por roberto Marinho » Sex Out 16, 2009 04:38
olá, não sei se esse é lugar certo para esse tipo de pergunta , mais espero que me ajude , por favor tem um questão que está tirando o meu sono.
A QUESTÃO É ASSIM: EM UM COFRE TINHAM 512 MOEDAS, DE 0,50 E DE 1,OO QUE TOTALIZAVAM 423,00.QUANTAS MOEDAS DE CINCOENTA HAVIAM NO COFRE?
EU JÁ DIVIDI 512 POR CINCOENTA E NÃO CHEGUEI NO RESULTADO,JÁ DIVIDI 423 POR CINCOENTA E NÃO CHEGUEI NO RESULTADO,MAIS SEI QUE É 178 SEI TAMBÉM QUE TEM UMA MANEIRA DE SE CHEGAR NO RESULTADO DE RÁPIDA E PRECISA.PODE ME AJUDAR.Obrigado.
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roberto Marinho
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por admin » Sex Out 16, 2009 05:03
Olá Roberto, boas-vindas!
Seu tópico foi movido para uma seção mais apropriada, já é uma dica.
Em outras palavras, você pode resolver o problema montando um sistema com duas equações extraídas do enunciado.
Se nomearmos de

: a quantidade de moedas de cinquenta;

: a quantidade de moedas de um;
Esta já é a primeira equação, veja:

Escreva a outra a partir do enunciado e resolva o sistema por substituição, assim encontrará o valor para

.
Até mais!
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admin
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por Cleyson007 » Sex Out 16, 2009 14:16
fabiosousa escreveu:Olá Roberto, boas-vindas!
Seu tópico foi movido para uma seção mais apropriada, já é uma dica.
Em outras palavras, você pode resolver o problema montando um sistema com duas equações extraídas do enunciado.
Se nomearmos de

: a quantidade de moedas de cinquenta;

: a quantidade de moedas de um;
Esta já é a primeira equação, veja:

Escreva a outra a partir do enunciado e resolva o sistema por substituição, assim encontrará o valor para

.
Até mais!
Olá boa tarde!
Meu amigo Fabio Sousa, que bom tê-lo participando do fórum novamente!
Quanto ao exercício:
Roberto, assim com o Fabio disse, você precisa encontrar a outra equação..
--> O problema trabalha com duas situações: 1ª) Quantidade de moedas.

2ª) Valor que tem no cofre.

Daí, resolva o sistema por substituição.
Comente qualquer dúvida

Até mais.
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por Molina » Seg Out 19, 2009 14:10
Só para contribuir com outra forma de solução, dá para subtrair uma equação pela outra.
Note que em ambas tem

, fazendo a subtração este

vai "sumir" e ficamos apenas com a variável

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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Sex Out 03, 2014 00:40
Probabilidade
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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