• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Combinações] Aplicação prática

[Combinações] Aplicação prática

Mensagempor Gustavo Gomes » Ter Dez 04, 2012 22:52

Olá, pessoal.

"Um engenheiro fará uma passarela de 10m de comprimento, ligando a porta da casa ao portão da rua. A passarela terá 1m de largura e ele, para revestí-la, dispõe de 10 pedras quadradas de lado 1m e 5 pedras retangulares de 1m x 2m.
Todas as pedras são da mesma cor, as pedras de mesmo tamanho são indistinguíveis uma das outras e o rejunte ficará aparente, embora com espessura desprezível. De quantas maneiras ele pode revestir a passarela?"

A resposta é 89 possibilidades.

De fato, para o revestimento podem ser combinadas pedras (1x1, 1x2), apenas nas seguintes quantidades: (10, 0), (8, 1), (6, 2), (4, 3), (2, 4) e (0, 5).

Para os casos (10, 0) e (0, 5) só existe uma forma de revestir a passarela em cada caso.

Já para os outros, estou com dificuldades em quantifivar as possíveis posições das pedras, sem contá-las exaustivamente.
Para o caso (8, 1), é fácil observar que são 9 possibilidades, alterando-se apenas a única pedra 2x1, mas para os demais.....

É sugerido utilizar combinações, de fato, para o caso (8, 1), 9 = C9,1. Aplicando esse processo nos demais casos, a resposta se verifica, mas não consegui entender o porque de se aplicar Combinação nesse contexto. Ou seja, como, no cenário contextualizado, as combinações das somas das pedras 1x1 e 1x2 utilizadas, tomadas n a n (n = nº de pedras 1x2 utilizadas em cada caso) resolvem o problema...

Aguardo. Grato.
Gustavo Gomes
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 50
Registrado em: Sex Out 05, 2012 22:05
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática-Licenciatura
Andamento: formado

Re: [Combinações] Aplicação prática

Mensagempor young_jedi » Qua Dez 05, 2012 12:28

vamos analisar o terceiro caso (6,2)

temso um total de 8 posições para as pedras pois 2+6=8

então para a primiera posição nos temos 8 possibilidades para a segunda 7 para a terceira 6 e assim sucessivamente ou seja

8!

mais a posição das 6 pedras quadras não importa ou seja para cada uma das combinações eu tenho 6! combinações que signigica a mesma coisa portanto

\frac{8!}{6!}

mais a posição das pedras retangulares tambem não importam ou seja para cada combinação eu tenho 2! combinações que quer dizer a mesma coisa então

\frac{8!}{6!.2!}

então isto vai dar o real valor da quantidade de combinações e isto é a mesma coisa que C_{6}^{8}=C_{2}^{8}
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado


Voltar para Análise Combinatória

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?