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Quantas moedas no cofre?

Quantas moedas no cofre?

Mensagempor roberto Marinho » Sex Out 16, 2009 04:38

olá, não sei se esse é lugar certo para esse tipo de pergunta , mais espero que me ajude , por favor tem um questão que está tirando o meu sono.
A QUESTÃO É ASSIM: EM UM COFRE TINHAM 512 MOEDAS, DE 0,50 E DE 1,OO QUE TOTALIZAVAM 423,00.QUANTAS MOEDAS DE CINCOENTA HAVIAM NO COFRE?
EU JÁ DIVIDI 512 POR CINCOENTA E NÃO CHEGUEI NO RESULTADO,JÁ DIVIDI 423 POR CINCOENTA E NÃO CHEGUEI NO RESULTADO,MAIS SEI QUE É 178 SEI TAMBÉM QUE TEM UMA MANEIRA DE SE CHEGAR NO RESULTADO DE RÁPIDA E PRECISA.PODE ME AJUDAR.Obrigado.
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Re: Quantas moedas no cofre?

Mensagempor admin » Sex Out 16, 2009 05:03

Olá Roberto, boas-vindas!

Seu tópico foi movido para uma seção mais apropriada, já é uma dica. :)

Em outras palavras, você pode resolver o problema montando um sistema com duas equações extraídas do enunciado.
Se nomearmos de
c: a quantidade de moedas de cinquenta;
u: a quantidade de moedas de um;

Esta já é a primeira equação, veja:

\left\{
\begin{matrix}
c + u = 512 \\
\cdots \; ? \cdots
\end{matrix}
\right.

Escreva a outra a partir do enunciado e resolva o sistema por substituição, assim encontrará o valor para c.
Até mais!
Fábio Sousa
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Re: Quantas moedas no cofre?

Mensagempor Cleyson007 » Sex Out 16, 2009 14:16

fabiosousa escreveu:Olá Roberto, boas-vindas!

Seu tópico foi movido para uma seção mais apropriada, já é uma dica. :)

Em outras palavras, você pode resolver o problema montando um sistema com duas equações extraídas do enunciado.
Se nomearmos de
c: a quantidade de moedas de cinquenta;
u: a quantidade de moedas de um;

Esta já é a primeira equação, veja:

\left\{
\begin{matrix}
c + u = 512 \\
\cdots \; ? \cdots
\end{matrix}
\right.

Escreva a outra a partir do enunciado e resolva o sistema por substituição, assim encontrará o valor para c.
Até mais!


Olá boa tarde!

Meu amigo Fabio Sousa, que bom tê-lo participando do fórum novamente!

Quanto ao exercício:

Roberto, assim com o Fabio disse, você precisa encontrar a outra equação..

--> O problema trabalha com duas situações: 1ª) Quantidade de moedas. c+u=512

2ª) Valor que tem no cofre. 0,5c+u=423

Daí, resolva o sistema por substituição.

Comente qualquer dúvida :y:

Até mais.
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Re: Quantas moedas no cofre?

Mensagempor Molina » Seg Out 19, 2009 14:10

Só para contribuir com outra forma de solução, dá para subtrair uma equação pela outra.
Note que em ambas tem u, fazendo a subtração este u vai "sumir" e ficamos apenas com a variável c

:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?