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Produto do ponto P

Produto do ponto P

Mensagempor Lenin » Qua Abr 24, 2013 01:04

(UEFS) O produto das coordenadas do ponto P, indicado na figura,
é igual a
Imagem
a) 20
b) 24
c) 28
d) 32
e) 36


Estou com dificuldades com essa questão. Minha dificuldade é o seguinte:
Achar o valor de a, b e c.. eu sei que o Yv=-2 e o Xv=2.. sei também que f(0)=c
mas tbm só tenho essas informações
X'=1 e X''=3.. e não consigo achar os valores. Agradecido
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Re: Produto do ponto P

Mensagempor ant_dii » Qua Abr 24, 2013 14:23

Estou com duas respostas, pois ficou bem confuso...

Os dados relativos ao vértice, você obteve da figura ou foi dado?

E os valores das raízes?

Pois se usar os dados do vértice vou obter uma respostas que esta nas alternativas , se usar as raízes terei uma resposta que não esta nas alternativas.

Verifique ao certo qual o enunciado, se é este mesmo ou se há mais alguma coisa, pois desenhos enganam, ou seja, não é garantido que 1 e 3 são raízes, ou que a coordenada do vértice para x seja de fato 2.
Só os loucos sabem...
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Re: Produto do ponto P

Mensagempor Lenin » Sáb Abr 27, 2013 13:31

ant_dii escreveu:Estou com duas respostas, pois ficou bem confuso...

Os dados relativos ao vértice, você obteve da figura ou foi dado?

E os valores das raízes?

Pois se usar os dados do vértice vou obter uma respostas que esta nas alternativas , se usar as raízes terei uma resposta que não esta nas alternativas.

Verifique ao certo qual o enunciado, se é este mesmo ou se há mais alguma coisa, pois desenhos enganam, ou seja, não é garantido que 1 e 3 são raízes, ou que a coordenada do vértice para x seja de fato 2.


Meu brother a questão é assim mesmo..qualquer coisa deixo o print da questão:
Imagem

eu pensei tbm em fazer por função do primeiro grau..mas me compliquei todo..abração
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Re: Produto do ponto P

Mensagempor Lenin » Qui Mai 02, 2013 21:10

POCHA EU PRECISO MUITO DE AJUDA NESTA QUESTÃO..ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR!??
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Re: Produto do ponto P

Mensagempor ant_dii » Sex Mai 03, 2013 02:34

Há um problema, como já havia lhe dito, nessa questão. Não se pode garantir nada a parti da figura.

Dada a figura, temos as seguintes informações:
[*]Há uma parábola passando em (1,0) e em (talvez) (2,-2)
[*]Há uma reta que passa pelos pontos (0,-2), (1,0) e por P

Veja que a parábola passar em (1,0) quer dizer que ax^2+bx+c=y\Rightarrow a+b+c=0.

E se passa em (2,-2), então
x_v=-\frac{b}{2a}=2 \Rightarrow b=-4a

e
y_v=\frac{-b^2+4ac}{4a}=-2  \Rightarrow -b^2+4ac=-8a.

Logo, você tem
a+b+c=0
b=-4a
-b^2+4ac=-8a

Tente em cima disso agora, e você encontrará todos os coeficientes. A equação resultante será 2x^2-8x+6=y.
E para a reta, veja que
0=1a+b
e
-2=0a+b


Portanto, os coeficientes da reta são a=2 e b=-2, ou seja, a equação da reta é y=2x-2

Para encontrar as coordenadas basta igualar as duas equações e fazer as manipulações necessárias.
A resposta é 24.
Desculpe a resposta resumida, mas acredito que devo lhe mostrar que existe ao menos um jeito de fazer. Te dei um caminho, agora tente segui-lo, entendê-lo e concluí-lo por sua conta...

Qualquer coisa estou a disposição...
Só os loucos sabem...
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Re: Produto do ponto P

Mensagempor Lenin » Dom Mai 05, 2013 23:45

ant_dii escreveu:Há um problema, como já havia lhe dito, nessa questão. Não se pode garantir nada a parti da figura.

Dada a figura, temos as seguintes informações:
[*]Há uma parábola passando em (1,0) e em (talvez) (2,-2)
[*]Há uma reta que passa pelos pontos (0,-2), (1,0) e por P

Veja que a parábola passar em (1,0) quer dizer que ax^2+bx+c=y\Rightarrow a+b+c=0.

E se passa em (2,-2), então
x_v=-\frac{b}{2a}=2 \Rightarrow b=-4a

e
y_v=\frac{-b^2+4ac}{4a}=-2  \Rightarrow -b^2+4ac=-8a.

Logo, você tem
a+b+c=0
b=-4a
-b^2+4ac=-8a

Tente em cima disso agora, e você encontrará todos os coeficientes. A equação resultante será 2x^2-8x+6=y.
E para a reta, veja que
0=1a+b
e
-2=0a+b


Portanto, os coeficientes da reta são a=2 e b=-2, ou seja, a equação da reta é y=2x-2

Para encontrar as coordenadas basta igualar as duas equações e fazer as manipulações necessárias.
A resposta é 24.
Desculpe a resposta resumida, mas acredito que devo lhe mostrar que existe ao menos um jeito de fazer. Te dei um caminho, agora tente segui-lo, entendê-lo e concluí-lo por sua conta...

Qualquer coisa estou a disposição...


POCHA BROTHER..BRIGADÃO MESMO, ME AJUDOU PRA CARAMBA..NEM LEMBREI DA SUBSTITUIÇÃO..ABRAÇÃO
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?