por Diego Silva » Ter Jun 18, 2013 21:17
![\lim_{\ x\to8}\frac{3\sqrt[3]{x}-6)}{x-8} \lim_{\ x\to8}\frac{3\sqrt[3]{x}-6)}{x-8}](/latexrender/pictures/dcfcb71301e124c88a5479dde522cf1b.png)
tentei fazer mas não consegui, parece ser simples mas não peguei a logica
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por temujin » Ter Jun 18, 2013 23:16
Essa é uma indeterminação

, então vc pode aplicar l'Hospital:
![\lim_{x \to 8} \frac{3 \sqrt[3]{x}-6}{x-8}=\lim_{x \to 8}\frac{3.\frac{1}{3}.\frac{1}{x^{2/3}}}{1}=\lim_{x \to 8} \frac{1}{x^{2/3}}=\frac{1}{4} \lim_{x \to 8} \frac{3 \sqrt[3]{x}-6}{x-8}=\lim_{x \to 8}\frac{3.\frac{1}{3}.\frac{1}{x^{2/3}}}{1}=\lim_{x \to 8} \frac{1}{x^{2/3}}=\frac{1}{4}](/latexrender/pictures/0b5eced673047b55d228379f164cef59.png)
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por Diego Silva » Qua Jun 19, 2013 21:00
temujin escreveu:Essa é uma indeterminação

, então vc pode aplicar l'Hospital:
![\lim_{x \to 8} \frac{3 \sqrt[3]{x}-6}{x-8}=\lim_{x \to 8}\frac{3.\frac{1}{3}.\frac{1}{x^{2/3}}}{1}=\lim_{x \to 8} \frac{1}{x^{2/3}}=\frac{1}{4} \lim_{x \to 8} \frac{3 \sqrt[3]{x}-6}{x-8}=\lim_{x \to 8}\frac{3.\frac{1}{3}.\frac{1}{x^{2/3}}}{1}=\lim_{x \to 8} \frac{1}{x^{2/3}}=\frac{1}{4}](/latexrender/pictures/0b5eced673047b55d228379f164cef59.png)
estou em limite ainda não sei L'Hospital tem outra forma, mesmo que seja mais trabalhosa?
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por temujin » Qua Jun 19, 2013 22:33
Aí vc precisaria encontrar alguma forma de fatorar, mas agora eu não consigo ver nenhuma...
Se mais alguém souber, por favor se manifeste.

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por e8group » Qua Jun 19, 2013 23:13
Podemos deixar em evidência o número 3 , e ainda usando propriedades operatórias de limites ,obtemos :
![\lim_{x\to 8} \frac{3\sqrt[3]{x} -6}{x-8} = 3 \lim_{x\to 8} \frac{\sqrt[3]{x} -2}{x-8} \lim_{x\to 8} \frac{3\sqrt[3]{x} -6}{x-8} = 3 \lim_{x\to 8} \frac{\sqrt[3]{x} -2}{x-8}](/latexrender/pictures/d0b4924bd368e3942006ef4247732ea0.png)
.
Mas ,
![x - 8 = (\sqrt[3]{x})^3 - 2^3 = (\sqrt[3]{x} - 2)((\sqrt[3]{x})^2 + 2\sqrt[3]{x} + 4) x - 8 = (\sqrt[3]{x})^3 - 2^3 = (\sqrt[3]{x} - 2)((\sqrt[3]{x})^2 + 2\sqrt[3]{x} + 4)](/latexrender/pictures/755a976603bb7917ab7f3cc7e418650c.png)
.
Assim ,
![\lim_{x\to 8} \frac{3\sqrt[3]{x} -6}{x-8} = 3 \lim_{x\to 8} \frac{\sqrt[3]{x} -2}{(\sqrt[3]{x} - 2)((\sqrt[3]{x})^2 + 2\sqrt[3]{x} + 4)} \lim_{x\to 8} \frac{3\sqrt[3]{x} -6}{x-8} = 3 \lim_{x\to 8} \frac{\sqrt[3]{x} -2}{(\sqrt[3]{x} - 2)((\sqrt[3]{x})^2 + 2\sqrt[3]{x} + 4)}](/latexrender/pictures/e0002c4ecacd360b4a85b90bbbc7e982.png)
.
Agora tente concluir .
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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