por Shetach Hefker » Qui Jan 10, 2013 19:01
Olá amigos, alguém poderia me ajudar a resolver a seguinte demonstração? "Prove que todo número primo maior que 2 é impar". Não encontrei qualquer referência sobre esta questão, motivo pelo qual qualquer ajuda será bem vinda. Obrigado
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por young_jedi » Qui Jan 10, 2013 20:38
todos os numeros pares são divisiveis por dois, portanto não podem ser primos alem do proprio 2
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por Shetach Hefker » Qui Jan 10, 2013 20:45
young_jedi escreveu:todos os numeros pares são divisiveis por dois, portanto não podem ser primos alem do proprio 2
Olá young, ocorre o seguinte: tal assertiva deverá ser demonstrada. Por exemplo: "se n é par, então n^2 também é par". Dai demonstra-se que um número par é da forma n=2k e que (2K)^2 é igual a 4k^2, que é igual a 2(2k^2). Fazendo 2k^2 = z, temos 2z, que também é par. Estes procedimentos deverão ser adotados também para a resolução do enunciado que fiz em relação aos números primos. Sua colocação é consistente, mas falta a prova. É neste sentido que gostaria de contar com a ajuda de vocês.
Complementando, sei que tal resposta é baseada na conclusão por absurdo. Também verifica-se, através dos estudos de Euler, que nem todo número ímpar maior que 2 é primo. Mas a demonstração disso, teoricamente falando, é algo difícil. Há muitas demonstrações relativas as questões envolvendo números primos, mas com relação a este que fiz acima não encontrei uma demonstração.
Este exercício encontra-se na página 9, número 1, do livro "Análise Matemática - Geraldo Ávila" (tenho em pdf se precisar). A resposta do livro é bem evasiva: "Propomos aqui uma propriedade muito simples dos números primos. Nâo obstante isso, ela precisa ser demonstrada; e a demonstração pode ser feita por redução ao absurdo, confrontando a definição de número primo com a suposição de que o número primo em questão seja maior que 2".
Aí está o problema, como demonstrar?
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por young_jedi » Qui Jan 10, 2013 22:13
bom vamos supor um numero primo maior que 2, dizemos que esse numero é x
agora se x é primo então ele é divisivel somente por si mesmo e por 1
agora vamos supor que x seja par portanto ele pode ser escrito como

onde k pode ser qualquer numero inteiro positivo, mais se dividirmos x por 2 teremos

como k é um numero inteiro então x é divisivel por 2, ou seja x é divisivel por ele mesmo, por 1 e por 2, portanto x não pode ser um numero primo.
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por Shetach Hefker » Qui Jan 10, 2013 22:48
young_jedi escreveu:bom vamos supor um numero primo maior que 2, dizemos que esse numero é x
agora se x é primo então ele é divisivel somente por si mesmo e por 1
agora vamos supor que x seja par portanto ele pode ser escrito como

onde k pode ser qualquer numero inteiro positivo, mais se dividirmos x por 2 teremos

como k é um numero inteiro então x é divisivel por 2, ou seja x é divisivel por ele mesmo, por 1 e por 2, portanto x não pode ser um numero primo.
Sua resposta é muito interessante, e consistente. Comparei seus argumentos com os princípios que norteiam os números primos e entendi que atendem perfeitamente as regras neles estabelecidas,senão vejamos: Dizemos que n é um número primo se seus únicos divisores positivos são a unidade e ele mesmo (isso ficou provado na sua demonstração). Caso contrário, dizemos que n é composto. Em outras palavras, um número natural n > 1 é primo se sempre que escrevermos n = a.b, com a.b E N, temos necessariamente a = 1; b = n ou a = n; b = 1. Consequentemente um número natural n > 1 é composto se existem a.b E N, com 1 < a < n e 1 < b < n, tais que n = a.b. Então com base no que respondeu, podemos concluir que: 1) O número 1 não e primo nem composto; 2) Se a E Z, a > 0, então ou a é primo, ou a é composto, ou a = 1; 3) O número 2 é o único natural par que é primo; 4) De acordo com a definição acima, para decidir se um dado número n é primo é necessário verificar a divisibilidade dele (o que foi feito por você) por todos os números naturais menores que ele, o que é extremamente trabalhoso a medida que avançamos na sequencia dos números naturais. De fato, se x fosse primo e como x > 2, não existiriam naturais a e b tais que x = ab, onde 1 < a < x e 1 < b < x. Portanto, x não é primo. Pra mim a solução é esta que você bem relatou. Solução por redução ao absurdo, mediante comparação com as propriedades do números pares/ímpares. Era isso!!! Só tenho a agradecer, foi muito útil e interessante o modo como bem delineou a resposta. Obrigado mesmo!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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