por Erickvilela » Sex Fev 22, 2013 21:58
entao, estou tentando fazer uma questão do livro de guidorizzi de calculo I, entretanto não estou conseguindo
gostaria de pedir ajuda.
a questão é : Prove que a equação x^3 _ 3x^2 + 6 = 0 admite uma unica raíz real. Determine um intervalo de amplitude 1 que contenha tal raiz.
como faço ?
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por e8group » Sex Fev 22, 2013 23:15
Boa noite ,já tentou analisar os intervalos de crescimento e de decrescimento de

através de

?
Após isto conclua então que pelo TVI existe um

em
![[-2,-1] [-2,-1]](/latexrender/pictures/9b03926afdfad73896be89ba37623f7d.png)
tal que
![f(c) = 0 \in [f(2),f(-1)]\subset D_f =\mathbb{R} f(c) = 0 \in [f(2),f(-1)]\subset D_f =\mathbb{R}](/latexrender/pictures/20e5665db757f8cbf7aa9790a0b08356.png)
(OBS.: f é contínua )
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por Erickvilela » Sex Fev 22, 2013 23:25
mas tipo, quando eu calculo f ' , vou ter:
3x^2 - 6x = 0, então x=2 e x=0, logo, os intervalos de crescimento e decrescimento vão ser:
cresce em ]-? , 0] e [2, +?[ ; e decresce em [0,2], mas como encontro o intervalo das raízes ?
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por e8group » Sáb Fev 23, 2013 13:35
Considerando
Temos

é estritamente crescente em
![I_1 = ]-\infty ,0] I_1 = ]-\infty ,0]](/latexrender/pictures/d8ce6acc624a27ef7489e70f5d73ef8c.png)
e

e decrescente
![I_ 3 = [0,2] I_ 3 = [0,2]](/latexrender/pictures/6404bf1ec78b8dcfd6431df56759dd09.png)
.
Vamos verificar em cada intervalo

se há pelo menos um

em algum deles tal que

.
(1)
Como

, o termo dominante, possui grau impar ,
e
como
Assim ,existem

tais que

e

.Como

é contínua (Porque ? ) ,pelo TVI existe
![c \in [a,b] \subset I_1 c \in [a,b] \subset I_1](/latexrender/pictures/39388d28b38e710f4837403df0a7620a.png)
tal que
![f(c) = 0 \in [f(a),f(b)] f(c) = 0 \in [f(a),f(b)]](/latexrender/pictures/bf5bc82f80c34ebc04ba55cc717d6e57.png)
.
(2)
Como

e

(Porque ?),concluímos que pelo TVI não existe

em

tal que

.
(3)
Segue de imediato de (1) e (2) que

e

são ambos postivos ,sendo assim,
![0\notin [f(2),f(0)] 0\notin [f(2),f(0)]](/latexrender/pictures/e5d696bb5b221fdcd8d083947e8fa716.png)
, ou seja , não existe

em
![[0,
2] [0,
2]](/latexrender/pictures/5972b6c9e097c358fbe29f611f3dfd56.png)
tal que

.
Conclusão :

admite uma única raiz real ,pois, como já mencionado acima

é estritamente crescente em

.
Para determinarmos o intervalo de amplitude 1 que contenha

,
veja que

e

;assim
![\exists c \in [-2,-1] : f(c) = 0 \exists c \in [-2,-1] : f(c) = 0](/latexrender/pictures/1d757c5f4778d0217d58b052ec8df660.png)
.
Espero que ajude .
Editado erro de digitação .
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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