• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Paridade para Funções Exp/Log

Paridade para Funções Exp/Log

Mensagempor Jhenrique » Qua Dez 26, 2012 21:35

Saudações estudantes!

É dito que uma função é par se:

f(-x)=f(x)

E que é impar se:

f(-x)=-f(x)

Para começar, penso que a definição rezada pela maioria já tá errada, pq "é par/impar se" não faz sentido dentro do meu universo sintático, o que faz sentido para mim é "é par/impar se satisfaz a seguinte condição ou ("ou" exclusivo aqui) goza da seguinte propriedade". Sem contar que é sempre demonstrado para f(-x) e nunca para f(+x). Claro, tudo isso são "meros detalhes". Não é à toa que uma criança uma criança de 8/9 anos não é capaz de aprender "matemática de nível médio ou superior", os eruditos não são nem capazes de verbalizar linguisticamente uma simples sentença.

Enfim, agora que já fiz minhas considerações iniciais, questiono: não está errado querer enquadrar a exponencial e logarítmica nas definições acima?

As definições acima são para variações aditivas tanto em x quanto em f(x). É óbvio que a exp e a log não iriam se enquadrar, pois tais funções relacionam variações aditivas com variações multiplicativas.

Certas funções exponenciais se enquadram em:

f(-x)=f(x)

f(-x)=\div f(x)

Aqui eu omito o elemento neutro da multiplicação, se podemos omitir o da adição pq não o da multiplicação?

E certas funções logarítmicas se enquadram em:

f(\div x)=f(x)

f(\div x)=-f(x)

Ora, pq as funções exp e log que gozam das propriedades descritas acima não merecem o título de par ou de impar? Disserte!

Obg!
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado

Re: Paridade para Funções Exp/Log

Mensagempor young_jedi » Qui Dez 27, 2012 12:45

o fato das funções pares e impares ganharem uma nomenclatura, é porque ao observar seu grafico analisamos um certa simetria com relação ao eixo da ordenada para as funções pares, e uma simetria com relação aos eixos da ordenada e abscissa para as funções impares.

Neste exemplo que voce deu, até se poderia ter um denominação , mais não se veria uma simetria grafica para isso
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: Paridade para Funções Exp/Log

Mensagempor Jhenrique » Qui Dez 27, 2012 22:23

Pois é, eu já pensei nisso que vc falou... no entanto, estou cogitando a possibilidade de estarmos interpretando de modo equivocado outra vez. Digo isso baseado na seguinte observação:

Tirei as médias aritmética e geométrica de 16 com os elementos neutros, veja como ficou graficamente em escala aritmética e em geométrica:
escalas.PNG

Notou como a escala lin (que eu gosto de chamar de aditiva ou aritmética) caiu como uma luva para a MA e como a escala log (que eu gosto de chamar de multiplicativa ou geométrica) caiu como uma luva para a MG?

O que a minha intuição me diz pra fazer é aplicar no eixo a escala apropriada para visualizar corretamente o gráfico. Isso significa que o eixo y poderia ser graduado assim: ··· a?³, a?², a?¹, aº, a¹, a², a³ ··· , tal que "a" pertence a quem? Bem, através de várias comparações rapidamente se percebe que "a" é um fator, e não uma parcela, e que ele não traz a noção de "0+a" ou de "0-a" e sim a noção de "1×a" ou de "1÷a". O que significa que se o eixo for graduado assim, então não haverá lugar para ··· —a?³, —a?², —a?¹, —aº, —a¹, —a², —a³ ··· , o que me deixa um pouco confuso...
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.