por ALPC » Seg Jul 01, 2013 14:33
Olá, não estou certo de como seria a resolução desse exercício:
Com relação aos ângulos internos do triângulo ABC da figura a seguir, a diferença entre o maior e o menor ângulo é igual a:

A)15° B)20° C)25° D)30° E)45°
Eu tentei resolver da seguinte maneira:

Logo, o maior ângulo é o de 90° e o menor é o de 45°, então temos: 90 - 45 = 45
Alternativa E)
Eu acho que essa resolução está errada, pois eu nem soube como usar a medida dos triângulo para se descobrir os ângulos internos.
Gostaria que alguém me corrigisse, se fosse possível.
Obrigado.
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por Rafael16 » Seg Jul 01, 2013 15:20
Olá
ALPCNão sabemos qual a medida de cada ângulo do triângulo ABC, então não podemos colocar qualquer medida como você fez (colocando 45º para todos os ângulos).

- geometria.png (3.44 KiB) Exibido 2104 vezes
Achando a altura h:
![4^2 = h^2 + 2^2 \Rightarrow h = 2\sqrt[]{3} 4^2 = h^2 + 2^2 \Rightarrow h = 2\sqrt[]{3}](/latexrender/pictures/8ae76246c7f2c2de41ffc630498b5bb3.png)
Achando o ângulo C:

logo, C = 60º
Achando o ângulo B:
![sen(B) = \frac{h}{2\sqrt[]{6}} = \frac{2\sqrt[]{3}}{2\sqrt[]{6}} \Rightarrow sen(B) = \frac{\sqrt[]{2}}{2} sen(B) = \frac{h}{2\sqrt[]{6}} = \frac{2\sqrt[]{3}}{2\sqrt[]{6}} \Rightarrow sen(B) = \frac{\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/0cb848915d32a549fe3e94fbfa870f82.png)
logo, B = 45º
Sabemos que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, é sempre 180º.
A + B + C = 180º
A + 45º + 60º = 180º
A = 75º
A diferença entre o maior ângulo (A) e o menor (B) é igual a 30º
Qualquer dúvida comenta ai.
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por ALPC » Seg Jul 01, 2013 15:33
Entendi. Pelo que jeito, terei mesmo que decorar os ângulos notáveis.
Obrigado.
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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