedi,
Entendi. Muito obrigado!
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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