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[variação de funções] raiz real

[variação de funções] raiz real

Mensagempor Erickvilela » Sex Fev 22, 2013 21:58

entao, estou tentando fazer uma questão do livro de guidorizzi de calculo I, entretanto não estou conseguindo
gostaria de pedir ajuda.

a questão é : Prove que a equação x^3 _ 3x^2 + 6 = 0 admite uma unica raíz real. Determine um intervalo de amplitude 1 que contenha tal raiz.

como faço ?
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Re: [variação de funções] raiz real

Mensagempor e8group » Sex Fev 22, 2013 23:15

Boa noite ,já tentou analisar os intervalos de crescimento e de decrescimento de f através de f' ?
Após isto conclua então que pelo TVI existe um c em [-2,-1] tal que f(c)  = 0 \in [f(2),f(-1)]\subset D_f =\mathbb{R} (OBS.: f é contínua )
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Re: [variação de funções] raiz real

Mensagempor Erickvilela » Sex Fev 22, 2013 23:25

mas tipo, quando eu calculo f ' , vou ter:
3x^2 - 6x = 0, então x=2 e x=0, logo, os intervalos de crescimento e decrescimento vão ser:

cresce em ]-? , 0] e [2, +?[ ; e decresce em [0,2], mas como encontro o intervalo das raízes ?
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Re: [variação de funções] raiz real

Mensagempor e8group » Sáb Fev 23, 2013 13:35

Considerando f(x) = x^3 -3x^2+ 6

Temos f é estritamente crescente em I_1 = ]-\infty ,0] e I_2 =[2,+\infty[ e decrescente I_ 3 = [0,2] .

Vamos verificar em cada intervalo I_1, I_2, I_3 se há pelo menos um c em algum deles tal que f(c) = 0 .

(1)

Como x^3 , o termo dominante, possui grau impar , \lim_{x\to-\infty} f(x) = -\infty

e

como f(0) = 6 > 0

Assim ,existem a,b tais que f(a) < 0 e f(b) > 0 .Como f é contínua (Porque ? ) ,pelo TVI existe c \in [a,b] \subset I_1 tal que f(c) = 0 \in [f(a),f(b)] .


(2)

Como f(2) = 2 > 0 e \lim_{x\to+\infty} f(x) = + \infty (Porque ?),concluímos que pelo TVI não existe c em I_2 tal que f(c) = 0 .

(3)

Segue de imediato de (1) e (2) que f(0) e f(2) são ambos postivos ,sendo assim, 0\notin  [f(2),f(0)] , ou seja , não existe c em [0,
2] tal que f(c) = 0 .


Conclusão : f admite uma única raiz real ,pois, como já mencionado acima f é estritamente crescente em I_1 .

\blacksquare

Para determinarmos o intervalo de amplitude 1 que contenha c ,

veja que f(-2) < 0 e f(-1) > 0 ;assim \exists c \in [-2,-1] : f(c) = 0 .

Espero que ajude .

Editado erro de digitação .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?