por joaofonseca » Dom Dez 16, 2012 19:37
Estou a estudar espaços vetorias e não estou a conseguir materializar o conceito de base de um espaço vetorial.
Sei que só será possível materializar este conceito em

e em

. O propósito de materializar este conceito é de posteriormente entender os conceitos "mudança de base" e "matriz mudança de base".
Já pesquisei na internet e não encontrei nada. Alguém sabe onde posso encontrar material académico com que possa exclarecer a minha dúvida?
Obrigado
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por Jhenrique » Seg Dez 17, 2012 12:37
Gosto de perguntas conceituais como a sua. Mas infelizmente essa eu ñ sei.
O livro "Geometria Analítica - Um Tratamento Vetorial" do Paulo Boulos & Ivan de Camargo tem alguns assuntos sobre mudança de base.
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por MarceloFantini » Seg Dez 17, 2012 15:23
Em que você está pensando quando diz materializar? O propósito de uma base é simplificar: pelo próprio nome, qualquer outro elemento do espaço vetorial pode ser escrito como combinação linear destes, portanto sabendo os efeitos de uma transformação sobre eles você saberá todos os efeitos sobre o espaço.
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por joaofonseca » Seg Dez 17, 2012 20:47
Quando falo em materializar, estou-me a referir a desenhar no plano cartesiano.
Eu sei que uma base é um sistema/conjunto de vectores linearmente independentes que geram um espaço vetorial. Mas como um mesmo espaço vetorial pode ter diferentes bases, como posso diferencia-las no plano, desenhando-as?
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por MarceloFantini » Seg Dez 17, 2012 21:12
O problema de pensar assim é quando encontramos espaços vetoriais não geométricos, como o espaço das matrizes

, o espaço das funções contínuas no intervalo
![[0,1] [0,1]](/latexrender/pictures/ccfcd347d0bf65dc77afe01a3306a96b.png)
, etc. Prender-se a este tipo de visualização geométrica apenas servirá para prejudicar.
No caso particular de

, tome por exemplo a base

. Então os eixos coordenados são dois eixos fazendo 45° entre si.
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por joaofonseca » Ter Dez 18, 2012 07:07
MarceloFantini,
Significa que nesse exemplo, em vez de termos um referencial ortognal tal como o conhecemos, temos um referencial "inclinado"?!?!
Eu sei que a visualização deste conceito só servirá para

ou para

, mas para ententer o conceito mudança de base eu necessito de entender em que se diferenciam bases diferentes do mesmo espaço vetorial. Assim a melhor forma é começar por espaços vetoriais que eu possa visualizar.
Obrigado pela explicação
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por MarceloFantini » Ter Dez 18, 2012 07:55
Sim, teremos um referencial inclinado. É um referencial como outro qualquer. A questão é que estamos acostumados a trabalhar com bases ortonormais, isto é, cujos elementos dois a dois são ortogonais e com normas unitárias. Um pouco adiante você verá que é sempre possível ortogonalizar uma dada base pelo processo de ortogonalização de Gram-Schmidt, uma vez que unitarizar os vetores é fácil.
O conceito de mudança de base é muito importante. Por que? Ora, não é apenas para simplificar contas (ou dificultá-las, nos exercícios de álgebra linear). Sabendo que podemos mudar de base, isto significa que as propriedades do espaço vetorial permanecem invariante sob base. Em outras palavras, as características interessantes de um espaço vetorial são intrínsecas, e isto abre novos caminhos. Transformações lineares entre espaços vetoriais também gozam desta propriedade, o que significa que propriedades dessas transformações podem ser estudados sem referência a uma base particular, o que não necessariamente acontece em outros contextos da matemática.
É por isso que em diversos livros de álgebra linear encontram-se demonstrações sem 'contas'. Esta é frequentemente a grande vantagem da álgebra linear: obter informações a respeito de estruturas e operadores sem qualquer menção a um ambiente específico, como uma base.
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
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silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
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Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
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Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
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silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
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ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
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silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
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ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
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Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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